Você sabe quanto tempo dura um encanamento de PVC?

O PVC é um plástico seguro e sustentável, presente em diversos produtos e soluções, como embalagens, brinquedos, revestimento, automóveis e até na área médica. Mas seu destaque acontece na construção civil, pela necessidade de produtos leves, de baixo custo e maior durabilidade.

De acordo com a Associação Brasileira da Indústria do Plástico (Abiplast), os tubos de PVC para água e esgoto são maioria no Brasil, em instalações prediais, com participação de 95% e 85% do mercado, respectivamente. Na infraestrutura, o índice é de 75% e 60%, respectivamente. Isso porque o material possui elevada resistência à corrosão e acumula poucos detritos devido à flexibilidade.

O ciclo de vida útil dos produtos de PVC utilizados em construções é longo, com durabilidade média de 60 anos, segundo o Instituto Brasileiro do PVC. Ainda de acordo com o instituto, alguns produtos podem chegar a 100 anos de uso se limpos e conservados de maneira adequada.

Tubos e conexões em PVC podem ser expostos ao sol, já que a temperatura não interfere na pressão dentro do tubo e nem impede que as peças cumpram perfeitamente suas funções. Mas, é importante ressaltar que, com o passar dos anos, o sol poderá provocar uma descoloração e um ressecamento da superfície externa da tubulação. Para obter maior durabilidade, nesses casos, recomendamos pintar o tubo com tinta a base de água.

Se a estrutura se tornar frágil, algum impacto externo pode causar um rompimento. Por isso, é importante acompanhar essa evolução ao longo do tempo e fazer a troca preventiva da estrutura, em caso de fragilidade após o período de vida útil previsto.

Outro cuidado, talvez o mais importante, é não comprar qualquer tipo de PVC. Uma boa maneira de garantir a qualidade de tubos e conexões para a sua obra é consultar o site do Programa Brasileiro de Produtividade e Qualidade do Habitat (PBQPH), que certifica as empresas “qualificadas” e lista as “não qualificadas” na fabricação e venda desses produtos. Assim, você fica tranquilo ao saber que está adquirindo um produto de qualidade e que atende rigorosamente aos critérios normativos.

Certificada pelo PBQPH, a Krona se dedica ao desenvolvimento e à fabricação de tubos, conexões e acessórios em PVC, com formulação própria do composto, garantindo qualidade e inovação de seus produtos. Saiba mais sobre a história da Krona aqui.

X

SEJA EXCLUSIVO

Receba em primeira mão dicas de reformas, vendas e soluções Krona.

DESEJA RECEBER NOVIDADES EM SEU E-MAIL



    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.