Saiba como funciona a instalação para água quente




Todo projeto de instalação hidráulica que preveja o fornecimento de água aquecida, deve considerar, além das tubulações de água fria, as tubulações adequadas para suportar a água quente. Como se trata de um sistema que precisa resistir ao calor, nessa parte do projeto é preciso utilizar materiais que suportem temperaturas elevadas e que sejam mais resistentes do que os tubos comuns de PVC, ou seja, os tubos e conexões de água fria não podem ser utilizados em uma instalação para água quente.

Não consegue ler agora? Ouça aqui:

Então, quais os materiais mais indicados para esse tipo de tubulação? E o que deve ser considerado ao realizar essa instalação? São essas dúvidas que vamos esclarecer para você a partir de agora. 

O que considerar ao realizar instalações de água quente

A instalação de água quente é um conjunto formado por aparelhos, componentes e materiais que, juntos, permitem que a água que sai de torneiras, chuveiros, duchas e banheiras, por exemplo, esteja aquecida. Essas tubulações operam em temperatura média de até 70°C, limite definido pela NBR 5626 – Sistemas prediais de água fria e água quente — Projeto, execução, operação e manutenção, norma brasileira que regula esses sistemas. 

Nessa norma, estão definidos os pontos obrigatórios de todo projeto hidráulico de água quente. Veja alguns deles:

  • toda tubulação de água quente deve incluir um sistema de respiro, dispositivo que permite a saída de ar e/ou vapor da instalação, soltando-o e impedindo qualquer tipo de acidente, além de prolongar a vida útil dos tubos e conexões;
  • nas instalações de água quente, os registros de gaveta e/ou pressão devem estar posicionados sempre à esquerda;
  • no projeto de instalação dos aquecedores elétricos, também deve constar o termostato e o fio terra, que são os dispositivos de segurança;
  • uma tubulação de água quente precisa manter o fornecimento contínuo, em quantidade suficiente, preservando a qualidade da água conduzida e garantindo o conforto adequado aos usuários da instalação;
  • o projeto deve ter como objetivo o melhor uso da água quente, levando em consideração o consumo de energia.

Além disso, lembre-se: para uma boa instalação hidráulica, é fundamental contratar um profissional especializado e utilizar produtos de qualidade específicos para cada etapa da tubulação. Veja, a seguir, quais os tubos e conexões ideais para condução de água quente.

Tubos e conexões para água quente

PPR

Os tubos e conexões de PPR são unidos por termofusão a 260°C, processo que aquece a ponta do tubo e o interior da conexão, deixando as partes prontas para o encaixe e formando um sistema contínuo entre tubos e conexões, dispensando o uso de solda, roscas e colas. 

Vantagens da Linha PPR Krona

  • Durabilidade: suporta altas temperaturas, proporcionando uma longa vida útil à tubulação.
  • Segurança: a tubulação contínua, que se forma a partir do processo de termofusão, garante estanqueidade absoluta e mais segurança à instalação.
  • Potabilidade: os produtos em PPR são feitos de material atóxico, que garante a potabilidade da água transportada.
  • Isolamento térmico: a temperatura da água permanece estável durante o fluxo, minimizando a perda de energia.
  • Resistência a baixas temperaturas: resiste ao congelamento da água contida em tubulações expostas a baixas temperaturas.
  • Resistência ao impacto: resiste a ações causadas por objetos metálicos pontiagudos ou cortantes que possam atingir as tubulações.
  • Resistência a correntes galvânicas: os produtos em PPR não conduzem eletricidade, portanto, não sofrem perfurações pelo ataque das correntes galvânicas.
  • Bom desempenho em zonas sísmicas: é um material apropriado para instalações em zonas sísmicas, devido à sua flexibilidade e à alta resistência mecânica.
  • Praticidade: por ser um material leve e flexível, sua instalação é mais fácil.
  • Redução da perda de carga: possui uma superfície interna lisa, que reduz a perda de carga.
  • Redução de ruídos nas instalações: a fonoabsorção do PPR não permite a propagação de ruídos e vibrações do fluxo para a edificação, mantendo um alto grau de isolamento acústico.
  • Isenção a corrosão: possui excelente resistência à agressão das águas duras, não sofrendo o efeito de corrosão e suportando substâncias ácidas e alcalinas com altos níveis de concentração, e Ph variando entre 1 e 14.

CPVC

O CPVC (Cloreto de Polivinila Clorada) é um material utilizado no mundo há 60 anos, com normas brasileiras específicas que garantem a sua padronização e asseguram a qualidade na fabricação e aplicação. Suas propriedades são similares ao PVC, porém, são superiores, permitindo sua aplicação em temperaturas de até 80ºC. 

A instalação de tubos e conexões de CPVC é feita com adesivo plástico específico para esse tipo de material, que auxilia na ligação de uma conexão com a outra. Para realizar uma instalação correta, é importante consultar a NBR 15884-3 – Sistemas de tubulações plásticas para instalações prediais de água quente e fria – Policloreto de Vinila Clorado (CPVC).

Vantagens da Linha CPVC Ultraterm Krona®

  • Durabilidade: o CPVC garante uma longa vida útil aos produtos, já sendo utilizado no mundo todo há mais de 60 anos.
  • Praticidade: são produtos leves, de fácil manuseio e unidos por juntas soldadas a frio com o adesivo para CPVC, dispensando o uso de equipamentos específicos e reduzindo a necessidade de mão de obra profissional. 
  • Alta resistência química: o CPVC é um material não corrosivo e imune à degradação por água clorada.
  • Resistência ao calor e à pressão: pode ser aplicado em temperaturas de até 80ºC, resistindo a até 95ºC, caso que é considerado mau funcionamento do aquecedor, sendo necessário fazer as manutenções conforme orientação do fabricante.
  • Resistência a ataques galvânicos ou eletrolíticos: assim como o PPR, o CPVC não conduz eletricidade e pode ser utilizado enterrado ou conectado a metais.
  • Resistência ao fogo: se os tubos e conexões de CPVC forem atingidos por fogo, a chama não se propaga.
  • Isolamento térmico: sua baixa condutividade mantém a água quente por mais tempo e dispensa o uso de material isolante na maioria das instalações.
  • Rigidez: em instalações aparentes, o CPVC requer menos suportes e abraçadeiras.

Seja qual for o material da sua escolha, a Krona garante a qualidade dos produtos na Linha PPR Krona e na Linha CPVC Ultraterm Krona®, seguindo as normas brasileiras e internacionais. Por isso, quando pensar em instalação para água quente, conte sempre com a Krona e leve mais segurança para a sua obra. Clique aqui e acesse nosso catálogo completo.


Categoria: Construir ou ReformarSeu Projeto
Tags: água quente krona obras PPR Projeto hidráulico tubos e conexões tubulação



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *




Posts Relacionados


5 motivos para utilizar CPVC na sua instalação de água quente

Uma instalação de água quente é formada por materiais que permitem que a água que sai de torneiras, chuveiros, duchas … [ Ver mais ]


Torneira para jardim: qual a importância desse acessório?

Os jardins e áreas verdes estão conquistando cada vez mais espaço nas casas e até mesmo nos apartamentos. Se a … [ Ver mais ]


Qual o melhor: registro de esfera, de gaveta ou de pressão?

Os registros são peças indispensáveis em qualquer instalação hidráulica. Eles são responsáveis por controlar ou bloquear o fluxo de água, … [ Ver mais ]



Inspiração diária

krona tubos e conexões

Retrospectiva: os queridinhos Krona em 2021
[ Ver mais ]



Tags


#ambiente#CaixaDeEsgoto#caixadegordura#CaixaDeInspeção#CaixaDePassagem#chuveiro#chuveirobico#chuveirobicomando#chuveiromonocomando#chuveiromonocomando # chuveirobicomando#conexões#construçãocivil2022#decoração#dicas#elétrica#instalaçãochuveiro#instalações#instalaçõeselétricas#LinhaElétrica#loja#lojista#NBR5410#planejamentodeobra#pós-pandemia#queridinhoskrona2021#registro#retrospectiva#retrospectivakrona2021#sualoja#tendências2022#tiposdeiluminação#tubos#vendedora krona é showacessóriosacústicaadesivoságuaÁgua friaágua pluvialágua quentealugadoalvenariaAmareloanimais de estimaçãoapartamentoaplicações sifãoAplicativos de gestãoAquecedor solarar-condicionadoarmazenagemarquitetoarquiteturaarranjosatendimento ao clienteatestados de qualidadeatrair clientesBanheirobibliotecabitolaboas práticasBrancobtuBuchaCabeceiracaixacaixa acopladacaixa d'águacaixa de areiacaixa de areia kronacaixa de descargacaixa de gorduracaixa de gordura da sua obracaixa de gordura kronacaixa de inspeção de esgotocaixa de inspeção de esgoto kronacaixa de passagemcaixa de passagem elétricacaixa de passagem elétrica de embutircaixa de proteção com tomadacaixa sifonadaCaixadePassagemcaixas da kronacaixas elétricascaixas kronacalhascanos pvccantinhocasaCasa da Laricasa pequenacase de sucessocerâmicaCertificaçõescertificações de qualidadechurrasqueirachuveirochuveiro elétricochuveiromonocomandocimento queimadocinemaCinzacírculo cromáticoclientesclosetcomo escolhercomo fazercomo instalarcomo montarcomo montar arranjoscomo usar o whats para vendercompracondomínioConexõesconexoesconexões de esgotoconsertoconservaçãoconstruçãoconstrução civilconstrução residencialconstruirconstrutoracontrole de estoquecontruçãocontruirCorescovid19CozinhaCozinha Americanacpvccpvc e pprCPVC Kronacrescimento de vendascuidadoscustosdecorDecoraçãodecoração com pvcDenishowDenishow respondedesperdíciodesvantagensdiâmetrodicaDicasdicas de gestãodicodiferenciaisdivisóriasDIYDIY. cobredrywalldúvidadúvidase-commerceEconomiaeconômicoeletricistaelétricoeletrodutoeletroduto corrugadoeletroduto rígidoempreendedorismoempreiteraencanamento de pvcenergia elétricaengenheiroenvernizarenvernizar móveis de madeiraerroserros comunsescadaescritórioEscurasesferaesgotoesgoto secundárioespaçoEspaçosespelhoestampa floralestanteestiloestilo industrialEstilo minimalistaestofadoestoqueestoque materiais de construçãoestratégiaestratégia de marketingeventos do setorfaça você mesmofácilfeirasferramentasfiaçãofidelizar clientesFilmesFilmes para lojistasfiosfita adesivafloresfluxofluxo de águaformas de pagamentoFornecedorafuncionalgaragemgarantiagastando poucogessogestão de equipesgestão de estoquegestão de lojaglossáriogranitogrelhaGuarda-roupashidráulicahidráulicohigienehome officeHygge e Lagomidealideiasiluminaçãoilumincaçãoimóvelimpermeabilizaçãoimportânicaincentivar sua equipeindustrialinfantilinfiltraçãoinovaçãoinspiraçãoinstalaçãoinstalação água quenteinstalação CPVCinstalação de água quenteinstalação de esgotoinstalação elétricainstalação hidráulicainstalações hidráulicasinstalar caixa de gordurainteriorInvernoisolamento socialJanelasjardimjardinagemjunta elásticakronakrona tubos e conexõeslaminadolareiralavabolavatórioledleituralifestyleLimpezalimpeza de ralolinha de esgotolinha de esgoto kronalinha elétricalinha esgoto kronaLinha hidráulicalinha pprlinha soldávellivelojaloja de construçãoloja de materiais de construçãoloja de material de construçãoLoja pequenalojas de bairroslojas de materiais de construçãolojistalojistasluminárialuva de corrermadeiramanta asfálticamantasmanutençãomarketingmarketing da kronamármoremateriaismateriais básicosmateriais de construçãomateriais elétricosmateriais hidráulicosmaterialmaterial de construçãomaterial hidráulicomau cheiromeu projetomidias sociaisminha lojaminha loja no facebookminimalismomix de produtosmodelomodelosmontagemmontessorianomóveis de madeiramóveis planejadosmóvelmudançasNBRnegócionormasnormas brasileiraso que evitaro que fazerobraobrasofraonlineorçamentosOrganizaçãoorganizepagamentosPaisagismopalestraspapel contactParade de tijoloparedeparede de lousaparede de tijolosparedespasso a passopastilhaPBQP-Hpdvpeças fundamentaispedidopendentepequenopiaPinturapiscinapisopisospituraplacas cimentíciasplanejamentoplantaplantasponto comercialporcelanatoPorta sanfonadapos vendappprPPRprateleirapressãopressão na águapreto e brancoprevençãoprimárioProblemasprodutividadeprodutosprodutos certificadosprodutos de qualidadeprodutos kronaprofissionaisprojetoprojeto elétricoProjeto hidráulicopvcQDCQDCsQuadro de Distribuiçãoquadros de distribuição da kronaqualidadequalidade acústicaqualificadosquarentenaquartoquarto de bebêrachadurasraloralo linearralo secoralo sifonadoralosreaproveitamentoredes sociaisreformareforma e construçãoreforma hidráulicareforma no banheiroreformarreformar o banheiroregistroregistro de esferaregistro de esferarregistro de gavetaregistro de pressãoRegistrosregistros kronaregulamentorejuntamentorejunteReparoreparosresultadosretençãorevenda de materiais de construçãorevendedorrevestimentorevestimento para cozinharodapéroscávelrose goldrotinaroupassacadasalasala de estarsanitáriosecundáriosegurançasifãosintéticosistema de esgotosofásoldávelsoluçãoSUA LOJAsuculentassustentabilidadesustentáveltamanhotapetetapetestecidotemperaturatendênciaTendênciastendenciastermofusoratermosterrenotesteteste de qualidadetestes de qualidadetetotijolo aparentetinta acrílicatipostipos de tintatipos sifãotorneiratorneira kronatorneira para jardimtorneira pingandotrabalhar em casatransformação digitaltrave de futeboltuboTubostubos conexõestubos de esgototubos de pvctubos e conexõestubos e conexoestubos e conexões de cpvctubos e conexões de esgototubos e conexões de pprtubos para água quentetubos pvctuboseconexoestubulaçãotubulação de água quentetubulação de esgototubulação elétricatudo o que você precisa saberUmidadeusar o instagram na lojause kronausekronautensíliosvacinasválvulaválvula de retençãovantagensvarejovaso sanitáriovazamentovazamento dicasVDIvendasvender maisvender material de construção no whatsvender na internetvida útilvinílicovitrinewashi tapewhatsapp para venderwood frameworkshops