Tubulação de esgoto: o que considerar no planejamento da construção residencial

A instalação correta da tubulação de esgoto com todos os produtos recomendados instalados conforme os padrões, vai garantir o bom funcionamento de todas as saídas de água, evitar maus cheiros e entupimentos em toda a rede. Se você está planejando a sua construção residencial, confira esse conteúdo e fique por dentro em tudo o que precisa considerar na hora de fazer a sua tubulação de esgoto.

Não consegue ler agora? Ouça aqui:

Antes de saber como instalar a rede de esgoto residencial, você deve verificar na prefeitura da sua cidade se existe rede de captação de esgoto no seu bairro, caso não tenha é necessário prever fossa e sumidouro. Todo esse projeto deve seguir os padrões para que o esgoto da rede pública não volte para a sua casa pelas tubulações, não haja entupimento e para que a água flua com facilidade. Se você for construir, deve verificar esse detalhe antes mesmo da compra para saber quais alternativas você tem caso não exista esse serviço.

Agora se o bairro recebeu esse recurso depois da construção da sua casa, você pode atualizar seu sistema residencial para direcionar o esgoto para a rede de tratamento. Toda cidade tem uma empresa responsável por oferecer esse sistema. O município precisa ter o trajeto que separe a água pluvial e a água de esgoto. A empresa da rede coletora tem a responsabilidade de instalar:

  • rede coletora;
  •  caixa de inspeção (CI);
  •  poço de visita (PV).

Passo a passo: tubulação de esgoto residencial com Krona

  1. O primeiro passo é realizar um plano hidráulico com um profissional especializado. É preciso prever as futuras reformas ou ampliações da planta da casa, como a construção de mais uma laje ou a instalação de uma piscina, por exemplo.
  1. Após o planejamento hidráulico, opte por adquirir todos os produtos necessários de uma mesma marca, facilitando as conexões. A KRONA possui todo o leque de peças necessárias para a construção da tubulação de esgoto da sua casa.
  1. Contrate uma mão de obra qualificada para seguir todas as recomendações padrões.
  1. Durante o planejamento e instalação, você deve ficar atento a esses pontos essenciais:
  • É recomendada a instalação de um tubo de ventilação ligado ao tubo de esgoto, que faz com que os gases escapem para a atmosfera e não voltem para o ambiente da casa. O tubo de ventilação é tão essencial quanto o tubo de esgoto, pois alivia a pressão nos sifões e nas bacias sanitárias.
  • Na instalação dos sifões, verifique se os anéis de vedação estão posicionados corretamente.
  • Nunca faça ou permita a prática do encurvamento de tubos através do fogo. Para mudar a direção do fluxo dos tubos, utilize peças apropriadas, como as conexões em curva 45º e 90º ou joelhos em 45º e 90º.
  • Para instalar tubos e conexões soldáveis, basta lixar as suas extremidades por fora e por dentro, limpá-las com a Solução Limpadora Krona, aplicar o Adesivo Krona nas peças (conforme consta no manual) e conectá-las. Espere até 12 horas para que as ligações estejam secas e só assim instale a tubulação.
  • Se preferir utilizar tubos e conexões com Anel de Vedação Krona, que garantem maior mobilidade na sua obra na hora de reformar, você deve optar por tubulações de junta elástica. A segurança e qualidade garantida é a mesma em comparação aos Tubos e Conexões Soldáveis da Krona.
  • Siga o padrão de instalação dos ralos e caixas sifonadas, respeitando a profundidade mínima no chão. Para lajes, é preciso fazer o cálculo do recuo do piso
    para instalar essas peças.
  • As caixas de inspeção devem seguir as normas e serem abrigadas em uma estrutura de alvenaria de 60 por 60 cm. Elas também devem estar no mínimo a 20
    cm de profundidade no solo e devem ser concretadas com aditivo impermeabilizante.

Agora, que tal aproveitar para conhecer os produtos Krona para tubulação de esgoto primário e secundário?

Siga as instruções que constam em todos os manuais dos produtos KRONA para garantir sucesso na sua instalação.

X

SEJA EXCLUSIVO

Receba em primeira mão dicas de reformas, vendas e soluções Krona.

DESEJA RECEBER NOVIDADES EM SEU E-MAIL



    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.