Umidade: como identificar e prevenir

A umidade é um dos grandes perigos nas construções. Visível principalmente pelo aparecimento de manchas, bolor, descascamento e mofo, ela pode degradar revestimentos e comprometer a obra. Para as pessoas que possuem problemas de alergia ou respiratórios, pode ser ainda pior, por facilitar a proliferação de fungos ou bactérias.

Decorrente de vários fatores, cada tipo de umidade pode ser evitado de uma maneira. Por isso, separamos uma lista para facilitar a identificação e solução para o seu problema:

Água da chuva: também conhecida como umidade por intemperismo, ocorre quando a água da chuva penetra pela fachada ou cobertura, principalmente por fissuras, instalações malfeitas ou problemas na calha. Como evitar: utilizar blocos de pavimentação interna e projetar beirais ou molduras que impeçam o acúmulo de água.

Vapor em ambientes internos: também chamada de umidade por condensação, é comum em cozinhas e banheiros. Nesse caso, a condição de umidade e temperatura atmosférica permite que a água se condense sobre a superfície de paredes, devido à ventilação inadequada. Como evitar: o modo mais fácil é projetar janelas e aberturas nos ambientes que irão acumular vapor. Caso elas já existam, deixá-las abertas e estimular a ventilação.

Contato com o solo: também conhecida como umidade por capilaridade, acontece quando as paredes são ligadas de forma inadequada com vigas de fundação. Assim, caso a parede esteja com uma parte abaixo do solo, ela cria um caminho para que entre a umidade. Como evitar: o ideal é afastar a parede do solo úmido, por meio de drenos ou brita, por exemplo.

Infiltração: acontece quando há contato diretamente com a parede e pode ocorrer em ambientes enterrados, como subsolo. Como evitar: é preciso fazer o sistema de impermeabilização de modo correto.

Por que prevenir?

Os cuidados tomados na obra evitam maiores gastos com os reparos posteriormente. Por isso, uma boa dica é a utilização de pinturas que formem uma película impermeável. Também é preciso estar atento ao contato do solo com a parede e evitá-lo, para que a umidade não seja recorrente. Existem também no mercado argamassas impermeabilizantes que podem contribuir para evitar esses problemas.

X

SEJA EXCLUSIVO

Receba em primeira mão dicas de reformas, vendas e soluções Krona.

DESEJA RECEBER NOVIDADES EM SEU E-MAIL



    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.