5 modelos de escada para mudar o estilo da sua casa

Mais que espaços de passagem entre ambientes, a escada pode ser parte da decoração – ou mesmo um item de destaque capaz de fazer toda a diferença no estilo da casa. Aí vão cinco ideias para você se inspirar!

Escada revestida

Uma forma simples de transformar o visual da escada é revesti-la com materiais ou cores diferentes da sua estrutura, dos pisos e das paredes do ambiente. Vale usar placas de madeira ou mármore, por exemplo, para fazer um contraste com a base, ou mesmo apostar em uma escada colorida, com cobertura lisa ou estampada. Dependendo da escolha, é possível criar um ar de requinte ao tornar a decoração mais leve e descontraída.

Flutuante

Nesse modelo, os degraus são fixados diretamente na parede ou em barras laterais que sustentam a estrutura, dando a sensação de que ela está suspensa no ar – daí o nome. Esse tipo de escada pode ser construído sem viga e sem corrimão, com degraus vazados ou contínuos e nos mais diversos materiais, como madeira, concreto, pedras e até mesmo vidro, gerando efeitos visuais bem diferentes. A criatividade é o limite!

Escada caracol

Essa é uma opção interessante para quem quer ou precisa economizar espaço, mas também pode render um efeito visual bacana. Uma ideia é fechar as laterais com alvenaria ou vidro, em vez de usar um corrimão vazado, o que valoriza as formas curvas, lembrando uma escultura. O efeito é potencializado se as laterais, degraus ou fundo da escada levarem uma cor ou textura mais marcante.

Santos Dumont

Outra alternativa para ganhar em espaço e estilo é investir nesse tipo de escada cuja estrutura é reta, porém, com maior inclinação. O destaque está no formato dos degraus, que podem ser triangulares, quadrados ou com os mais diversos recortes – a lógica é ter um espaço maior em um dos lados a cada degrau, acompanhando a passada dos pés no trajeto, ou mesmo degraus separados para cada lado.

Escada retrátil

Já esse modelo é uma boa opção para sótãos ou outras áreas que não são acessadas com tanta frequência. Feita de madeira, a escada pode dar um ar rústico ao ambiente, ao passo que uma estrutura metálica pode trazer um efeito mais moderno e industrial.

Seja qual for a preferência, é importante levar em conta a funcionalidade da escada. Considere as características de quem vai utilizá-la – degraus vazados ou ausência de corrimão, por exemplo, não são indicados para crianças e idosos. A segurança, como sempre, deve vir em primeiro lugar!

X

SEJA EXCLUSIVO

Receba em primeira mão dicas de reformas, vendas e soluções Krona.

DESEJA RECEBER NOVIDADES EM SEU E-MAIL



    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.