Tem dúvidas na hora de comprar Tubos e Conexões para sua obra? Preparamos uma seção completa para ajudar você a escolher os melhores produtos e a fiscalizar instalações e manutenções de sistemas hidráulicos, elétricos e de esgotos na sua obra. Em casa, na empresa ou na indústria, independente do projeto, a KRONA quer ajudar você respondendo suas dúvidas.
Página Inicial >> Dúvidas Frequentes
Os Tubos e Conexões unidos através de junta soldável devem ficar, em média, 12 horas sem receberem água. Isso porque o adesivo deve estar seco para realizar o teste.
O adesivo para soldagem é fabricado especialmente para unir Tubos e Conexões em PVC soldáveis. A cola foi desenvolvida para trabalhar com este tipo de polímero específico. Portanto, para Tubos e Conexões soldáveis feitos em outro material, procure a solução adesiva própria.
A instalação de uma tubulação de esgoto na sua casa divide-se em duas partes. O esgoto secundário é a parte que não está em contato com os gases provenientes da rede pública. Compreende-se como esgoto secundário todas as peças instaladas dentro de casa até as caixas sifonadas. Já o esgoto primário são todas as peças instaladas da caixa sifonada até a caixa de inspeção, ou seja, todas as peças que ficam em contato com os gases.
É usada para esgotos com resíduos gordurosos proveniente de pias de cozinhas a fim de retê-los, protegendo assim a tubulação da rede quanto à deposição em suas paredes, ou seja, contra o entupimento do circuito. Devido à fermentação da gordura retida devem ser obrigatoriamente fechadas, porém com tampas removíveis. Recomenda-se o uso dos sifões nas pias, principalmente, para evitar o mau cheiro proveniente da gordura retida, embora a limpeza deva ser periódica.
Os sifões e caixas sifonadas funcionam através do mesmo sistema mecânico: por acumularem certo nível de água dentro das peças, não deixam os gases formados pelo esgoto voltarem dos tubos ao ambiente pelos ralos. O sifão é uma peça instalada em todas as pias. Já as caixas sifonadas são instaladas no piso do banheiro, cozinha ou lavanderia e podem apresentar variações de número de entradas de tubos.
A instalação correta da tubulação de esgoto - com todos os produtos recomendados instalados conforme os padrões - vai garantir o bom funcionamento de todas as saídas de água, evitar maus cheiros e entupimentos em toda a rede. O primeiro passo é realizar um plano hidráulico com um profissional especializado. É preciso prever as futuras reformas ou ampliações da planta da casa, como a construção de mais uma laje ou a instalação de uma piscina, por exemplo.
Após o planejamento hidráulico, opte por adquirir todos os produtos necessários de uma mesma marca, facilitando as conexões. A KRONA possui todo o leque de peças necessárias para a construção da tubulação de esgoto da sua casa. Contrate uma mão-de-obra qualificada para seguir todas as recomendações padrões.
Durante o planejamento e instalação, você deve ficar atento a esses pontos essenciais:
O registro de pressão nada mais é do que o dispositivo que abre e fecha um chuveiro, por exemplo. Já o registro de gaveta é aquele que fica instalado nas paredes, destinado a interromper o fluxo de água na parte do sistema em que tem que ser realizado algum reparo. O ideal é que contenha um registro para cada circuito hidráulico, como no banheiro, na cozinha e na lavanderia.
Diferente da tubulação de água fria, em que o tubo pode permanecer 100% cheio de água, a tubulação destinada ao esgoto é semi-hídrica, ou seja, ela é projetada para conter uma quantidade de ar e realizar o escoamento. Sendo assim, os tubos de esgoto não suportam a pressão gerada pela água fria e podem acabar estourando.
Se você quer encanar a água proveniente de uma fonte dentro do seu terreno, recomenda-se a utilização de tubos de junta elástica KRONA. As tubulações de junta elástica trabalham junto com o terreno que, com o passar dos anos, vai modificando a sua inclinação. Além disso, o coeficiente de dilatação térmica destas peças é ideal para ambientes externos até a sua caixa d’água. Mas atenção: mesmo tendo um bom trabalho sob condições climáticas, é necessário fazer uma lira de dilatação, que nada mais é do que uma “quebra” na estrutura, conectando joelhos de junta elástica com outras tubulações. A lira é importante, nestes casos, para que uma extensa tubulação não se comporte como uma peça única e dilate de uma forma em que a estrutura se rompa.
A tubulação de água fria é feita com um material diferente da tubulação de água quente. Enquanto uma é produzida à base de PVC, a outra é feita em PPR, um polímero de estrutura molecular que confere resistência mecânica para suportar a condução de água quente. Cada tubulação ou conexão é projetada para resistir a determinados impactos. Por exemplo, a tubulação feita para passar água fria não suporta o vapor d’água formado pela água quente e acaba rompendo. As consequências do uso indevido podem ser grandes e exigir reparos. Por isso, para água quente, utilize a tubulação correta, feita em PPR.
Cada produto é produzido com material de diferentes especificações para resistir a determinadas ações mecânicas e efeitos do tempo, como, por exemplo, vibrações vindas da rua e ações causadas pela própria pressão da água dentro do encanamento. Os produtos passam por rigorosos testes de qualidade, garantindo segurança para específicas funções. Se você utiliza um tubo ou conexão em um lugar diferente ao que é destinado, certamente estará colocando a sua obra em risco. As possibilidades de um rompimento acontecer são muito grandes e o trabalho, investimento e tempo para consertar o estrago podem causar desconforto.
Cada tubo ou conexão é feito de cores diferentes com um propósito de ajudar o consumidor a identificar para qual uso se destina determinada peça. Abaixo, confira qual é a utilização correta de cada tubulação ou conexão KRONA:
Para ter sucesso em sua obra e evitar problemas futuros, como vazamentos ou fiação elétrica arrebentada, respeite os usos devidos de cada peça.
A qualidade do produto faz muita diferença para a sua obra. Por isso, na hora de comprar, questione. Veja as principais vantagens em escolher KRONA:
São muitos os motivos para escolher KRONA. A qualidade dos produtos e a mão de obra qualificada são os principais itens que trarão sucesso para sua obra.
Isso vai depender do projeto da sua obra, que deve constar um plano hidráulico feito por um profissional qualificado. Em geral, as principais instalações seguem um padrão de diâmetro para garantir a melhor fluidez da água e dejetos:
A caixa d’água é o local que reservará e levará a água a todas as torneiras, chuveiros e vasos sanitários na sua casa. Em caso de falta de água do sistema de distribuição público, a caixa d’água lhe dará a segurança necessária para ter água na sua casa por determinado tempo.
Existem alguns padrões para escolher o tamanho ideal da sua caixa d’água. O primeiro é basear-se em uma tabela de referência de consumo de água. Por exemplo, uma pessoa morando em uma casa consome, em média, 150 litros por dia. A segunda referência padrão é instalar uma caixa d’água que comporte a quantidade de água necessária para, no mínimo, dois dias. Então, se na sua casa moram três pessoas, o cálculo deverá ser: 3 x 150 litros = 450 litros x 2 dias = 950 litros. Esse deve ser o tamanho mínimo do seu reservatório de água.
Outro ponto importante na instalação da sua caixa d’água é o local onde ela ficará. Certifique-se que a laje comporta o peso da carga de água com o arquiteto ou engenheiro que planejou sua construção.
Quanto mais alta a caixa d’água ficar, maior vai ser a velocidade em que a água correrá pelos tubos e, consequentemente, maior a vazão pelas torneiras e chuveiros.
Para o sucesso da sua obra, contrate uma mão de obra preparada e especializada no assunto.
Para saber quais peças são necessárias e o passo a passo correto de uma instalação de caixa d’água, assista ao nosso vídeo KRONA Explica:
Não. Para isso existem conexões soldáveis e roscáveis, como o joelho soldável com bucha de latão KRONA. Essa conexão serve para unir peças de metal roscáveis com tubos de PVC ou PPR KRONA. Para a outra extremidade roscável, utilize a fita veda rosca e rosqueie à conexão. Para conectar a extremidade soldável, você deve aplicar o adesivo plástico KRONA indicado no manual de instrução.
A etapa de planejamento é importante para prever qual será a potência necessária para abastecer todas as tomadas da casa. Um profissional especializado deve trabalhar no planejamento da instalação elétrica. Confira se o desenho da instalação elétrica segue as normas regulamentadoras apropriadas e se está prevista a localização dos quadros de medição e de distribuição das saídas de luz e dos seus interruptores, além das tomadas. Todas as informações devem estar dentro da norma NBR 5444 da ABNT. Neste desenho
também constam o tamanho dos diâmetros (bitolas) dos eletrodutos. Todos os fios elétricos devem passar por dentro de eletrodutos, mesmo o fio de aterramento (fio terra).
Cada tipo de eletroduto é destinado a suportar determinadas pressões e garantir segurança contra choques e incêndios. Os eletrodutos flexíveis corrugados são recomendados para uso interno (paredes). Os eletrodutos flexíveis corrugados reforçados, assim como os eletrodutos rígidos, são destinados para uso em partes de lajes e pisos - dependendo do projeto.
Não permita a passagem de fios condutores dentro de outras tubulações não destinadas para eles, como por exemplo, a tubulação de ar, que não foi projetada para garantir segurança em qualquer situação de risco que o projeto elétrico possa sofrer.
Assim como as demais instalações hidráulicas, a colocação de uma tubulação de água quente exige um bom planejamento feito por um profissional qualificado. É importante levar em conta alguns pontos sobre as tubulações de água quente:
Para outras dúvidas a respeito da instalação de Tubos e Conexões de água quente KRONA, entre em contato com um de nossos consultores através do chat online.
Todos os Tubos e Conexões KRONA, sejam eles roscáveis ou soldáveis, cumprem com a função de transportar água ou dejetos. A escolha entre um tipo ou outro é feita na hora do planejamento hidráulico. Os Tubos e Conexões roscáveis apresentam mais facilidade para uma futura mudança na rede hidráulica, já que podem ser facilmente desmontados. Já os Tubos e Conexões unidos por solda (adesivo) são recomendados para instalações permanentes, que não serão mexidas por longos anos. Ambos apresentam a mesma facilidade de reparo, caso haja alguma ruptura. No caso das tubulações roscáveis, basta desencaixar a parte danificada e substituir. As soldáveis também podem ser facilmente reparadas com as conexões Luvas de Correr da KRONA.
Já os Tubos e Conexões unidos por junta elástica são perfeitos para longas linhas de tubulações verticais ou horizontais. Estas peças têm uma excelente absorção térmica e compensam alguns desníveis no piso que ocorrem ao longo do tempo. Mas atenção: em alguns casos é necessário fazer uma “quebra” na estrutura com conexões elásticas, chamada de lira. Ela vai evitar que a tubulação trabalhe de forma única e assim impedir que a peça rompa.
Se for necessário, é importante que sejam preparados para isso. A maneira correta de preparação é: 1º passo: Faça um leve lixamento na parede do tubo. 2º Passo: Aplique tinta esmalte a base d'água.
Os tubos de esgoto não são projetados para suportar a pressão da água. Eles trabalham de forma semi-hídrica, ou seja, para escoamento livre sem pressão, agindo apenas pela ação da gravidade.
A Krona tem em seu portfólio opções com e sem barramento.
Confira: https://www.krona.com.br/categoria/quadro-de-distribuicao/
Os Quadros e Caixas elétricos não possuem proteção UV. Não existe necessidade, pois esses produtos sempre ficarão em locais abrigados.
Sim, a solução preparadora deve ser utilizada no tubo e na bolsa ou ponta da conexão.
Os tubos de PPR são produzidos conforme NBR 15813, na cor verde, seguindo a determinação da norma para condução de água quente ou fria. Portanto, não podem ser usados para ar comprimido.
Os tubos para ar comprimido pertencem à família industrial, uma linha de produtos exclusiva para esse propósito.
Não, é fundamental que, quando instalados em ambientes expostos a intempéries, os tubos sejam pintados com tinta esmalte à base d’água.
Sim, a tampa de inspeção deverá ficar aparente para futuro acesso ao interior das tubulações.
A solução preparadora serve para retirar todo o resíduo gerado pelo processo de lixamento do tubo e preparar a superfície de PVC quimicamente para receber a película de adesivo. Ela é responsável por tirar todo o brilho do produto e gerar uma superfície porosa para garantir a total aderência do adesivo.
Confira aqui no nosso site: https://www.krona.com.br/produtos/nipel/