6 pontos-chaves para colocar em prática o seu plano de vendas em 2020

Ter em mente que seu negócio precisa ter objetivos bem definidos, para quantificá-los por meio de metas, é fator primordial para o sucesso do seu time comercial.

De antemão, vale lembrar que, antes de qualquer programação, existem itens que servem de base para a construção de um planejamento, que são as estratégias que serão utilizadas ao longo do caminho e o plano em si, ou seja, as táticas de como se chegar ao resultado esperado. Elencamos seis pontos-chaves que vão ajudar você a colocar em prática o seu plano de vendas. Confira:

Mapeie processos

Desenhar um fluxograma com todos os processos do seu negócio é conseguir visualizar onde estão as perdas para aumentar os ganhos.
Colocar literalmente a “mão na massa”, desenvolvendo e depois mapeando cada um dos processos da sua loja, é a chave para ter o controle da sua empresa.

Fortaleça o time de vendas

O empresário que monta uma equipe de vendas deve perceber o quão necessário é ter um vendedor de cada estilo, passando por aquele mais agressivo em fechamento, que pode ensinar ao novato a hora certa de concretizar um negócio sem ser inconveniente, até aquele que é bom na manutenção do relacionamento com o cliente. Por isso, atenção desde o recrutamento: etapa fundamental para montar uma equipe sólida e com a “cara” da sua loja.

Tenha um time de marketing

Esqueça a possibilidade de aumentar suas vendas em 2020 sem o alinhamento entre Marketing e Vendas. É fundamental ter objetivos bem definidos para ter esse alinhamento. Portanto, recomendamos que o planejamento de vendas seja a orientação para os planos de marketing. Nele, devem constar os perfis de clientes que a empresa quer atingir e a previsão de crescimento de vendas por trimestre ou semestre. Com essas informações, o time de marketing conseguirá criar seu planejamento com muito mais assertividade.

Realize parcerias com seus fornecedores

Aquela velha história de que duas cabeças pensam melhor que uma, na maioria das vezes, faz sentido, não é mesmo? Imagine duas marcas que se unem para realizar determinada promoção? O valor de investimento em uma ou outra campanha poderá ser reduzido pela metade, sem falar do poder de alcance duplicado por meio da comunicação em rede. Use de seus relacionamentos comerciais para obter negociações exclusivas com seus parceiros. Estamos aqui se precisar ☺

Logística otimizada

A experiência de compra, tão estimada pelo consumidor, está diretamente ligada ao processo de logística: o recebimento do produto. Por isso, capriche na hora da entrega.

Crie um clube de vantagens e relacionamento

Aproveite para fornecer ao cliente mais que descontos. Um de clube de vantagens, com um cartão de fidelidade, incentiva o retorno dele à loja; com isso, você acaba fidelizando esse cliente por muito mais tempo e tem a oportunidade de criar um relacionamento ao longo dos meses.

E aí, gostou das nossas dicas?

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