A acústica ideal para cada cômodo da casa

Barulho da rua, da casa do vizinho, do cômodo ao lado, da própria estrutura da residência – muitos são os problemas de acústica que os imóveis podem apresentar. Mas há soluções capazes de eliminá-los ou, ao menos, minimizá-los. Confira!

Para quem já está morando

Segundo a arquiteta Patricia Zat, nesse caso, as soluções variam de acordo com cada situação. Em geral, é possível alterar as esquadrias usando materiais isolantes com vidros duplos e acústicos, por exemplo. No caso dos sobrados geminados, quando se escutam barulhos dos vizinhos, uma opção é fazer uma parede de drywall com lã de vidro ou lã de rocha junto à alvenaria que divide um imóvel do outro. Para evitar barulhos de sapatos, os pisos vinílicos são bons aliados. De todo modo, a profissional reforça que qualquer recurso deve ser estudado isoladamente, pois cada ambiente é único e requer soluções personalizadas para ser eficiente.

Para quem vai construir

Nessa etapa fica mais fácil viabilizar soluções acústicas eficientes, com o planejamento dos materiais a serem utilizados e da localização de cada ambiente, como explica Patricia. Pisos, tecidos e paredes forradas, por exemplo, são alguns elementos que ajudam a diminuir a propagação do som a outros ambientes, assim como montar a sala de TV ou home theater isolada dos demais cômodos, com tratamento acústico, traz mais conforto ao usuário.

Da mesma forma, para evitar incômodos com o barulho de eletrodomésticos, é preferível montar a cozinha longe dos quartos e, se possível, optar por aparelhos modernos, mais silenciosos. Segundo a arquiteta, a boa notícia é que muitas empresas já pensam nessa questão e vêm desenvolvendo tecnologias mais silenciosas, como no caso dos aparelhos de ar condicionado.

Patricia também lembra que desde 2013 está em vigor a NBR 15.575, mais conhecida como “Norma de Desempenho”, que tem um capítulo exclusivo sobre a acústica dos ambientes e deve ser seguida pelas construtoras em geral. “Desse modo, vale a pena se inteirar sobre o assunto ou mesmo exigir que seu próximo imóvel se enquadre nessa norma”, recomenda.

X

SEJA EXCLUSIVO

Receba em primeira mão dicas de reformas, vendas e soluções Krona.

DESEJA RECEBER NOVIDADES EM SEU E-MAIL



    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.