Água sem pressão: como resolver problemas de baixo fluxo de água

Você chega em casa precisando de um banho relaxante, abre o chuveiro e tem que lidar com água sem força e com pouco volume. A água sem pressão pode ser motivo para dor de cabeça — e, em casos mais extremos, pode queimar chuveiros elétricos e aquecedores de água.

Não consegue ler agora? Ouça aqui:

O ideal é sempre contar com a ajuda de um profissional especializado para solucionar problemas e fazer manutenções periódicas no sistema hidráulico da sua casa. De qualquer forma, você pode fazer alguns testes antes de contratar um serviço.

Separamos, a seguir, as principais causas da água sem pressão e como identificar cada uma delas.

Causas da água sem pressão

Instalação incorreta da caixa d’água

É o sistema hidráulico que impulsiona a água para toda a tubulação da casa. Ao fazer um projeto hidráulico que garante uma boa pressão da água, o ponto mais importante é determinar a altura em que será instalada a caixa d’água. Se ela não for posicionada em um local alto o suficiente em relação às tubulações e saídas de água, a falta de gravidade fará com que a água tenha a pressão reduzida ao passar pela tubulação.

SOLUÇÃO

Para que a água tenha uma boa pressão ao passar pelos tubos em direção aos pontos de saída  — principalmente chuveiros e vasos sanitários, que consomem mais a pressão do sistema  —, é necessário que todo o projeto hidráulico já tenha sido pensado de maneira correta. Lembre-se: não é o tamanho da caixa d’água que interfere na pressão da água, mas a altura em que ela foi instalada. Quanto mais alta, mais pressão.

Planejamento incorreto da tubulação

Em um projeto hidráulico, o diâmetro e o percurso da tubulação também fazem a diferença no fluxo de água. Se houver muitas curvas e quebras entre a caixa d’água e a torneira, por exemplo, a pressão da água será reduzida. Além disso, desgastes na tubulação também podem deixar a água sem pressão.

SOLUÇÃO

O sistema hidráulico deve ser planejado de forma que o caminho percorrido pela água seja o mais simples possível, para que ela chegue com mais força no destino final.

Defeitos na bomba d’água

Se o seu sistema hidráulico possui caixa e bomba d’água, o problema da água sem pressão pode estar na bomba. Alguns defeitos nesse item podem resultar no baixo fluxo de água na tubulação. Os mais comuns são:

  • bomba parada ou girando no sentido contrário;
  • atritos durante a rotação da bomba;
  • ar entrando na tubulação;
  • entupimento da válvula de pé;
  • obstrução no injetor da bomba.

SOLUÇÃO

Para solucionar esses e outros problemas na bomba d’água e evitar problemas ainda maiores, como a queima da peça, o ideal é entrar em contato com um profissional hidráulico para fazer o reparo ou a substituição da peça.

 

Acúmulo de resíduos nas saídas de água

Alguns resíduos e partículas podem bloquear a passagem de água na torneira, por exemplo, deixando a água sem pressão e podendo causar entupimento.

SOLUÇÃO

Para confirmar se é essa a causa da água sem pressão, é necessário desinstalar a torneira e limpar o cartucho (peça cilíndrica interna). Além disso, ao comprar uma torneira, lembre-se sempre de verificar nas indicações de fábrica se ela é de baixo ou alto fluxo, pois isso fará toda a diferença no seu uso diário.

 

Bolhas de ar na tubulação

Embora o sistema hidráulico seja projetado para que sempre contenha água dentro das tubulações, às vezes ocorre a falta de água dentro delas e consequentemente entram bolhas de ar nos tubos que vêm da caixa d’água. As bolhas de ar funcionam como uma barreira na passagem de água até as torneiras, descargas e chuveiros.

Esse problema é muito comum em áreas em que a falta d’água é frequente. Também é comum acontecer depois das limpezas periódicas da caixa d’água.

SOLUÇÃO

É altamente recomendada a instalação de um tubo de ventilação (ventilação de coluna) que é ligado à caixa d’água. Ele é responsável por expulsar as bolhas e melhorar o desempenho final das peças.

Vazamentos

Se você já descartou os motivos anteriores ou se o problema da água sem pressão está afetando apenas um local e não todos os cômodos da sua casa, a causa pode ser um vazamento no sistema hidráulico. Nesse caso, é importante procurar um profissional especializado para auxiliar na resolução do problema.

Agora que você já sabe como identificar e resolver os casos de água sem pressão, lembre-se: é muito importante contar com profissionais especializados na hora de fazer a instalação hidráulica do seu projeto. Além disso, é essencial utilizar produtos de qualidade nas suas instalações. 

A Krona é a melhor opção para garantir mais segurança e durabilidade para a sua instalação e evitar vazamentos e infiltrações, pois seus produtos são certificados e fabricados de acordo com as normas brasileiras. Clique aqui, encontre o revendedor Krona mais próximo de você e tenha produtos de qualidade na sua obra.

X

SEJA EXCLUSIVO

Receba em primeira mão dicas de reformas, vendas e soluções Krona.

DESEJA RECEBER NOVIDADES EM SEU E-MAIL



    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.