Água sem pressão: como resolver problemas de baixo fluxo de água

Você chega em casa precisando de um banho relaxante, abre o chuveiro e tem que lidar com água sem força, fraca e com pouco volume. A água sem pressão muitas vezes pode ser motivo para dor de cabeça — e, em casos mais extremos, pode queimar chuveiros elétricos e aquecedores de água.

O fluxo de água é um problema muito comum, e várias pessoas alegam ser causado por baixa pressão d’água. Entretanto, o que determina a pressão de entrada da água é a altura do reservatório, ou seja, a caixa-d’água. A pressão é exatamente a mesma em todos os tubos, e a vazão da água é proporcional ao tamanho da bitola (diâmetro).

Ressaltamos sempre que o ideal é acionar um profissional qualificado para solucionar problemas e fazer manutenções na sua casa. Neste caso específico, é necessário identificar se o tamanho da bitola utilizada nas tubulações é adequado. De qualquer forma, você pode fazer alguns testes na sua casa antes de contratar um serviço, confira.

Causas da água sem pressão

Não abrir os registros o suficiente pode dar vazão para as torneiras e os chuveiros, então, certifique-se de que estão bem abertos.

Acúmulo de sedimentos e partículas podem estar bloqueando a passagem de água da torneira, deixando-a entupida. Para ter certeza de que esse é o problema, desatarraxar a torneira e limpe o cartucho (peça cilíndrica). Não se esqueça de verificar, nas indicações de fábrica, se a torneira é de baixo ou alto fluxo.

Apesar de o sistema hidráulico ser perfeitamente projetado para sempre ter água nas tubulações, bolhas de ar podem entrar nos tubos que partem do reservatório quando ocorre a falta de água. As bolhas de ar formam uma espécie de barreira para a passagem de água e podem ser um motivo para falta de água frequente ou limpezas periódicas da caixa-d’água. Você pode remover a bolha acionando a descarga, abrindo todas as torneiras ao mesmo tempo e por último os chuveiros, desligue a resistência (não os deixe muito tempo abertos, pois eles podem queimar caso a bolha de ar passe por algum deles).

Para evitar as bolhas de ar, instale tubos de ventilação (ventilação de coluna) no reservatório. Eles podem expulsar as bolhas automaticamente e ainda melhorar o desempenho das peças.

Se o problema de baixo fluxo de água estiver afetando apenas um local, verifique se não há vazamentos.

Por último, mas não menos importante, não hesite em contatar um profissional se o problema persistir.

X

SEJA EXCLUSIVO

Receba em primeira mão dicas de reformas, vendas e soluções Krona.

DESEJA RECEBER NOVIDADES EM SEU E-MAIL



    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.