Qual a bucha ideal para cada tipo de superfície

A bucha é responsável por garantir a correta fixação e suporte dos parafusos. Para que essa dupla funcione bem, é fundamental escolher um modelo adequado não só ao tamanho do parafuso e à carga do objeto, mas também ao tipo de superfície que será parafusada. Veja quais são os principais modelos recomendados para cada um!

O concreto é um material que permite o uso de vários tipos de buchas, desde as de nylon, também conhecidas como buchas “s”, que são as mais comuns, até as buchas prego e metálicas, que proporcionam maior sustentação. A bucha prego, por exemplo, é mais comprida e leva esse nome porque precisa ser martelada para sua fixação. Já as buchas metálicas são o tipo mais resistente e estão disponíveis em diversos modelos. Em geral, elas são aplicadas na fixação de portas, janelas e outros itens que precisam de uma grande capacidade de suporte. Para a fixação de objetos mais leves, como espelhos, armários e prateleiras simples, podem-se utilizar as buchas do tipo “fu”, também de nylon, que se retorcem conforme o parafuso vai sendo encaixado, formando uma trava.

Em paredes de tijolos maciços, é possível usar todas as buchas que servem para o concreto, com exceção das metálicas e do tipo prego. Já nas paredes de tijolos ocos podem ser usados modelos com um sistema diferente de ancoragem, dado por uma trava longitudinal que fica presa atrás da superfície, como as buchas K54 e Kap Toggle.

Esses modelos também são indicados para aplicação em placas de drywall e madeira, já que conseguem garantir um bom suporte mesmo que o furo não tenha muita profundidade. Existem ainda as buchas universais ou “un”, que servem para todos os tipos de superfície, mas são encontradas em apenas três tamanhos. Além dessas, há muitas outras opções no mercado – a dica é verificar sempre as recomendações do fabricante e, se necessário, trocar uma ideia com um profissional para saber qual é a melhor solução para cada situação.

X

SEJA EXCLUSIVO

Receba em primeira mão dicas de reformas, vendas e soluções Krona.

DESEJA RECEBER NOVIDADES EM SEU E-MAIL



    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.