Cimento queimado – o novo queridinho da decoração

Se você tem pesquisado sobre decoração, certamente já leu algo sobre cimento queimado. O termo é usado para denominar o processo de jogar o pó do cimento em cima da argamassa mole, ainda em estado fresco. É uma técnica utilizada há muito tempo e que está voltando com tudo, principalmente em projetos de interiores. Mas, afinal, o que é o cimento queimado e por que utilizá-lo?

O cimento queimado é uma mistura de cimento, pó xadrez, areia, água e resina com a argamassa gerada na própria obra. O pó xadrez é o que dá a cor para a mistura, e a resina fornece plasticidade para a argamassa, o que aumenta a resistência e a impermeabilidade do material.

Usar cimento queimado pode ser uma estratégia econômica por se tratar de um revestimento de baixo custo e também de fácil aplicação, além de proporcionar uma grande durabilidade e dar um aspecto mais moderno no visual do ambiente. Mesmo quando o cimento queimado apresenta trincas (o que é inevitável com o passar do tempo), há quem diga que esse pequeno defeito dá um visual mais moderno ao espaço. Você pode utilizá-lo em paredes, pisos e também em espaços menores para decorações, combinando-o com aço, madeira, vidros e mármore para balcões, por exemplo.

Além da vantagem de ser bom, bonito e barato, ainda se trata de um revestimento que pode ser facilmente substituído, sem apresentar problemas: é só passar o novo material desejado por cima! Mas é preciso alguns cuidados, como evitá-lo em pisos de ambientes que sejam úmidos, já que o chão vai se tornar ainda mais liso e escorregadio, propício para gerar acidentes. Outra desvantagem é que o cimento queimado torna o lugar mais gelado, o que não é apropriado para os cômodos mais aconchegantes da casa, como os quartos, por exemplo.

X

SEJA EXCLUSIVO

Receba em primeira mão dicas de reformas, vendas e soluções Krona.

DESEJA RECEBER NOVIDADES EM SEU E-MAIL



    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.