Como escolher um bom profissional para a sua obra

Se você está pensando em construir ou reformar, com certeza se deparou com o desafio de encontrar um bom profissional para realizar a obra, de acordo com as suas necessidades. Separamos algumas dicas para te ajudar na escolha:

O primeiro passo para a escolha correta é analisar o tamanho do projeto e o que deve ser feito, assim você consegue definir exatamente qual mão de obra precisa, seja um engenheiro, arquiteto, empreiteiro, marceneiro, eletricista, bombeiro hidráulico ou decorador, por exemplo. Com esta etapa definida, fica mais fácil buscar profissionais especializados.

Peça referências de amigos e familiares, marque uma conversa e explique qual é o seu objetivo. Tire dúvidas, peça dicas de material e avalie o valor cobrado pela complexidade do trabalho e o período da obra. Se você chegou até o profissional por outros meios, peça para visitar alguma obra que ele esteja trabalhando ou tenha finalizado recentemente – ver o trabalho do profissional é fundamental para não cair em uma cilada no meio da obra.

Para construir, é preciso obter licença da Prefeitura e para isso é necessária a assinatura de um engenheiro. Pesquise no Cartório de Imóveis se o engenheiro que você escolheu já registrou algum imóvel e se houve algum problema. Outra segurança é verificar se o profissional está cadastrado no Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (CREA). Além disso, não custa pesquisar na internet se o nome da empresa possui alguma menção negativa por insatisfação de clientes.

Não se esqueça que nenhum acordo tem validade se não for registrado. Por mais boa intenção que o profissional tenha, algumas coisas podem sair do controle durante a obra e você terá uma grande dor de cabeça para lidar. Por isso, estabeleça um contrato de prestação de serviço com os profissionais e registre todos os detalhes acordados, como valor total do projeto, forma de pagamento, prazo para entrega da obra (você pode até colocar uma cláusula de multa por dia de atraso) e outras informações decididas em comum acordo, como o aluguel de equipamentos, cuidado e armazenagem de materiais, além de limpeza do local ao final da obra.

Por último e não menos importante, esteja presente. Mesmo que você confie no profissional contratado, é fundamental acompanhar todas as etapas da obra. É de perto que você vê se tudo está acontecendo conforme o planejado, com qualidade e sem desperdício de material.

Com essas dicas, você vai encontrar um bom profissional para realizar o seu projeto com qualidade e sem dor de cabeça. Lembre-se que para garantir a qualidade e segurança da sua obra é fundamental contar com profissionais especializados.

Na dúvida entre contratar um engenheiro ou arquiteto? Ou entre empreiteira ou contratação direta de profissionais? Tire as suas dúvidas aqui.

X

SEJA EXCLUSIVO

Receba em primeira mão dicas de reformas, vendas e soluções Krona.

DESEJA RECEBER NOVIDADES EM SEU E-MAIL



    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.