Como melhorar a integração entre matriz e filial na loja de construção

Um dos principais desafios do lojista é fazer com que haja integração das rotinas entre matriz e filiais. Entretanto, com a chegada da internet, muitos processos foram facilitados na prática da gestão empresarial, melhorando a comunicação entre departamentos, consistência dos dados e informações existentes em cada operação. Toda essa agilidade faz com que a organização como um todo esteja alinhada para o crescimento saudável e, por consequência, sustentável de uma marca.

Pensando em um sistema de comunicação eficiente entre matriz e filiais, elencamos alguns processos que vão trazer vantagens, como aumento da produtividade, minimização de falhas internas, otimização de tempo nos processos, dentre outros para o seu negócio. Confira!

Formalize processos dentro da loja

Identificar o que vem apresentando falhas no processo de comunicação e o que pode ser melhorado, tanto na matriz quanto na filial, é uma boa opção não só para otimizar o fluxo de comunicação, mas também para maximizar a produção e organização em todos os polos do seu negócio.

Invista em um software de gestão da loja

Já comentamos aqui no blog sobre aplicativos que facilitam na hora de gerir o estoque da sua loja. Um bom sistema de gestão é essencial por vários fatores, a execução e o controle de tarefas de forma eficiente estão entre eles. Isso reflete em atividades como a gestão de processos de contas a pagar e a receber e a gestão das compras como um todo.

A partir do momento em que você enxerga em uma tela só o cenário nas diversas lojas, você evita que cada estabelecimento execute suas ações de forma isolada. Isso permite que a empresa tenha melhor performance e controle de todas as suas tarefas com mais praticidade, tranquilidade e eficiência.


Dissemine a cultura da empresa

Definitivamente, uma empresa não pode ter uma cultura organizacional na matriz e outra na filial. A cultura organizacional representa o conjunto de regras, hábitos, valores e expectativas. Essa cultura tem o poder de motivar os funcionários, de forma que eles realmente se envolvam nas atividades rotineiras, o que reflete diretamente no relacionamento com os clientes e nos resultados da empresa.

É preciso que os mesmos valores sejam disseminados, a fim de que todas as lojas tenham o mesmo tipo de comportamento. Imagine se os clientes perceberem posturas diferentes nas lojas? Isso, certamente, causará estranhamento junto aos consumidores e pode representar perda de vendas.

Por fim, e não menos importante, é necessário que a empresa saiba exatamente para onde quer apontar. Afinal, se não existem objetivos e metas muito claros, a empresa pode se perder no meio do caminho. Portanto, é indispensável que existam ideias para conquistar resultados em curto, médio e longo prazo.

Então, o que você achou dessas ideias para integrar matriz e filiais? Embora seja algo desafiador, é totalmente possível realizar um trabalho eficiente.
Saiba que você não está sozinho, conte sempre conosco nesta jornada.

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