Sem barulho: como ter qualidade acústica na sua casa

Barulhos dos carros, de ônibus, dos vizinhos chegando em casa ou daquele cachorro que não para de latir. Quando você chega em casa, a sua tranquilidade pode ser abalada pelos diferentes ruídos, mas isso tem solução! O isolamento acústico é ótimo para não deixar esses barulhos chegarem até sua casa.

Em 2013, passou a valer a NBR 15.575, da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), que define níveis mínimos de isolamento para paredes, pisos, fachadas de casas e coberturas. Com isso, as construções atuais desenvolveram a preocupação em atender a esse isolamento mínimo exigido.

Se você deseja distanciar ainda mais os efeitos sonoros indesejados, existem algumas etapas a serem seguidas durante a construção. É necessário, primeiro, com ajuda de um especialista, identificar quais são as fragilidades do ambiente, analisar onde estão as fontes ruidosas e verificar os materiais usados em sua construção.

Soluções para ter qualidade acústica em casa

Sandra Linhar, arquiteta e urbanista, afirma que para ter um ambiente livre de ruídos vale a pena investir em materiais e soluções que proporcionam um conforto acústico. “Algumas dicas que impedem e absorvem a entrada e saída do som nos ambientes são: a utilização de paredes mais densas, assim como paredes de drywall com chapas duplicadas, mantas de isolamento, vidros duplos, vedação nas portas e janelas e esquadrias feitas de PVC”, detalha Sandra. Segundo ela, optar por portas de abrir e não de correr é ótimo, pois elas possuem capacidade de vedação superior. “Além disso, se você quer um desempenho acústico melhor, deve utilizar portas de vidro em vez de madeira, forro acústico ou piso vinílico”, ressalta.

Hoje em dia diversas empresas são especializadas em proporcionar variedades de materiais que garantem esse cuidado acústico, além de atender esteticamente a todos os gostos. Exemplo disso são os forros com múltiplos desenhos, pisos vinílicos com variadas texturas e estampas, painéis de diferentes formas, tamanhos e cores, além da diversidade de revestimentos existentes no mercado.

É importante lembrar que onde entra ar, entram ondas sonoras, portanto, portas e janelas bem vedadas são essenciais para acabar com barulhos. Castilhos acústicos feitos de PVC são perfeitos para vedações. Sabe aquele eco que fica dentro de casa? Ele pode ser resolvido com a mudança de decoração de um ambiente. Sofás macios, tapetes felpudos, poltronas e cortinas também ajudam a absorver o som e tirar o eco.

X

SEJA EXCLUSIVO

Receba em primeira mão dicas de reformas, vendas e soluções Krona.

DESEJA RECEBER NOVIDADES EM SEU E-MAIL



    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.