Covid-19 e a transformação digital

Ainda não há uma certeza sobre o fim da pandemia causada pelo novo coronavírus, mas uma coisa é certa: quando tudo isso acabar, ou antes disso, várias transformações vão acontecer no mundo, como é o caso da transformação digital. Se o hábito de resolver tudo on-line já estava presente no nosso dia a dia, agora ele chegou para ficar. Por isso, é preciso analisar o novo cenário e pensar em estratégias para adaptar o seu negócio a essa realidade. O primeiro passo é identificar as mudanças e tendências do momento e entender como você pode se encaixar em cada uma delas.

Do ambiente físico ao ambiente digital: é hora de investir no e-commerce

Os hábitos de consumo estão claramente mudando e isso nos leva ao principal destaque do momento: o crescimento do e-commerce. Para os empreendedores, pode ser uma oportunidade de aumentar seu campo de atuação e de levar seus produtos a mais consumidores, de forma fácil e segura.

Para começar, invista na sua presença digital: as pessoas estão passando mais tempo nas redes sociais, e a sua empresa precisa estar lá. Depois, avalie de que maneira você pode vender seus produtos on-line: uma boa opção é escolher um marketplace, site que funciona como um grande shopping on-line, em que várias lojas oferecem seus produtos. O importante é encontrar uma forma de estar presente na vida dos seus clientes.

Atendimento on-line: adaptar-se e influenciar

Estar à disposição é tão ou mais importante quanto estar presente. O atendimento on-line no período de quarentena deve ser o mesmo que seria feito na loja física, com o vendedor orientando, buscando soluções e sendo um facilitador da compra do cliente, por meio dos canais digitais. Além disso, o momento pede que você vá além da venda: é preciso ser um influenciador dos seus clientes, ou seja, mais do que comprar, eles precisam confiar na sua marca e vê-la como uma referência.

Que tal gravar vídeos dos vendedores apresentando ou utilizando os produtos? Ou então oferecer conteúdos que vão interessar seu público, fugindo um pouco do foco comercial? E se você investisse em um aplicativo para o seu negócio? Avalie todas as opções e faça um planejamento para a nova fase da sua empresa.

O maior apoiando o menor, todos crescendo juntos

Outra tendência que tem tudo para ficar cada vez mais forte é a valorização do comércio local. Grandes empresas já estão disponibilizando espaços em seus sites para que empresas pequenas anunciem seus produtos. Se você faz parte de uma empresa grande, pense em maneiras de ajudar os pequenos produtores. Além de ajudar a economia, a sua marca será vista com outros olhos pelos consumidores.

Agora, se você é dono de um pequeno negócio, valorize também os seus clientes mais próximos: uma boa ideia é entregar produtos em casa, com toda a segurança que o momento exige. Além disso, lembre-se que este não é o momento para elevar os preços de forma descontrolada: a comunidade deve ajudar o comércio e o contrário também deve acontecer.

Transmissões ao vivo: como saber se você se encaixa nessa tendência

Da educação à música, passando por diversos outros segmentos, a tendência das transmissões on-line está crescendo. É comum entrar em uma rede social e ver diversas lives acontecendo ao mesmo tempo, sobre os mais variados temas. Também é comum que você se sinta na obrigação de fazer uma live, afinal, todo mundo está fazendo e você não pode ficar de fora, não é mesmo? Não, isso nem sempre é verdade.

É preciso avaliar e planejar essa ação, para saber se ela realmente se encaixa na sua realidade. Conheça seu público e os hábitos dele, avalie que tipo de conteúdo você pode oferecer nesse formato e se o ideal é mesmo fazer uma transmissão ao vivo ou se um vídeo pode ser mais efetivo na sua estratégia.

Por último, se realmente achar que é uma boa opção, divulgue. Simplesmente sair fazendo a live, sem avisar ninguém, vai fazer com que a sua audiência e o resultado da ação sejam muito baixos.

A transformação digital vem acontecendo há tempos, mas agora ela chegou com toda força. Porém, isso não quer dizer que você deva agir de forma precipitada. Seu negócio precisa, sim, se adaptar a essas transformações para sobreviver no mundo pós-pandemia, mas é preciso planejar e criar estratégias. Esperamos que nossos tópicos tenham ajudado você a enxergar de forma clara a nova realidade.

Continue acompanhando nossos conteúdos aqui no blog e nas redes sociais e saiba como fazer o seu negócio ter resultados positivos em qualquer situação.

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