Instalação elétrica aparente deixa ambientes com estilo industrial

O que antes precisava ficar escondido, hoje é deixado à mostra de propósito para compor um ambiente moderno e estiloso. Veja dicas para decorar com instalação elétrica aparente

Basta observar as tendências de design ou abrir uma revista de arquitetura para perceber que o estilo industrial está em alta. Para compor um ambiente diferenciado, são utilizados vários elementos como tijolo aparente, cimento queimado, luminárias pendentes e o mais improvável: instalação elétrica aparente.

Isso mesmo! Até pouco tempo atrás, ninguém imaginava deixar a rede que conduz fios e cabos elétricos para fora da parede, mas, ao contrário do que muitas pessoas pensam, essa tendência não é nova. O estilo surgiu nos anos 1950, nos Estados Unidos, mas ver os eletrodutos não era sinônimo de estilo e modernidade, como hoje. Ele teve origem a partir de galpões antigos (geralmente fábricas) e que serviam de moradia para pessoas de baixa renda. Para não alterar a estrutura dos espaços, os eletrodutos, as tomadas e os interruptores ficavam expostos. Eram os chamados lofts urbanos.

A instalação elétrica aparente é um dos principais destaques desse estilo, mas não temos que pensar nela como um simples item de decoração. É fundamental escolher materiais adequados e de qualidade, pois eles é que irão proteger a fiação elétrica que ficará exposta no seu projeto.

Outro ponto importante é o planejamento da instalação: com a ajuda de um profissional, você deve criar um layout detalhando o percurso do eletroduto em cada parede, além dos pontos de tomada e interruptores.

Para a instalação elétrica aparente, é importante criar um layout detalhado que preveja pontos de interruptores, tomadas e terminações. Deve haver um planejamento que pense na quantidade de interruptores e tomadas que deverão existir e onde serão instalados. Embora uma das vantagens de utilizar esse tipo de instalação seja a flexibilidade (poder incluir tomadas e interruptores de acordo com a necessidade ou interesse, sem precisar quebrar paredes), é importante ter uma prévia do que pretende ser feito para a escolha e compra dos materiais necessários.

CUSTO

Há quem diga que a tubulação elétrica aparente é mais cara do que a tradicional, mas é preciso colocar na balança os custos gerais para comparar.  A lista inclui, além dos eletrodutos, tubos específicos para fazer curvatura sem danificar a estrutura dos fios (uniduts), abraçadeiras para fixar o eletroduto na parede e os conduletes para tomadas e interruptores. A quantidade depende da personalização do seu projeto, assim como o material do conduíte, que pode ser de aço galvanizado ou de PVC especial. Por outro lado, você pode economizar com gesso ou drywall (em caso de instalação aparente no teto), alvenaria para inserir as instalações, entre outros materiais – além de economizar na mão de obra.

MANUTENÇÃO

Não adianta fazer algo moderno e diferenciado se você não cuidar para manter bonito. Com a instalação elétrica aparente, é importante incluir a limpeza dos conduítes na rotina, pois a poeira visível fica impregnada nos canos e pode causar um efeito oposto do que o que você gostaria no ambiente. Esse tipo de instalação não é recomendado em projetos localizados em cidades litorâneas, por exemplo, já que a maresia pode deteriorar os canos.

Uma dica importante é relacionada à fiação de telefone, internet e TV à cabo. Para facilitar a manutenção, peça para que o eletricista utilize um conduíte exclusivo para o transporte de dados. Assim, facilita o acesso caso haja necessidade de um técnico fazer reparos no local.

DO SEU JEITO

A instalação natural já traz um estilo diferente para o ambiente, mas você pode pintar os eletrodutos para combinar ainda mais com a decoração. Além da tubulação elétrica aparente, você pode utilizar outros elementos para compor o ambiente industrial, como cimento queimado nas paredes, decorar com mobília vintage, usar tijolinhos (ou papel de parede que imite a textura) e muito mais. Veja algumas imagens para se inspirar:
eletricaaparente_bimbon_07eletroduto-aparente-2Como-fazer-instalação-elétrica-aparente-0111

imagem-2213

imagem-4011 imagem-3411

imagem-3711

imagem-4011

imagem-4311

imagem-5010

imagem-2711

Gostou desse conteúdo? Então confira dicas infalíveis para decorar a sua cozinha.

X

SEJA EXCLUSIVO

Receba em primeira mão dicas de reformas, vendas e soluções Krona.

DESEJA RECEBER NOVIDADES EM SEU E-MAIL



    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.