Dicas básicas para uma impermeabilização perfeita

Planejar a impermeabilização do seu imóvel é essencial para que ele tenha uma vida útil longa. Essa prática é tão importante que já deve ser decidida no início do projeto. Sabe aquela umidade na parede? Ou o fungo no teto? Só acontecem porque não houve impermeabilização ou ela não foi feita corretamente.

Os problemas causados pela falta de impermeabilização podem surgir em qualquer lugar do imóvel, mas são mais comuns em locais frios como banheiro, cozinha e área de serviço, que possuem instalação hidráulica. Até janelas e portas mal vedadas ajudam no processo de infiltração, pois permitem que a água da chuva consiga passar para dentro de casa. Além de bolhas, quando a água se infiltra pode ocasionar manchas, estragar a pintura e até mesmo causar descolamento do piso e do revestimento.

Mas é possível colocar esse investimento no planejamento de custos e não ter uma surpresa no futuro. Quando feita durante a obra, a impermeabilização custa, em média, 2% do preço total da construção, mas, caso seja feita para resolver o problema de uma infiltração, aumenta para 10% do valor total da obra. Vale muito mais a pena optar pela prevenção do que pela correção, não acha?

Para a impermeabilização perfeita

Confira se todos os impermeabilizantes que vão ser usados são de máxima qualidade e adequados ao seu uso, conforme as informações do fabricante.

Certifique-se de que todo o processo será feito dentro do padrão da NBR 9575, da Associação Brasileira de Normas Técnicas, com todas as exigências de proteção das estruturas, preservação de saúde e segurança.

A impermeabilização é necessária desde a fundação, então se prepare para fazer esse processo nas superfícies externas, como as argamassas de revestimentos e rebocos, assim como nas de supraestrutura, como lajes, pilares e vigas, além das áreas com instalações hidráulicas. “Uma boa dica é: quando fizer impermeabilização com manta asfáltica, principalmente nas lajes, sempre sobreponha-a às tubulações hidráulicas, pois assim a manta será protegida da água que possa escorrer, evitando sua entrada pelos ralos, pontos de água e de esgoto”, acrescenta a engenheira civil Debóra Garcia.

A umidade também vem do solo, por isso, não se esqueça de impermeabilizar os baldrames.

Opte por produtos que tenham secagem rápida ou que não precisem de secagem. Assim, você evita que o impermeabilizante entre em contato com a chuva logo que for colocado.

Verifique as instruções do produto e sempre respeite o tempo de secagem para aplicação de cada demão.

Não abra mão de produtos de qualidade e de profissionais especializados para a aplicação. Com a melhor solução e uma equipe competente, sua obra ficará perfeita!

X

SEJA EXCLUSIVO

Receba em primeira mão dicas de reformas, vendas e soluções Krona.

DESEJA RECEBER NOVIDADES EM SEU E-MAIL



    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.