O que é preciso para ter um ar-condicionado em casa

A praticidade e a eficiência do ar-condicionado tornam o aparelho uma das maiores sensações das épocas mais quentes do ano, já que permite a regulação de temperatura, umidade, limpeza e ventilação do ambiente. Apesar de ser cada vez mais comum nos estabelecimentos e lares brasileiros, quem ainda não investiu na tecnologia tem muitas dúvidas. Afinal, o que é preciso para ter ar-condicionado em casa e qual a melhor opção para cada situação?

BTUs

O primeiro passo para ter um aparelho de ar-condicionado em casa é definir a quantidade de BTUs necessária para refrigerar o seu ambiente. O cálculo gera muitas dúvidas, mas é essencial para determinar qual o melhor equipamento para cada cômodo. A escolha incorreta pode fazer com que o aparelho não resfrie de forma adequada ou resulte em um gasto de energia excessivo.

De forma prática, devem-se levar em consideração diversas regras para calcular a quantidade de BTUs necessária por ambiente. São elas a metragem, o número de pessoas que utilizam o ambiente, a quantidade de equipamentos eletrônicos, a exposição ao sol e a região geográfica da instalação.  Em geral, na região Sul, costuma-se calcular 600 BTUs por metro quadrado, chegando a 1000 BTUs no Norte. No entanto, para um cálculo mais preciso, é necessário, com ajuda de aplicativos e profissionais, considerar todos os aspectos citados. 

ar-condicionado-2

Estrutura

Feito o cálculo, o próximo passo é escolher entre o modelo de janela, o split ou o portátil. O split é o mais moderno e o mais utilizado. Para fazer a instalação desse tipo de aparelho, é preciso cuidar com os seguintes aspectos: conhecer a estrutura que ele precisa e definir em qual local da casa ficará cada parte. Antes da instalação, lembre-se que uma parte ficará dentro da casa e outra, fora. É importante considerar que as duas partes são ligadas por tubos e fios, então quanto mais próxima uma parte da outra, menor será o gasto com tubos e com mão de obra. 

Caso você queira instalar um aparelho de ar-condicionado em uma obra em construção, passe os três tipos de tubos nas paredes já prontas no mesmo momento em que o encanador fizer a instalação hidráulica e elétrica. Em caso de obra pronta, será necessário quebrar passagens para a tubulação na parede e no contrapiso ou embutir no forro de gesso. Se a casa for feita em alvenaria estrutural, deixe as tubulações aparentes ou passe pelo forro de gesso.

Cuidados

A parte de saída de ar deve ser instalada em pé e não deve ser posicionada em paredes que pegam muito sol. Da mesma forma, não é recomendável colocar a saída de ar (evaporadora) sobre televisores, aparelhos de som ou qualquer equipamento elétrico para evitar danos em caso de saída de água.

X

SEJA EXCLUSIVO

Receba em primeira mão dicas de reformas, vendas e soluções Krona.

DESEJA RECEBER NOVIDADES EM SEU E-MAIL



    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.