Guia de sobrevivência para lojistas e representantes

Ninguém está totalmente preparado para enfrentar uma crise, nem mesmo o empreendedor mais prevenido. No momento que estamos vivendo, é preciso reinventar o seu negócio e repensar as suas atitudes, para não ser tão impactado pela crise da COVID-19. Em alguns estados, o funcionamento das lojas de materiais de construção já foi retomado; em outros, continua valendo o decreto de quarentena. Seja qual for o seu caso, é preciso estar preparado para não sofrer com as consequências da crise. Separamos algumas dicas que podem ajudar você e o seu negócio durante a pandemia.

Em primeiro lugar, cuide da sua saúde e dos seus colaboradores

Proteja seus colaboradores e clientes, seguindo as regras de higienização e distanciamento social recomendadas pelos órgãos de saúde. Se você já optou pelo trabalho home office, acompanhe a produtividade e o engajamento dos funcionários nessa nova rotina.

Estude e proteja o seu fluxo de caixa

Não sabemos quanto tempo essa crise vai durar, por isso é importante manter os pés no chão e se preparar para o futuro. Comece entendendo qual é a situação da sua empresa: quanto você tem no caixa, quais são os seus custos, como está o seu fluxo de caixa diário e o que mudou desde que a crise começou. Com isso, você vai identificar as despesas que podem ser cortadas e em que momento deve fazer isso.

Se o consumidor não pode ir até você, encontre jeitos de ir até ele

Por mais que este não seja um momento para sonhar com grandes lucros, ficar esperando as coisas melhorarem também não é uma boa opção. Encontre novas formas de chegar até o seu público. Se você não trabalha com e-commerce, que tal negociar alguns produtos em redes sociais, whatsapp ou sites relacionados ao seu negócio? Já que os seus clientes não podem ir até a loja, que tal oferecer serviços de entrega dos seus produtos?

Ações como essas são alternativas emergenciais que podem até não aumentar a sua margem de lucro do mês, mas vão proteger o seu negócio e fortalecer a sua imagem diante dos clientes.

Como divulgar as ações durante a quarentena?

Se você ainda não usa as redes sociais para divulgar os seus produtos e serviços, essa é a hora. Com a maior parte dos seus clientes em casa, a tendência é que o tempo gasto por eles em redes sociais aumente, ou seja, é lá que você precisa estar. Divulgue promoções nas redes sociais e no WhatsApp, mostre que você está disponível para ajudá-los pelos canais digitais e que eles não precisam sair de casa para comprar seus produtos. Pense em como você pode se tornar referência para eles neste momento difícil: ajudando seus clientes, você estará ajudando a sua empresa.

Se o seu estado permitiu a abertura da loja, siga as regras de saúde

A reabertura da sua loja de materiais de construção não significa que o problema está resolvido. Para que essa crise chegue ao fim, você precisa fazer a sua parte e seguir as medidas recomendadas pelos órgãos de saúde:


1 – higienize os ambientes da sua loja antes e depois de cada atendimento;
2 – deixe um pano umedecido em água sanitária na entrada da loja, para que os clientes limpem a sola dos sapatos antes de entrar;
3 – incentive seus colaboradores a utilizarem máscaras e luvas;
4 – faça uma escala de revezamentos dos colaboradores, para que o ambiente não fique cheio;
5 – mantenha a sua loja arejada;
6 – procure atender um cliente por vez e limite o número de pessoas dentro da loja;
7 – dê orientações sobre a regra de distanciamento social e, se for preciso, coloque uma fita separando o balcão de atendimento e os clientes.

Não basta apenas reagir à crise, é preciso agir

O perfil de consumo das pessoas está mudando, e a tendência é mudar ainda mais quando a crise passar. Então, estude a sua empresa, pesquise o mercado e planeje maneiras de se adaptar à nova realidade. Como falamos, explorar os canais digitais e os serviços de entrega podem ser uma ótima opção para se manter ativo neste momento.

Esperamos que nossas dicas ajudem você a enxergar um novo caminho para o seu negócio. Se precisar, entre em contato com um de nossos consultores. É hora de nos unirmos, mesmo distantes.

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