Tire suas dúvidas sobre os tipos de instalação hidráulica, vazamentos, tubos e conexões
A instalação hidráulica é uma das etapas mais importantes da construção e também onde podem ocorrer os maiores erros se não houver o planejamento correto. Além da mão de obra e do tempo gasto no conserto, muitas vezes é necessário quebrar parte da estrutura do projeto para colocar tudo no lugar certo. Para evitar que isso aconteça, separamos algumas dicas importantes para fazer uma instalação hidráulica segura e correta.
Para começar, é fundamental que o serviço seja realizado por um profissional qualificado e experiente. É ele quem vai organizar a instalação, indicar a medida correta dos tubos e conexões e fazer a instalação dos sistemas, que podem ser de água fria, água quente ou esgoto sanitário, além de sistema de água pluvial e de combate a incêndio, dependendo do projeto.
Tenha em mente que o projeto deve ser completo, envolvendo registros, chuveiros, vasos sanitários, pias, torneiras, saídas para área de serviço como uso de máquina de lavar, entre outros pontos hidráulicos. Na hora de definir a posição das tubulações, acesso à caixa d’água e peças de utilização, é importante ter em mente que o uso inadequado de materiais pode causar vazamentos, superaquecimento e outros problemas. Os tubos e conexões de PVC, por exemplo, são ideais para instalação hidráulica de água fria, e não são recomendados para escoamento de água quente, neste caso, é necessário usar tubos e conexões apropriados para esta finalidade, como por exemplo os de PPR.
Vazamentos
O pesadelo de uma casa, condomínio ou escritório é quando acontece algum vazamento. Fique atento às cerâmicas e aos rejuntes para verificar se há infiltração de água. A umidade pode indicar vazamento.
Você já sabe que investir em materiais de qualidade e adequados para cada tipo de fluxo de água é muito importante, mas há outros fatores que podem ajudar.
Tanto em um projeto novo quanto em um conserto de instalação hidráulica, é recomendado fazer o teste de estanqueidade. Com o registro das peças de utilização fechados, basta encher toda a tubulação com água. Ele permite que você observe se há possíveis pontos de vazamento antes de fechar a área do encanamento – evitando a necessidade de quebrar a parede no futuro.
Registro
O registro é a torneira principal de uma instalação hidráulica. Ao fechar o registro, o vazamento para e é possível fazer a troca das peças danificadas (torneira ou encanamento, por exemplo), sem riscos.
O ideal é que cada circuito hidráulico tenha o seu registro. Um na cozinha, um na área de serviço e um no banheiro, por exemplo. Assim, caso haja a necessidade de fechar o escoamento de água de determinada área, você não compromete o uso nos outros ambientes da casa.
Manutenção
A falta de manutenção é um dos casos de vazamento de instalação elétrica, por isso é importante manter uma rotina para evitar problemas futuros.
As válvulas reguladoras de pressão devem ser limpas todo ano e substituídas a cada 3 anos, conforme orientação do fabricante. A caixa d’água também merece atenção especial: a limpeza é recomendada a cada 6 meses ou quando houver alteração de cor, detritos ou mudanças no aspecto da água.
Tubulações antigas (de ferro fundido, ferro galvanizado ou cobre, por exemplo) também podem causar infiltrações e por isso é necessário trocá-las. No caso dos materiais com tecnologia recente, não há uma data estabelecida. O PVC, por exemplo, tem um ciclo de vida útil de cerca de 60 anos. Fique atento às orientações do fabricante.