Mantenha suas ferramentas em bom estado

Ter um kit básico de ferramentas em casa é muito útil para fazer pequenos reparos, instalar coisas ou mesmo customizar um móvel. Para quem tem gramado ou cultiva plantas, as ferramentas de jardinagem também são essenciais. Com os devidos cuidados, elas ficam sempre em dia, prontas para usar, e podem durar bastante tempo. Veja, então, algumas dicas para conservar suas ferramentas:

Uso

O cuidado começa aí: observe qual ferramenta ou peça é mais adequada para cada tipo de tarefa e procure saber a forma correta de manuseá-la. Assim elas se desgastam menos (e você tem melhores resultados com o menor esforço!). No caso das ferramentas elétricas, use tomadas e extensões compatíveis e siga sempre as recomendações do manual.

Limpeza

Antes de guardar, é importante sempre limpar e secar as ferramentas. Se precisar lavá-las, use uma esponja ou palha de aço com água e sabão e finalize com um pano seco. Cuide para tirar toda a água, pois a umidade favorece a sua deterioração. Outra dica é deixá-las secando por um tempo em um local ventilado. Para peças mais frágeis, como componentes de ferramentas elétricas, use um pincel ou flanela macia para remover a sujeira. Lembre-se de tirar o equipamento da tomada na hora de limpar.

Armazenamento

Aqui também entra o cuidado com a umidade: armazene suas ferramentas em um local seco e coberto. Nas que têm partes metálicas de ferro, como martelos, tesouras, alicates e serrotes, também é recomendado aplicar um lubrificante para uma proteção extra contra a ferrugem. Para deixar tudo organizado e não perder nada, invista em uma boa caixa de ferramentas, com várias divisórias e material resistente.

Manutenção

Faça uma revisão periódica para manter tudo ajustado e em bom funcionamento. Essa também é uma questão de segurança. Peças soltas, desgastadas ou faltando, por exemplo, podem provocar acidentes. Para afiar ferramentas de corte ou perfuração, use uma pedra de amolar ou procure um profissional. E, se aparecer a tal ferrugem – o que às vezes acontece, apesar de todos os cuidados –, você pode polir as ferramentas com uma lixa ou usar um removedor químico. Existem receitas caseiras, com limão, bicarbonato de sódio e outros ingredientes, mas no mercado você também encontra produtos específicos para isso.

X

SEJA EXCLUSIVO

Receba em primeira mão dicas de reformas, vendas e soluções Krona.

DESEJA RECEBER NOVIDADES EM SEU E-MAIL



    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.