Mix de produtos: o segredo para ter um portfólio variado

Planejamento é fundamental para escolher o mix de produtos ideal para o seu estabelecimento

O mix de produtos é a variedade de itens oferecidos por uma empresa ou estabelecimento. É ele que determina boa parte do fluxo comercial como o controle de estoque, logística, fluxo de caixa, gestão de vendas e até divulgação.

Para isso, planejamento é fundamental. Para definir o mix de produtos ideal para o seu segmento, é preciso levar em consideração fatores como: ramo de atividade, tipo de produtos oferecidos, perfil de público e geolocalização, entre outros. É com base nisso que você consegue montar um portfólio capaz de atender às necessidades dos seus clientes e, ao mesmo tempo, oferecer novidades e produtos relacionados ao segmento.

É importante avaliar as necessidades do seu público-alvo, quanto ele está disposto a pagar por determinado produto e quais diferenciais ele busca quando pensa em produtos novos. Você pode fazer uma pesquisa (boca a boca, urna ou outro formato) para saber o que ele gostaria de encontrar no seu estabelecimento, entre outras sugestões.

Em uma loja de materiais de construção, por exemplo, além de itens de construção, você pode oferecer produtos de decoração, por exemplo. Os itens fazem parte de uma outra etapa da construção/reforma e é uma maneira de garantir que o cliente antecipe a compra de algo que ele vai precisar no futuro, por exemplo. A estratégia, além de aumentar as vendas, também pode ser atrelada à expansão do seu negócio.

Equilíbrio

Ter um mix de produtos eficiente permite algumas manobras sem que haja prejuízo ao investir em determinadas ações como oferecer desconto em produtos de muita saída ou criar kits/combos. Reduzir a margem de determinado produto não será problema se você tiver outros itens com uma boa margem de lucro. Com variedade, não há dependência da venda de um produto específico para manter o lucro do seu estabelecimento.

O mesmo cuidado deve ser observado na hora de escolher os fabricantes dos produtos, já que a variação pode interferir diretamente no preço. É importante ter opções para “todos os bolsos”, porém sem abrir mão da qualidade, pois o cliente vai a uma loja em busca de soluções – se ele tiver que voltar para trocar ou comprar um produto que substitua o anterior, é bem provável que ele escolha outro estabelecimento por não confiar no anterior. Dê preferência para produtos conhecidos e certificados.

Observe a concorrência

Você  sabe como os seus concorrentes se comportam? Como eles expõem e quais os itens que mais vendem? Escolha uma empresa do mesmo segmento e com público semelhante ao seu para fazer comparações e analisar o comportamento de consumo. Essa é uma maneira de refinar o seu mix de produtos

Outra boa estratégia é visitar feiras e eventos do setor para observar tendências, fazer networking e trazer novidades para a sua loja. Ao se antecipar, você agrada os clientes por trazer soluções inovadoras e ainda reforça a credibilidade.

Organização

Com o mix de produtos definido, é importante saber qual é a melhor maneira de colocá-los em exposição para aproveitar o potencial de vendas. Separe os itens por setor, utilize recursos visuais para pontos de venda e organize gôndolas e prateleiras.

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