O que o setor de varejo aprendeu em 2020

O novo coronavírus e o isolamento social tiveram forte impacto na economia: a Bolsa de Valores sofreu efeitos significativos e o Ibovespa despencou quando a OMS (Organização Mundial de Saúde) decretou que o mundo estava vivendo uma pandemia. Desde fevereiro de 2020, o índice teve queda de 25,08%. Nesse cenário, o varejo foi um dos segmentos mais afetados. De acordo com pesquisas do SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), em menos de dois meses, 600 mil pequenas e microempresas fecharam suas portas no Brasil. Para virar esse jogo e manter-se vivo e ativo, foi preciso encontrar soluções criativas e se reinventar. Veja, agora, o que o setor de varejo aprendeu em 2020 e o que deve continuar em alta no próximo ano.

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A mudança começa de dentro para fora

Este, provavelmente, foi um dos principais aprendizados da pandemia e da crise econômica: primeiro, é preciso analisar o que está dando certo e o que precisa mudar nos seus processos, nas suas estratégias e na sua relação com clientes e colaboradores. Cada vez mais, as pessoas vão priorizar o que é essencial e optar por marcas e estabelecimentos relevantes e que atendam às suas necessidades. Analisar como você pode melhorar sua relação com quem já é seu cliente e de que forma sua empresa pode chegar a novos públicos não é novidade da pandemia, mas, neste momento de crise, se tornou ainda mais importante. Foi o que a Krona fez. De acordo com Gustavo Dias de Sousa, Diretor Comercial e Marketing da Krona, “2020 foi um ano de crescimento para a empresa em comparação ao ano anterior. Com o lançamento de novas linhas de produtos, a Krona cresceu em regiões estratégicas e investiu na relação com clientes já ativos”.

Essa regra também vale para os seus colaboradores. Você provavelmente já sabia disto, mas a pandemia deixou ainda mais claro: o sucesso do seu negócio também depende de quem trabalha para você. Por isso, os cuidados com a higiene e a segurança do estabelecimento, o investimento em cursos e treinamentos e a valorização do trabalho e da saúde mental dos colaboradores devem continuar, mesmo após a pandemia.

É preciso estar na internet

O isolamento social fez com que a maioria dos consumidores evitassem o deslocamento até as lojas físicas, ou só fossem até elas quando já tivessem tomado sua decisão de compra. Mas como um consumidor vai decidir comprar na sua loja sem visitar o seu estabelecimento e conhecer os seus produtos? Simples: é preciso estar on-line. O consumo por meio de conteúdos e lojas digitais já era uma tendência no varejo e, em 2020, ficou ainda mais forte, e as vendas pela internet dispararam.

De acordo com dados do IEMI (Inteligência de Mercado), até 2019, 90% dos pequenos negócios não tinham presença digital. A pandemia acelerou o processo de digitalização nas empresas: desde março, mais de 135 mil lojas aderiram às vendas pelo comércio eletrônico. Anteriormente, a média mensal de novas empresas on-line era de 10 mil por mês. A previsão é que essa forma de consumo continue se intensificando e se consolidando, mesmo após o período de isolamento e distanciamento social. Por isso, se a sua empresa ainda não está na internet, procure investir nos negócios on-line, no marketing digital, na utilização das redes sociais, e na geração de conteúdo, principalmente em formatos atrativos para o seu público, como os vídeos e as lives. Daqui para frente, tudo indica que é na internet que você terá muitas chances de encontrar os seus potenciais clientes.

Conteúdo digital de qualidade

Estando na internet, as marcas aprenderam que para se destacar e conseguir dialogar com seu consumidor é preciso encontrar as formas de fazer isso no meio digital. Muito conteúdo foi gerado e novas formas de se comunicar também, através de vídeos e lives, por exemplo. Essa conexão e aproximação com o público fez e ainda fará grande diferença no varejo para os próximos anos.

Quem diversifica está ganhando

Como falamos, é importante estar no meio digital, mas isso não significa que você não terá mais presença física. Pelo contrário, a diversificação, não só dos canais de vendas, mas também de produtos e públicos, é outro aprendizado que a pandemia trouxe para o varejo. Os negócios com mais opções de produtos e soluções para os seus consumidores foram aqueles que conseguiram dar a volta por cima e superar o momento de crise. Essa foi mais uma estratégia que trouxe bons resultados para a Krona neste ano. Segundo Gustavo Dias de Sousa, Diretor Comercial e Marketing da Krona, “o que contribuiu para que a empresa alcançasse um bom desempenho em 2020 foram os novos produtos, a expansão em novos mercados, a geração de valor para a marca, as mudanças estratégicas na estrutura comercial para melhor atendimento ao mercado e processo logístico diferenciado”.

Apesar dos desafios, 2020 foi um ano de muitos aprendizados. E você, o que aprendeu nesse ano? Tem algum item que não citamos e que foi importante no seu negócio? Compartilhe com a gente nos comentários, afinal, juntos aprendemos mais.

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