O que o setor de varejo aprendeu em 2020




O novo coronavírus e o isolamento social tiveram forte impacto na economia: a Bolsa de Valores sofreu efeitos significativos e o Ibovespa despencou quando a OMS (Organização Mundial de Saúde) decretou que o mundo estava vivendo uma pandemia. Desde fevereiro de 2020, o índice teve queda de 25,08%. Nesse cenário, o varejo foi um dos segmentos mais afetados. De acordo com pesquisas do SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), em menos de dois meses, 600 mil pequenas e microempresas fecharam suas portas no Brasil. Para virar esse jogo e manter-se vivo e ativo, foi preciso encontrar soluções criativas e se reinventar. Veja, agora, o que o setor de varejo aprendeu em 2020 e o que deve continuar em alta no próximo ano.

Sem tempo para ler? Ouça o post:

A mudança começa de dentro para fora

Este, provavelmente, foi um dos principais aprendizados da pandemia e da crise econômica: primeiro, é preciso analisar o que está dando certo e o que precisa mudar nos seus processos, nas suas estratégias e na sua relação com clientes e colaboradores. Cada vez mais, as pessoas vão priorizar o que é essencial e optar por marcas e estabelecimentos relevantes e que atendam às suas necessidades. Analisar como você pode melhorar sua relação com quem já é seu cliente e de que forma sua empresa pode chegar a novos públicos não é novidade da pandemia, mas, neste momento de crise, se tornou ainda mais importante. Foi o que a Krona fez. De acordo com Gustavo Dias de Sousa, Diretor Comercial e Marketing da Krona, “2020 foi um ano de crescimento para a empresa em comparação ao ano anterior. Com o lançamento de novas linhas de produtos, a Krona cresceu em regiões estratégicas e investiu na relação com clientes já ativos”.

Essa regra também vale para os seus colaboradores. Você provavelmente já sabia disto, mas a pandemia deixou ainda mais claro: o sucesso do seu negócio também depende de quem trabalha para você. Por isso, os cuidados com a higiene e a segurança do estabelecimento, o investimento em cursos e treinamentos e a valorização do trabalho e da saúde mental dos colaboradores devem continuar, mesmo após a pandemia.

É preciso estar na internet

O isolamento social fez com que a maioria dos consumidores evitassem o deslocamento até as lojas físicas, ou só fossem até elas quando já tivessem tomado sua decisão de compra. Mas como um consumidor vai decidir comprar na sua loja sem visitar o seu estabelecimento e conhecer os seus produtos? Simples: é preciso estar on-line. O consumo por meio de conteúdos e lojas digitais já era uma tendência no varejo e, em 2020, ficou ainda mais forte, e as vendas pela internet dispararam.

De acordo com dados do IEMI (Inteligência de Mercado), até 2019, 90% dos pequenos negócios não tinham presença digital. A pandemia acelerou o processo de digitalização nas empresas: desde março, mais de 135 mil lojas aderiram às vendas pelo comércio eletrônico. Anteriormente, a média mensal de novas empresas on-line era de 10 mil por mês. A previsão é que essa forma de consumo continue se intensificando e se consolidando, mesmo após o período de isolamento e distanciamento social. Por isso, se a sua empresa ainda não está na internet, procure investir nos negócios on-line, no marketing digital, na utilização das redes sociais, e na geração de conteúdo, principalmente em formatos atrativos para o seu público, como os vídeos e as lives. Daqui para frente, tudo indica que é na internet que você terá muitas chances de encontrar os seus potenciais clientes.

Conteúdo digital de qualidade

Estando na internet, as marcas aprenderam que para se destacar e conseguir dialogar com seu consumidor é preciso encontrar as formas de fazer isso no meio digital. Muito conteúdo foi gerado e novas formas de se comunicar também, através de vídeos e lives, por exemplo. Essa conexão e aproximação com o público fez e ainda fará grande diferença no varejo para os próximos anos.

Quem diversifica está ganhando

Como falamos, é importante estar no meio digital, mas isso não significa que você não terá mais presença física. Pelo contrário, a diversificação, não só dos canais de vendas, mas também de produtos e públicos, é outro aprendizado que a pandemia trouxe para o varejo. Os negócios com mais opções de produtos e soluções para os seus consumidores foram aqueles que conseguiram dar a volta por cima e superar o momento de crise. Essa foi mais uma estratégia que trouxe bons resultados para a Krona neste ano. Segundo Gustavo Dias de Sousa, Diretor Comercial e Marketing da Krona, “o que contribuiu para que a empresa alcançasse um bom desempenho em 2020 foram os novos produtos, a expansão em novos mercados, a geração de valor para a marca, as mudanças estratégicas na estrutura comercial para melhor atendimento ao mercado e processo logístico diferenciado”.

Apesar dos desafios, 2020 foi um ano de muitos aprendizados. E você, o que aprendeu nesse ano? Tem algum item que não citamos e que foi importante no seu negócio? Compartilhe com a gente nos comentários, afinal, juntos aprendemos mais.


Categoria: Sua LojaTendências
Tags:



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *




Posts Relacionados


5 motivos para utilizar CPVC na sua instalação de água quente

Uma instalação de água quente é formada por materiais que permitem que a água que sai de torneiras, chuveiros, duchas … [ Ver mais ]


Por que ser um revendedor Krona?

Ser um revendedor Krona é sinônimo de oferecer mais qualidade aos seus clientes. Em nosso catálogo, você encontra tudo que … [ Ver mais ]


Produtos Krona para tubulação de esgoto secundário

Já falamos aqui no blog sobre os produtos Krona essenciais para as tubulações de esgoto primário. Hoje, é a vez … [ Ver mais ]



Inspiração diária

krona tubos e conexões

Retrospectiva: os queridinhos Krona em 2021
[ Ver mais ]



Tags


#ambiente#CaixaDeEsgoto#caixadegordura#CaixaDeInspeção#CaixaDePassagem#chuveiro#chuveirobico#chuveirobicomando#chuveiromonocomando#chuveiromonocomando # chuveirobicomando#conexões#construçãocivil2022#decoração#dicas#elétrica#instalaçãochuveiro#instalações#instalaçõeselétricas#LinhaElétrica#loja#lojista#NBR5410#planejamentodeobra#pós-pandemia#queridinhoskrona2021#registro#retrospectiva#retrospectivakrona2021#sualoja#tendências2022#tiposdeiluminação#tubos#vendedora krona é showacessóriosacústicaadesivoságuaÁgua friaágua pluvialágua quentealugadoalvenariaAmareloanimais de estimaçãoapartamentoaplicações sifãoAplicativos de gestãoAquecedor solarar-condicionadoarmazenagemarquitetoarquiteturaarranjosatendimento ao clienteatestados de qualidadeatrair clientesBanheirobibliotecabitolaboas práticasBrancobtuBuchaCabeceiracaixacaixa acopladacaixa d'águacaixa de areiacaixa de areia kronacaixa de descargacaixa de gorduracaixa de gordura da sua obracaixa de gordura kronacaixa de inspeção de esgotocaixa de inspeção de esgoto kronacaixa de passagemcaixa de passagem elétricacaixa de passagem elétrica de embutircaixa de proteção com tomadacaixa sifonadaCaixadePassagemcaixas da kronacaixas elétricascaixas kronacalhascanos pvccantinhocasaCasa da Laricasa pequenacase de sucessocerâmicaCertificaçõescertificações de qualidadechurrasqueirachuveirochuveiro elétricochuveiromonocomandocimento queimadocinemaCinzacírculo cromáticoclientesclosetcomo escolhercomo fazercomo instalarcomo montarcomo montar arranjoscomo usar o whats para vendercompracondomínioConexõesconexoesconexões de esgotoconsertoconservaçãoconstruçãoconstrução civilconstrução residencialconstruirconstrutoracontrole de estoquecontruçãocontruirCorescovid19CozinhaCozinha Americanacpvccpvc e pprCPVC Kronacrescimento de vendascuidadoscustosdecorDecoraçãodecoração com pvcDenishowDenishow respondedesperdíciodesvantagensdiâmetrodicaDicasdicas de gestãodicodiferenciaisdivisóriasDIYDIY. cobredrywalldúvidadúvidase-commerceEconomiaeconômicoeletricistaelétricoeletrodutoeletroduto corrugadoeletroduto rígidoempreendedorismoempreiteraencanamento de pvcenergia elétricaengenheiroenvernizarenvernizar móveis de madeiraerroserros comunsescadaescritórioEscurasesferaesgotoesgoto secundárioespaçoEspaçosespelhoestampa floralestanteestiloestilo industrialEstilo minimalistaestofadoestoqueestoque materiais de construçãoestratégiaestratégia de marketingeventos do setorfaça você mesmofácilfeirasferramentasfiaçãofidelizar clientesFilmesFilmes para lojistasfiosfita adesivafloresfluxofluxo de águaformas de pagamentoFornecedorafuncionalgaragemgarantiagastando poucogessogestão de equipesgestão de estoquegestão de lojaglossáriogranitogrelhaGuarda-roupashidráulicahidráulicohigienehome officeHygge e Lagomidealideiasiluminaçãoilumincaçãoimóvelimpermeabilizaçãoimportânicaincentivar sua equipeindustrialinfantilinfiltraçãoinovaçãoinspiraçãoinstalaçãoinstalação água quenteinstalação CPVCinstalação de água quenteinstalação de esgotoinstalação elétricainstalação hidráulicainstalações hidráulicasinstalar caixa de gordurainteriorInvernoisolamento socialJanelasjardimjardinagemjunta elásticakronakrona tubos e conexõeslaminadolareiralavabolavatórioledleituralifestyleLimpezalimpeza de ralolinha de esgotolinha de esgoto kronalinha elétricalinha esgoto kronaLinha hidráulicalinha pprlinha soldávellivelojaloja de construçãoloja de materiais de construçãoloja de material de construçãoLoja pequenalojas de bairroslojas de materiais de construçãolojistalojistasluminárialuva de corrermadeiramanta asfálticamantasmanutençãomarketingmarketing da kronamármoremateriaismateriais básicosmateriais de construçãomateriais elétricosmateriais hidráulicosmaterialmaterial de construçãomaterial hidráulicomau cheiromeu projetomidias sociaisminha lojaminha loja no facebookminimalismomix de produtosmodelomodelosmontagemmontessorianomóveis de madeiramóveis planejadosmóvelmudançasNBRnegócionormasnormas brasileiraso que evitaro que fazerobraobrasofraonlineorçamentosOrganizaçãoorganizepagamentosPaisagismopalestraspapel contactParade de tijoloparedeparede de lousaparede de tijolosparedespasso a passopastilhaPBQP-Hpdvpeças fundamentaispedidopendentepequenopiaPinturapiscinapisopisospituraplacas cimentíciasplanejamentoplantaplantasponto comercialporcelanatoPorta sanfonadapos vendappprPPRprateleirapressãopressão na águapreto e brancoprevençãoprimárioProblemasprodutividadeprodutosprodutos certificadosprodutos de qualidadeprodutos kronaprofissionaisprojetoprojeto elétricoProjeto hidráulicopvcQDCQDCsQuadro de Distribuiçãoquadros de distribuição da kronaqualidadequalidade acústicaqualificadosquarentenaquartoquarto de bebêrachadurasraloralo linearralo secoralo sifonadoralosreaproveitamentoredes sociaisreformareforma e construçãoreforma hidráulicareforma no banheiroreformarreformar o banheiroregistroregistro de esferaregistro de esferarregistro de gavetaregistro de pressãoRegistrosregistros kronaregulamentorejuntamentorejunteReparoreparosresultadosretençãorevenda de materiais de construçãorevendedorrevestimentorevestimento para cozinharodapéroscávelrose goldrotinaroupassacadasalasala de estarsanitáriosecundáriosegurançasifãosintéticosistema de esgotosofásoldávelsoluçãoSUA LOJAsuculentassustentabilidadesustentáveltamanhotapetetapetestecidotemperaturatendênciaTendênciastendenciastermofusoratermosterrenotesteteste de qualidadetestes de qualidadetetotijolo aparentetinta acrílicatipostipos de tintatipos sifãotorneiratorneira kronatorneira para jardimtorneira pingandotrabalhar em casatransformação digitaltrave de futeboltuboTubostubos conexõestubos de esgototubos de pvctubos e conexõestubos e conexoestubos e conexões de cpvctubos e conexões de esgototubos e conexões de pprtubos para água quentetubos pvctuboseconexoestubulaçãotubulação de água quentetubulação de esgototubulação elétricatudo o que você precisa saberUmidadeusar o instagram na lojause kronausekronautensíliosvacinasválvulaválvula de retençãovantagensvarejovaso sanitáriovazamentovazamento dicasVDIvendasvender maisvender material de construção no whatsvender na internetvida útilvinílicovitrinewashi tapewhatsapp para venderwood frameworkshops