Passo a passo: como instalar a Caixa de Inspeção de Esgoto Krona

Ninguém quer ser surpreendido por um entupimento no sistema de esgoto de casa. Um problema como esse pode gerar muitos transtornos indesejados. Por isso, é muito importante contar com uma caixa de inspeção de esgoto bem instalada, que vai facilitar a solução de problemas como esse de maneira prática e ágil, além de prevenir que entupimentos aconteçam.

Não consegue ler agora? Ouça aqui:

Quer saber mais sobre as funções de uma caixa de inspeção de esgoto? Veja as vantagens que esse produto proporciona para a sua obra e aprenda a instalar de forma correta a Caixa de Inspeção de Esgoto Krona.

O que é e para que serve a Caixa de Inspeção de Esgoto Krona?

Caixa de Inspeção de Esgoto Krona facilita o acesso aos tubos dos sistemas de esgoto, permitindo a limpeza, desobstrução, junção, mudanças de declividade e/ou direção das tubulações de esgoto, sem necessidade de trocas. É um produto indispensável para evitar os indesejados entupimentos na rede de esgoto.

Sua aplicação pode ser feita em redes de esgoto de obras residenciais, industriais e comerciais e a instalação é feita no piso, do lado externo do imóvel, geralmente acoplada aos sistemas de banheiros e áreas de serviço. Veja alguns benefícios da Caixa de Inspeção de Esgoto Krona:

  • leve: facilidade no manuseio e transporte;
  • resistente: fabricada em PVC rígido, que resiste a ataques químicos;
  • eficiente: possui corpo inclinado que direciona o fluxo de água dentro da caixa;
  • segura: possui tampa reforçada que resiste até 500 kg e duplo sistema de fixação (trava plástica e parafuso inox);
  • estanque: possui bolsas soldáveis e vedação em borracha na tampa;
  • ajustável: possui prolongador recortável que se ajusta à profundidade.

Passo a passo: instalando a Caixa de Inspeção de Esgoto Krona

Materiais utilizados na instalação:

Agora, vamos ao passo a passo.

1 – Abra a vala onde será feita a instalação da Caixa de Inspeção de Esgoto Krona. Lembre-se de que a largura da vala deve considerar o diâmetro do tubo + 30cm e a profundidade deve considerar a carga de tráfego.

2 – Após abrir as valas, prepare a base do fundo com areia e compacte manualmente com auxílio de um socador. Faça isso em toda a vala para garantir um alinhamento perfeito entre os dutos e a caixa.

3 – Coloque o corpo da Caixa de Inspeção de Esgoto Krona na vala. Caso seja necessário ajustar a profundidade, encaixe o Prolongador Krona no corpo da caixa (se for preciso, pode ser usado mais de um prolongador).

4 – Em seguida, encaixe o conjunto de tampa e porta-tampa no Prolongador Krona e verifique se a altura da caixa está nivelada com a vala. Se for preciso, marque com a trena a medida que precisa ser reduzida. O Prolongador Krona possui linhas em sua extensão que facilitam o corte no comprimento desejado.

5 – Use a trena e o lápis para medir e marcar a profundidade de inserção do Tubo de Esgoto DN 100 Krona na bolsa da caixa.

6 – Com o auxílio de uma serra-copo, abra o ramal de entrada da Caixa de Inspeção de Esgoto Krona, de acordo com o projeto da instalação.

7 – Lixe a extremidade do tubo e a bolsa da caixa e, com a estopa, passe a Solução Preparadora Krona nesses dois pontos.

8 – Em seguida, use o Adesivo Plástico Krona na bolsa da caixa e na ponta do tubo e encaixe o tubo na bolsa da caixa.

9 – Para instalar o tubo na saída da caixa de inspeção, encaixe o anel de vedação na virola do tubo, lubrifique o anel e a bolsa do tubo com a Pasta Lubrificante Krona e encaixe a bolsa do tubo na ponta de saída da caixa.

10 – Lixe a parte inferior externa do Prolongador Krona e a parte superior interna do corpo da caixa. Depois, aplique a Solução Preparadora Krona nas duas extremidades.

11 – Aplique o Adesivo Plástico Krona no corpo da caixa e na ponta do prolongador e encaixe as peças.

12 – Lixe a parte interna superior do prolongador e o maior diâmetro do porta-tampa. Depois, faça a limpeza com a Solução Preparadora Krona e aplique o Adesivo Plástico Krona.

13 – Finalize a instalação com a fixação da tampa da caixa. Verifique se a caixa de inspeção está nivelada e, se necessário, distribua um pouco mais de areia ao redor para nivelar.

14 – Cubra com uma cama de areia e, em seguida, com uma camada de barro. Compacte manualmente com o auxílio de um socador. Durante essa etapa, mantenha a tampa montada no porta-tampa da caixa, isso evitará qualquer deformação no conjunto durante a compactação do solo.

15 – Finalize com o acabamento desejado. Se decidir utilizar concreto junto ao porta-tampa, coloque pedaços de papelão na fresta entre a tampa e o porta-tampa.

Pronto, sua Caixa de Inspeção de Esgoto Krona está instalada!

Se quiser ver esse passo a passo com ainda mais detalhes, acesse o vídeo da instalação no nosso canal no Youtube.

Para garantir qualidade, segurança e resistência no seu sistema de esgoto, escolha sempre os produtos Krona. Temos 27 anos de história e nossos produtos têm qualidade certificada e atestada de acordo com as normas brasileiras. Aproveite para conhecer os produtos Krona ideais para tubulação de esgoto primário clicando aqui.

X

SEJA EXCLUSIVO

Receba em primeira mão dicas de reformas, vendas e soluções Krona.

DESEJA RECEBER NOVIDADES EM SEU E-MAIL



    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.