5 passos para manter a organização da casa

Manter a organização da casa a semana toda não é nada de outro mundo – mesmo sem faxineira para auxiliar na limpeza, é possível manter tudo limpo e em ordem! O essencial é ter disciplina, estar focado e mandar a preguiça pra longe!

Confira dicas para manter a organização da casa:

organização

  1. Sempre deixe a pia da cozinha limpa – e leve o lixo para fora

Esse é o primeiro passo e o mais importante! Além de passar uma impressão de casa desorganizada, uma pia cheia de louça suja pode deixar o ambiente com mau cheiro. Não esqueça que, além de lavar a louça, é fundamental deixar a pia e a bancada limpos. Os lixos devem ser retirados todos os dias, pelo mesmo motiva: evitar o mau cheiro e manter tudo visualmente organizado.

  1. Arrume a sua cama

Concluir uma tarefa logo no início da manhã não apenas deixa a sua casa mais arrumada como te dá ânimo para ser mais produtivo. Uma cama bem arrumada evita ainda que ela vire um depósito para vários outros objetos – é muito mais difícil fazer uma bagunça em uma cama arrumadinha do que em uma com as cobertas emboladas.

  1. Desapegue!

O ponto crucial da organização é não acumular bagunça ou coisas que você simplesmente não vai mais usar. Pegue caixas e sacolas para separar tudo o que estiver sem função pela casa e fazer uma grande doação! Isso vai mudar também a energia do seu lar, trazendo mais leveza.

  1. Deixe as coisas no lugar

Depois do desapego, mapeie seus armários e organize seus pertences de acordo com o uso – o que você usa diariamente deve ter acesso fácil. Com isto feito, respeite a sua organização! Nada de tirar os brincos e deixar na mesa da cozinha ou acumular sapatos ao lado da porta. Quando a bagunça começa a se formar, a tendência é que ela só aumente. Se você tirar algo do lugar, coloque de volta após o uso. Leva alguns segundinhos, mas faz toda a diferença.

  1. Divida a casa em regiões e separe as atividades por semana

Separe a casa em regiões e se dedique a limpar cada uma por semana – quarto, cozinha, sala, banheiro, por exemplo. Já atividades como lavar a roupa pode ser dividida em dias. Por exemplo, um dia você lava a roupa de cama e as toalhas, no outro, as roupas claras… A gente sabe que tempo é uma coisa pra lá de preciosa na vida das pessoas. Por isso, que tal montar uma tabela possível para a semana? Você pode, por exemplo, separar 15 minutos pela manhã para arrumar a cama e fazer alguma outra pequena tarefa. O mesmo processo vale para a noite – separe um tempo para lavar a louça, tirar os lixos e realizar alguma outra tarefa. Se você conseguir distribuir, ao longo da semana, atividades como varrer o chão, dobrar as roupas secas e limpar os banheiros, por exemplo, não vai precisar tirar um dia todo para aquela grande faxina que dura horas. A ideia é manter a limpeza em dia!

X

SEJA EXCLUSIVO

Receba em primeira mão dicas de reformas, vendas e soluções Krona.

DESEJA RECEBER NOVIDADES EM SEU E-MAIL



    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.