Estação que antecede o verão, a primavera vem acompanhada de cores alegres, flores e muita inspiração. Seja em casa, no comércio ou até mesmo nas roupas, é possível ousar na decoração e no uso de tecidos leves, estampas coloridas e floridas. Toda essa alegria da estação pode também estar em objetos decorativos, como almofadas, xales, cortinas, edredons, papéis de parede e até mesmo uma capa nova para o sofá.
Apesar de servirem de ornamentação o ano todo, nesta estação do ano as flores se destacam pelas suas cores e aromas diferenciados. Para aproveitar ao máximo a qualidade delas, invista em algumas dicas, como, por exemplo, a aposta nos contrastes. Flores coloridas em bases neutras destacam ainda mais a beleza das plantas.
Para deixar tudo ainda mais bonito, vale a criatividade na hora de escolher o vaso, que podem ser desde os tradicionais modelos de vidro, barro e cerâmica, até aqueles feitos a partir da reutilização de materiais. Latas de leite em pó, leiteiras e garrafas de vidro podem ser decoradas e servir de base para as flores também.
Combinações
Além de criatividade, vale também o bom senso na escolha das cores das plantas e objetos. Antes de adquirir novas flores, é importante analisar o ambiente para verificar quais são as cores predominantes no ambiente. O indicado é utilizar três tipos de tons sobrepostos.
Naturais ou artificiais, as flores podem estar em qualquer lugar da casa. Cores da natureza, como amarelo e verde são super bem-vindas nas decorações desta época do ano. Vasos com samambaias ou palmeiras podem ser utilizados na composição de uma decoração primaveril, que também combina com orquídeas e girassóis.
Adequação ao ambiente
É preciso ficar atento às plantas que possuem cheiro acentuado e acabam poluindo o ambiente e trazendo até mesmo desconforto. Existem espécies como jasmim e lírio branco, que são melhores para ambientes abertos e ventilados, por exemplo, pelo forte aroma que exalam.