Quais formas de pagamento devo aceitar na minha loja?

A definição das formas de pagamento de uma loja é determinante para gerar mais vendas. Os consumidores devem ter diferentes opções, com vantagens que facilitem na hora da compra, enquanto os lojistas também devem ficar de olho na saúde financeira do negócio. Por isso, a escolha das formas de pagamento de uma empresa deve ser estratégica, a fim de garantir não só a satisfação dos clientes, mas também a lucratividade em cada venda.

Sem tempo para ler? Que tal ouvir esse post?

As formas de pagamento ideais para cada loja variam conforme o nicho de atuação, bem como o público. Mas o que o comerciante precisa saber a respeito desse tema? Como ele pode implementar medidas que favoreçam a utilização de formas diversas e assertivas de pagamento sem abrir mão da segurança?

É exatamente sobre esse assunto que vamos falar hoje. Portanto, se você quer saber como facilitar o consumo e garantir o aumento do faturamento em sua loja online ou física, continue lendo.

As melhores formas de pagamento

Cartão de crédito e débito

Essa é a forma de pagamento preferida dos clientes e dos lojistas, pois é a que tem a comprovação mais rápida, uma vez que o contato com a operadora costuma ser simples. Além disso, oferece mais segurança para os dois lados e é bem cômoda para os clientes. Oferece custo variável baixo e a possibilidade de adiantar recebimentos.

Outra vantagem que devemos ressaltar é a grande diversidade de bandeiras, como, por exemplo, MasterCard, Visa, HiperCard, American Express, Elo etc. Para atender um grande número de clientes, é importante que a loja  aceite o maior número de redes possíveis. 

Boleto bancário

Essa também é uma forma muito tradicional de pagamento, principalmente quando se trata de compras com valores baixos. Para usá-la, é preciso contratar o serviço de um banco, que fará a emissão do boleto. Algumas contas empresariais já incluem essa modalidade.

A principal vantagem, tanto para o cliente como para o lojista, é a garantia de pagamento à vista. O boleto é um método bastante seguro, no qual o dinheiro já entra na conta da empresa assim que é verificado. No entanto, a confirmação desse processo pode demorar um pouco, além do fato de não ser possível fazer o parcelamento da compra. Por esses motivos, muitas pessoas têm preferido o cartão de crédito.

Depósito

O depósito era uma maneira de receber pagamento online usada no início do e-commerce no Brasil. Porém, com a ocorrência de golpes, acabou deixando de ser recomendada. Mesmo assim, algumas lojas, principalmente as virtuais que estão começando as operações e alguns vendedores do Mercado Livre, ainda a utilizam.

No entanto, a transferência bancária não é uma das melhores formas de pagamento para lojistas, seja pela demora na confirmação do pagamento, seja pela falta de confiança e de segurança transmitida para os clientes.

Débito em conta

Essa modalidade é um pouco parecida com o pagamento com cartão de débito, mas, nesse caso, é usado o número da conta, e não o do cartão, ou seja, trata-se de uma transação à vista, mediada pelos bancos e bastante segura.

Como o débito em conta precisa de autorização dos bancos e, às vezes, até de um convênio, é mais usado para a quitação de serviços recorrentes. 

Paypal

O PayPal é uma das formas de receber pagamentos online mais utilizadas em todo o mundo. A plataforma é considerada a mais segura para transações na internet e se destaca pela sua praticidade em integrar diversas formas de pagamento diferentes, como boleto bancário, transferência digital e cartão de crédito de diferentes bandeiras, entre outras. 

Para usá-la, o usuário precisa ter uma conta, que costuma ser tarifada, dependendo do tipo de transação e das condições de pagamento. 

Pagseguro

Esse serviço é bem parecido com o PayPal. Aceita diversas formas de pagamento, como transferências e cartões, inclusive com a possibilidade de pagar via celular.

Uma vantagem é que as tarifas do PagSeguro são menores. Em alguns casos, quando se tem outros serviços da empresa, o serviço nem é cobrado ou é ainda mais em conta. Além disso, as transações são bem seguras, tanto para o cliente quanto para o lojista. Para quem está abrindo uma loja virtual, pode ser uma boa opção.

Mercado Pago

O Mercado Pago começou como a forma de pagamento segura do Mercado Livre. Quando os vendedores da plataforma eram iniciantes ou com baixa reputação, a ferramenta assegurava o pagamento, inclusive com a devolução em caso de não entrega do vendedor.

Como escolher as melhores formas de pagamento para a minha loja?

Não podemos afirmar neste texto que uma forma de pagamento é melhor que a outra. Você deve avaliar as vantagens e desvantagens de cada uma em seu negócio, sempre considerando se a opção atende as especificidades da empresa e, claro, do público.

De qualquer forma, vale se basear nas informações que citamos aqui e equilibrar com os critérios abaixo. Veja:

  • entenda o comportamento do seu público em relação às finanças pessoais;
  • procure entender quais são as soluções de pagamento mais usadas em seu mercado de atuação;
  • verifique a cobrança de taxas de cada forma de pagamento;
  • pese as diferenças nos prazos;
  • considere a experiência do usuário;
  • examine a segurança financeira para a sua loja.

Por fim, agora que você já conhece as principais formas de pagamento para lojas online e físicas e entende o que deve analisar para montar sua seleção, já pode tomar uma decisão mais consciente sobre qual solução é a mais benéfica para o seu negócio.

X

SEJA EXCLUSIVO

Receba em primeira mão dicas de reformas, vendas e soluções Krona.

DESEJA RECEBER NOVIDADES EM SEU E-MAIL



    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.