Sessão pipoca: filmes que você, lojista, precisa assistir

Administrar uma loja não é uma tarefa simples, são inúmeros fatores e problemas que devem ser solucionados todos os dias de forma rápida e eficaz. Muitas decisões tomadas no dia a dia não são baseadas em ensinamentos da faculdade, mas, sim, na vivência e experiência do negócio, na criatividade ou na observação do profissional. Por isso, estar constantemente consumindo conteúdo inteligente é obrigação para quem deseja ir mais longe, não é mesmo? E você pode fazer isso em momentos de lazer.

Uma boa fonte de insights e aprendizado são os filmes, que, desde o início do século XX, buscam retratar a realidade (por mais surreal que pareça) e transmitir ensinamentos por meio da observação de acontecimentos fictícios. Com a comunicação visual, o processo de aprendizagem é 60 mil vezes mais rápido e quando ouvimos e vemos histórias partes do nosso cérebro são ativadas como se realmente estivéssemos vivendo aquilo.

Por esses motivos, preparamos uma lista com produções que carregam grandes lições sobre liderança, gestão, trabalho em equipe e superação. Confira!

O lobo de Wall Street

O filme, dirigido por Martin Scorsese, conta a história de Jordan Belfort, um corretor de ações que já ganhava 49 milhões de dólares por ano aos 26 anos. Porém, toda sua fortuna era originária de fraudes, corrupção e lavagem de dinheiro. Agora, falando das lições do filme:  a paixão e o entusiasmo que ele passa aos colaboradores cria um ambiente de incrível força de vontade em busca de resultados. Quando o líder realmente acredita na empresa, essa confiança é percebida e absorvida pela sua equipe.

Um senhor estagiário

O enredo discorre sobre a vida de uma CEO de um e-commerce de moda que tem de lidar com o tamanho que sua empresa atingiu em poucos meses, tendo ainda o desafio de manter a qualidade e garantir a continuação do sucesso do negócio que começou em casa. Entretanto, durante esse processo, ela contrata um estagiário aposentado que lhe ensinará muito sobre a vida e as relações dentro de uma empresa. Fique atento ao gerenciamento das relações pessoais, à dedicação ao trabalho e às tomadas de decisões que ensinam muito durante a história.

O primeiro milhão

Imagine chegar a uma empresa e ter a promessa de conseguir seu primeiro milhão em três anos de trabalho: essa é a proposta da J. T. Martin, uma corretora de ações. O filme traz grandes lições sobre como fechar uma venda, sobre a importância de estar preparado para rebater as objeções do cliente e de ter um roteiro de abordagem capaz de levar ao fechamento. Por outro lado, a narrativa deixa claro que quando a motivação principal é somente o dinheiro, derrubando as questões éticas e os valores morais, o final nunca é feliz.

O sucesso a qualquer preço

Em tempos de crise, esse é o filme indicado. Com a economia em recessão, empregados assalariados da Mitch&Murray foram pressionados a aumentar as vendas, caso contrário seriam demitidos.

Para isso, a empresa ofereceu três prêmios: um Cadillac, um jogo de facas e a demissão. Mesmo os vendedores veteranos encontraram dificuldades e passaram a buscar ‘‘pistas preciosas de vendas’’ para conseguir vender e manter o emprego. Esse filme é um importante exemplo de como traçar estratégias para sair da crise, que serve tanto para a empresa quanto para as atividades específicas dos vendedores.

Walt antes do Mickey

Quanto você acredita no seu talento? Este filme trata de como vender uma ideia, mostrar seu talento e fazer as pessoas confiarem em você. Além disso, retrata com maestria uma palavra que está na moda: resiliência! Não se deixe abater pelo fracasso, siga em frente, dê a volta por cima até encontrar o seu “Mickey”. Como diria o próprio Walt Disney, protagonista deste filme biográfico:

“Todos os seus sonhos podem se tornar realidade se você tiver a coragem de persegui-los”.

Agora você já sabe o que deve buscar, acomode-se bem em frente à telinha e preste atenção aos detalhes: por mais que as tramas sejam envolventes, busque ir mais a fundo e entender o porquê de tudo. As mensagens a serem absorvidas serão muito importantes para lidar com o cotidiano dos negócios, pincipalmente com o que mais nos interessa: os clientes. Todos os filmes da nossa lista abordam o principal ingrediente da venda: a persuasão. E, falando nisso, você sabia que existem técnicas muito eficazes para ajudar você a rebater as principais objeções dos seus clientes durante uma negociação?

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