Tipos de ralo: como fazer a melhor escolha

Se você chegou até este conteúdo é porque o seu pedreiro solicitou a compra de um ralo ou porque você está enfrentando problemas devido à escolha incorreta do material, como poças de água e mau cheiro, não é mesmo? Independentemente da situação, nós estamos aqui para ajudá-lo.

Sem tempo para ler? Ouça o post:

Infelizmente, a maioria das pessoas acaba decidindo por qualquer ralo, justamente por não entender a importância que esse item tem para uma construção, o que faz com que o sistema de drenagem do ambiente não funcione de maneira adequada.

Embora pareça algo simples, o ralo tem a função de coletar a água de lavação de pisos e direcioná-la ao destino correto. Outro fator relevante que deve ser lembrado é que o ralo evita que insetos e certos animais consigam entrar na sua casa por meio do encanamento, graças à grelha que esse item possui.

Aqui na Krona, hoje temos dois tipos de ralos: ralo sifonado redondo branco e o quadrado branco, ambos sifonados e com saídas respectivamente pelo fundo e pela lateral.

Como é o ralo?

Em geral, o ralo é formado pelo corpo que recebe o líquido e o direciona para as tubulações de esgoto; é instalado diretamente no chão e, sob ele, é colocada a grelha ou uma tampa.

Quais os principais tipos de ralo?

Agora que você já entendeu melhor a importância de escolher essa peça, que tal compreender mais a fundo os diferentes tipos de ralo e definir o mais adequado para cada ambiente do seu lar?  Venha conferir!

Ralo Sifonado

O ralo sifonado é provido de um sifão interno. Nele, se forma o fecho hídrico, que tem como principal função impedir que o mau cheiro do esgoto retorne pela tubulação (link: https://www.krona.com.br/blog/mau-cheiro-em-ralos/).

Ele funciona da seguinte maneira: um pouco de água fica acumulada no fundo do ralo. Assim, quando a água da lavação for direcionada para o ralo, haverá uma mistura das águas que serão direcionadas para a saída dele; após escoar o excesso de água, novamente permanecerá uma quantidade no fundo do ralo. Dessa forma, o mau cheiro é eliminado e não retorna até o seu lar. Seu funcionamento, como você viu, é semelhante ao de um sifão de pia, já que também conta com esse recipiente de água. Por isso, é importante ter alguns ralos sifonados na sua casa.

Esses tipos de ralo só podem ser usados para coletar águas da lavagem de pisos e chuveiros. No caso de uso em lavanderias, para recolher água da máquina de lavar, por exemplo, onde existe a possibilidade de formação de espuma, é importante optar pela saída instalada na parede para evitar que a centrifugação da máquina funcione (conforme indicado no manual técnico de instalação dos equipamentos).

Ralo seco

Outra opção de tipos de ralo é o ralo seco. Ele não conta com o sifão interno como do ralo sifonado, (link https://www.krona.com.br/blog/ralo-linear-ralo-sifonado-e-ralo-seco-qual-a-diferenca/) parte que justamente permite armazenar um pouco de água no seu interior. Dessa forma, a água passa pela caixa receptora e vai direto para o sistema de esgoto.

A principal vantagem desse ralo é que o escoamento de água é mais rápido do que no modelo anterior, porém pode existir o retorno de cheiros indesejados.

Para evitar essa situação, a principal dica é, de vez em quando, jogar um pouco de água na tubulação. Por conta dessa característica do retorno de odores quando não recebe água é que o ralo seco está mais indicado para áreas constantemente úmidas, como é o caso do chuveiro.

X

SEJA EXCLUSIVO

Receba em primeira mão dicas de reformas, vendas e soluções Krona.

DESEJA RECEBER NOVIDADES EM SEU E-MAIL



    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.