Tudo o que você precisa saber sobre tubulação elétrica

Ao projetar a obra, é essencial fazer um planejamento adequado da parte elétrica – e executá-lo corretamente, para evitar o risco de acidentes e garantir o bom funcionamento das instalações e da tubulação elétrica. Confira algumas dicas!

Planejamento

Hoje em dia, são muitos os aparelhos eletrônicos utilizados em todo tipo de imóvel. Por isso, é importante prever instalações suficientes para as necessidades de cada ambiente, levando em conta a quantidade e o posicionamento das tomadas, além da potência requerida para abastecê-las.

O desenho das instalações também precisa prever a distribuição das saídas de luz e interruptores, bem como a localização dos quadros de medição, a serem descritos de acordo com a NBR 5444 da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Esse planejamento deve ser feito com a ajuda de um profissional especializado. É ele quem determina, ainda, o diâmetro (bitola) dos eletrodutos – os famosos conduítes – a serem utilizados.

Instalação

Cada tipo de eletroduto tem diferentes especificações, a fim de garantir a segurança da tubulação contra pressões, choques e incêndios, por exemplo. Os eletrodutos flexíveis corrugados são indicados para uso em paredes internas. Já os corrugados flexíveis reforçados e os eletrodutos rígidos são destinados a instalações em lajes e pisos, de acordo com o projeto.

Seja qual for o caso, todos os fios elétricos devem ser conduzidos pelos eletrodutos, inclusive o fio-terra, e nunca por outras tubulações. Só assim é possível garantir a segurança das instalações. Afinal, cada tubulação é feita e testada para resistir a determinados fatores, como a pressão exercida pelo concreto ou pelo encanamento de água, eventuais vibrações da estrutura, calor e dilatação, e por aí vai.

Não vale a pena correr o risco de causar um acidente ou danificar sua obra: assegure-se de que o projeto seja cumprido adequadamente e escolha sempre materiais de qualidade, de preferência todos da mesma marca.

Qualidade

A Krona oferece uma linha elétrica completa para instalações de baixa tensão, com segurança e qualidade atestadas por normativas nacionais e internacionais. Com tecnologia antichamas e acabamento impecável, os tubos, conexões e acessórios da Linha Elétrica Krona são ideais para projetos residenciais, comerciais e industriais. Os eletrodutos corrugados em PVC, por exemplo, são uma solução perfeita para instalações com projetos sinuosos, que requerem flexibilidade aliada à resistência.

X

SEJA EXCLUSIVO

Receba em primeira mão dicas de reformas, vendas e soluções Krona.

DESEJA RECEBER NOVIDADES EM SEU E-MAIL



    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.