Tudo que você precisa saber sobre construções sustentáveis

Em um mundo confrontado por problemas ambientais, empregar formas de produção e produtos sustentáveis é essencial para a manutenção de nossa sociedade. No setor de construção civil não é diferente. Utilizar materiais ecológicos e planejar espaços que causem menos impacto na natureza é uma forma de, além de colaborar para a preservação do meio ambiente, promover economia e bem-estar.

Quando falamos em construção e reforma, compreender o que é uma construção sustentável pode ajudar bastante na hora de pensar na arquitetura e nos materiais que serão utilizados.

Se interessou pelo tema? Neste artigo, falaremos um pouco sobre esse tipo de projeto, seus benefícios e daremos algumas dicas sobre a escolha dos materiais. Boa leitura!

O que é uma construção sustentável

Uma construção sustentável leva em consideração os impactos causados na natureza. Portanto, durante toda a realização do projeto os recursos são empregados com o objetivo de reduzir os prejuízos ao meio ambiente. Algumas medidas para alcançar esse objetivo são: diminuir a quantidade de resíduos gerados e utilizar os materiais e bens naturais de forma eficiente.

Por exemplo, podem ser utilizados materiais recicláveis ou que colaboram para a redução do uso de energia, água, que reaproveitam recursos naturais, regulando a temperatura de maneira natural etc.

Leia também Dicas práticas de como economizar energia elétrica em casa!

As técnicas desse tipo de construção, além de serem benéficas para o planeta, também podem trazer economia e aumentar a qualidade de vida dos habitantes do espaço. A seguir, falaremos sobre os principais benefícios de levar a sustentabilidade para a construção civil. Vamos lá?

Benefícios da construção sustentável

Há diversos benefícios de optar por construções sustentáveis. Além das vantagens para o meio ambiente, há também benefícios econômicos e socioculturais. Saiba mais sobre elas!

Economia

Casas e edifícios verdes, ou que utilizam energias renováveis e sistemas de reaproveitamento da água, por exemplo, demandam menos recursos naturais, o que pode reduzir as contas dos inquilinos. Embora o investimento seja alto, o seu retorno pode ser conquistado no médio prazo.

Investir em aquecimento solar vale a pena? Leia o artigo e descubra!

Espaços com tetos verdes ou feitos com materiais que refrescam o ambiente, por exemplo, podem colaborar para a redução do uso de aparelhos eletrônicos que cumprem essa função. Ambientes construídos com materiais resistentes, que têm uma vida útil mais longa, reduzem a necessidade de manutenção.

Além disso, ao optar por materiais recicláveis, mais leves e menos nocivos, o descarte de resíduos e a busca por mão de obra se tornam mais fáceis, agilizando também o processo de construção.

Valorização do imóvel

Ações inovadoras, que buscam reduzir os impactos causados na natureza, são cada vez mais valorizadas. Por isso, empregá-las é uma forma de mostrar compromisso com o planeta, com a saúde e com as pessoas.

Ao oferecer recursos que reduzem custos e tornar os espaços mais agradáveis, as construções sustentáveis aumentam o valor dos imóveis, tornando sua revenda mais vantajosa. Ou seja, os benefícios que esses projetos oferecem aos moradores e à comunidade em seu entorno trazem consigo um potencial de valorização imobiliária.

Há ainda alguns materiais bastante resistentes, capazes de manter o projeto em boas condições por mais tempo. O bambu, por exemplo, é um material versátil e quase tão resistente quanto o aço que é bem avaliado por diversos especialistas.

Melhora da qualidade de vida

Ao melhorar a qualidade do ambiente, trazendo mais conforto e economia para seus habitantes, as construções sustentáveis aumentam a qualidade de vida das pessoas e podem até trazer benefícios para a saúde.

Em um ambiente mais fresco ou com menos poluição, há menos riscos à saúde. Espaços agradáveis, por sua vez, ajudam a reduzir o stress, colaborando para a construção de uma rotina mais tranquila.

Como escolher materiais para uma construção sustentável

Materiais sustentáveis são produtos que causam menos impacto no meio ambiente, promovem o uso eficiente dos recursos naturais e são benéficos para a saúde de moradores e profissionais envolvidos. Tendo em vista os benefícios de utilizá-los, veja algumas dicas para levar em consideração na hora de escolhê-los.

  1. Conheça o processo de produção

Conhecer o ciclo de vida de um material é a melhor forma de avaliar se ele é realmente sustentável. Embora existam produtos feitos de materiais reciclados e de materiais naturais, é importante prestar atenção nos recursos utilizados e nas condições de trabalho oferecidas durante o processo de produção.

Procure saber também a origem da matéria-prima utilizada, verificando se ela é proveniente de fontes seguras e envolve procedimentos legais.

  1. Observe a qualidade do produto

De nada adianta investir em produtos que se dizem ecológicos se eles não cumprirem o prometido pelo fabricante, não é mesmo? Por isso, verifique se eles atendem às normas técnicas e têm selos ou certificados que asseguram a sua qualidade e o emprego de meios de comunicação sustentáveis.

Escolha materiais com maior durabilidade. Ao demandar menos manutenção, os produtos garantem maior economia e colaboram para a redução da extração de mais matéria-prima do meio ambiente.

  1. Certifique a segurança

Além de duráveis e produzidos de maneira sustentável, os materiais também devem oferecer segurança aos inquilinos e trabalhadores da construção. Garanta que a instalação e a manutenção das peças sejam seguras, consumam menos recursos naturais e gerem menos resíduos.

Esperamos que você tenha compreendido o que é uma construção sustentável e quais os benefícios de investir nesse modelo. Na Krona, há você encontra produtos de qualidade, capazes de aumentar a durabilidade de um projeto.
Quer saber mais sobre o tema? leia o artigo Como aproveitar a reforma para deixar sua casa mais sustentável!

X

SEJA EXCLUSIVO

Receba em primeira mão dicas de reformas, vendas e soluções Krona.

DESEJA RECEBER NOVIDADES EM SEU E-MAIL



    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.