Usando as mídias sociais na sua loja

Em meio às obrigações do dia a dia dentro de uma loja, as mídias sociais podem passar despercebidas, entretanto, ao se pensar em inovar e em ferramentas para aumentar as vendas, abrir mão da presença digital é um erro que pode custar caro.

A última edição da Pesquisa Nacional de Amostra por Domicílio Contínua (Pnad Contínua), do IBGE, revelou que 94,2% dos brasileiros utilizaram mídias sociais para trocar mensagens de texto, voz ou imagens em 2016. Já o SPC, em pesquisa realizada em 2018, indica que 74% dos brasileiros usam o smartphone para acessar a internet em alguma etapa do processo de compra. 

As mídias sociais são ferramentas fundamentais na jornada de compra do seu cliente. Por meio delas, a sua loja:

  • divulga produtos disponíveis;
  • ressalta a qualidade de marcas parceiras da loja;
  • oferta produtos que estão com maior estoque;
  • comunica-se com o cliente.

Para você não ficar de fora desse universo, preparamos algumas dicas para que a sua loja se destaque no mundo virtual, confira.

Facebook

Líder de audiência em todo o mundo. No Brasil, 130 milhões de pessoas têm perfis ativos no Facebook. Já somos o 3º colocado no ranking, atrás apenas dos Estados Unidos e Índia. Então, se você ainda não criou uma fanpage para a sua loja, você está perdendo tempo.

A pedida para o Facebook é: promover conteúdos compartilháveis e fazer o cliente se engajar com a sua marca. Invista em postagens com informação e não apenas divulgue os seus produtos. A cada duas postagens de divulgação direta, pense em outras oito para informar o cliente sobre novidades relacionadas ao seu negócio ou apenas interagir com frases voltadas ao nicho do seu empreendimento. Além disso, não esqueça de responder e interagir com as pessoas que comentam nas publicações. Ficou com dúvida? Saiba como a Krona pode ajudar aqui.

Utilizar as redes sociais para promover a marca não é caro. O custo-benefício é vantajoso. Para isso, vale a pena consultar o Facebook Ads. Com anúncios pagos, é possível impulsionar suas publicações e fazê-las chegar até muito mais pessoas sem investir tanto dinheiro. Ainda é possível segmentar as campanhas por idioma, localidade, gênero, idade e interesses. A plataforma dá o passo a passo aqui.

Instagram

No início de 2019, o Instagram atingiu a marca de 57 milhões de usuários brasileiros. Nessa plataforma, o compartilhamento de fotos ou vídeos permite que você apresente um conceito para a sua loja ou empresa e conquiste clientes a partir da experiência que você vende.

É importante usar a logomarca da sua loja como foto de perfil e adicionar uma descrição em poucas palavras do que você pretende vender ou solucionar. Também é possível colocar link para algum site, incluir endereço e telefone.

Vale ressaltar que aqui as fotos vendem. Por isso, não ilustre apenas funções dos produtos ou problemas que podem ser resolvidos. Para agregar valor à sua marca, registre momentos descontraídos no dia a dia da loja, divulgue eventos que a loja ou empresa participou, utilize #hashtags para levar o seu produto a um público específico. Veja como a Krona faz aqui.

Dica extra: a função mais usada do Instagram é o famoso Story. Com publicações que desaparecem após 24h, é possível reforçar alguma promoção, ação ou acontecimento atrelado ao seu negócio. O Instagram oferece diferentes funções para colocar sobre os vídeos, como máscaras faciais, filtros e enquetes. Use!

LinkedIn

Essa plataforma, além de ser um ótimo espaço para divulgar vagas de emprego, é um bom lugar para conversar com outras empresas. Ou seja, o LinkedIn é a rede social que pode ajudar a impulsionar as metas de crescimento do seu negócio e alavancar seu reconhecimento na área.

As páginas empresariais possuem seções específicas para a apresentação de produtos e serviços, e, assim como no Facebook, seus seguidores receberão pelo feed todas as atualizações postadas, como frases, status, links e imagens. Conheça o perfil da Krona.

Youtube

O Youtube permite que, via vídeos, a empresa mostre mais detalhadamente seus produtos e serviços, o que torna mais pessoal a comunicação com os usuários.

Por mais que possa parecer um trabalho difícil, não é. Não necessita de uma superprodução. Utilizando alguém da equipe para dar dicas, você pode apresentar um produto, mostrar seu funcionamento, suas funcionalidades etc. Lembre-se:  tudo deve ser feito com o foco em seu público-alvo. Confira o canal da Krona.

WhatsApp

O WhatsApp é o aplicativo para smartphones mais utilizado pelos brasileiros, com 68% de preferência, segundo a pesquisa MMA Mobile Report 2017. Vale para bater papo, se divertir, mas também realizar negócios: dá para conversar com clientes e fornecedores, fazer chamadas de áudio ou vídeo e até fechar vendas pelo WhatsApp.

O WhatsApp Business é uma versão do app voltada a empresas, especialmente negócios individuais e de menor porte. Possui uma série de funcionalidades bacanas para você vender mais. Com um perfil comercial, o usuário que conversa com você sabe que está falando com uma empresa. Isso exige a sua atenção quanto ao preenchimento do perfil, já que ele funciona como um cartão de visitas.

A plataforma ainda tem etiquetas para marcar os clientes com informações como “pagamento pendente” ou “pedido finalizado”.

Antes de colocar as nossas dicas em prática, prepare um calendário do varejo para conseguir aproveitar datas especiais durante o ano. Isso facilita o desenvolvimento de campanhas promocionais e guia o tipo de conteúdo que você vai postar. Além disso, utilize fotos reais e autorais para publicações.  E lembre-se: eleja um porta-voz da loja para fazer vídeos e posts com dicas de produtos e ofertas. Se quiser saber mais sobre esse assunto, leia nosso e-book: A importância do alinhamento dos canais de comunicação da sua loja.

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