Vazamentos: faça alguns testes para evitar desperdícios e dores de cabeça

Os vazamentos de água podem acontecer a qualquer momento. Você precisa sempre estar atento, pois, se descobertos tarde, podem sair caro para seu bolso. Até mesmo um pequeno vazamento pode ser encontrado por meio de algumas técnicas simples. Confira!

Conta de água: o primeiro sinal de que algo não está certo vem sinalizado na conta de água. Se você percebeu um aumento expressivo que parece não justificado pelo uso, é um sinal de alerta.

Verifique o relógio de água (hidrômetro): vá até o relógio e anote o número que aparece no ponteiro maior. Deixe todos os registros abertos e certifique-se de que as torneiras estão bem fechadas – e não as utilize durante o teste. Também não use o vaso sanitário. Depois de uma hora, volte ao relógio de água e veja se o número do ponteiro maior mudou. Se tiver aumentado, sinal de vazamento!

De olho nas caixas de descarga: para verificar se há vazamento de água no vaso sanitário, remova a tampa da caixa de descarga e escute com atenção se é possível identificar barulho de água escorrendo. Se não ouvir nada, pingue algumas gotas de corante na caixa da descarga. Espere vários minutos e, se o vaso estiver colorido, você tem um vazamento causado pelo obturador/comporta de fluxo de água no fundo da caixa, o que deixa a água escoar. Se você tem mais banheiros, repita o processo em cada vaso para garantir que não ocorra mais de um problema.

Torneiras e chuveiros: faça uma busca por gotejamentos em torneiras e cabeças de chuveiros. Se a sua casa tem uma área externa, não se esqueça de olhar também sistemas de irrigação e mangueiras.

Canos alimentados pela rede: o primeiro passo para fazer o teste é fechar o registro na parede. Em seguida, abra alguma torneira alimentada diretamente pela rede e espere a água parar de sair. Imediatamente, coloque um copo cheio de água na boca da torneira – se você notar sucção dessa água, sinal de vazamento.

Canos alimentados pela caixa d’água: feche torneiras, desligue aparelhos que usam água e não use os vasos sanitários. Em seguida, feche bem a torneira de boia da caixa – o que vai impedir a entrada de água. Na própria caixa, faça uma marcação do nível da água. Cerca de uma hora depois, confira se o nível da água continua o mesmo. Se tiver baixado, sinal de que há um vazamento na canalização ou nos sanitários que são alimentados pela caixa.

X

SEJA EXCLUSIVO

Receba em primeira mão dicas de reformas, vendas e soluções Krona.

DESEJA RECEBER NOVIDADES EM SEU E-MAIL



    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.