A limpeza da caixa d’água deve ser feita a cada seis meses, independente de qual for o seu material. Isso porque os resíduos, como poeiras ou folhas, acumulados no fundo do reservatório podem sair pelas torneiras e, com o tempo, entupir as tubulações. Siga os passos básicos para realizar essa limpeza:
- Feche o registro de entrada, que fica na entrada da caixa;
- Destampe a caixa d’água, amarre suavemente a boia, deixando-a na posição fechada;
- Abra todas as torneiras, chuveiros e acione as descargas para esvaziar a caixa d’água, deixando um palmo de água no reservatório;
- Quando o esvaziamento estiver chegando ao nível de um palmo, feche o registro de saída de água, localizado na parte de fora da caixa d’água;
- Com um balde, retire ao máximo a água do fundo do reservatório. Utilize um pano limpo e uma esponja para retirar todo restante da água;
- Seque bem todo o fundo do reservatório;
- Abra a entrada de água e deixe cair até atingir o nível de um palmo;
- Despeje cerca de dois litros de água sanitária e deixe de molho por aproximadamente duas horas;
- No intervalo de uma hora, molhe a esponja ou pano limpo na água com água sanitária e limpe as paredes do reservatório;
- Depois de duas horas, abra a saída de água da caixa d’água e todas as torneiras, chuveiros e acione as descargas. Dessa forma todos os tubos vão ser limpos;
- Pronto, agora é só abrir a entrada de água novamente e deixar correr um pouco por todas as saídas da casa;
- Tampe bem a sua caixa d’água, evitando o acúmulo de sujeira e larvas de insetos.
