Krona cresce e projeta nova unidade para ser referência em indústria 4.0

A Krona Tubos e Conexões prevê para março de 2021 o início do funcionamento de sua nova unidade de produção, desenhada para ser uma referência em indústria 4.0. Com 2 mil metros quadrados, a fábrica está em construção no Perini Business Park, em Joinville (SC). O investimento será de R$ 12 milhões, com geração de aproximadamente 140 empregos diretos. A empresa possui outras duas unidades no município catarinense, onde foi criada, há 26 anos, e uma terceira em Marechal Deodoro (AL), com um total de 1.700 colaboradores. Situada entre as maiores do país no setor, a Krona Tubos e Conexões subiu 43 posições no ranking das mil maiores empresas brasileiras, de acordo com a 20ª edição do anuário Valor 1000, do jornal Valor Econômico.

A nova fábrica foi projetada para ser 100% conectada, com monitoramento dos equipamentos em tempo real via internet e dados armazenados em nuvem, o que permitirá o acompanhamento remoto. A análise dessas informações possibilitará, por exemplo, a previsão de eventuais falhas e atuar preventivamente. Outra novidade será a presença de robôs nos sistemas automatizados de montagem.

Representantes da equipe de engenharia da Krona trabalham com players do ecossistema de inovação para apresentar informações, referências, possibilidades e demandas relacionadas a temática da indústria 4.0. Participam do projeto representantes da Universidade Federal de SC (Ufsc), Universidade do Estado de SC (Udesc), Universidade Católica, Univille e Unisociesc, além de entidades como a Associação Brasileira de Internet Industrial (ABII); da Vertical Manufatura, da Associação Catarinense de Tecnologia (Acate); do laboratório FaberUp/Fiesc; do programa Perini City Lab; e da Pollux, desenvolvedora de soluções de manufatura avançada e robótica colaborativa, que tem sede no Perini Business Park e braço de inovação no Ágora HUB.

“O desafio das empresas no cenário de muitas transformações tecnológicas e mudanças de comportamento de consumo intensifica-se a cada dia e exige respostas rápidas, precisas, alta flexibilidade e total integração dos times para entregar resultados sustentáveis a todas as partes interessadas. Nosso DNA carrega esta mensagem e desafia nosso time a fazer cada dia melhor”’, explicou Edson Fritsch, diretor Industrial da Krona.

“O Ágora cumpre sua função de conector da tríplice hélice para gerar inovação a empresas e entidades que estão em nosso entorno. Assim, aproximamos academia, mercado e sociedade às demandas de uma grande empresa que busca não apenas desenvolvimento tecnológico, mas também uma rede que estimule o desenvolvimento de políticas de inovação e novos negócios”, afirmou Jean Vogel, diretor executivo do Ágora.

Crescimento e perspectivas para 2021

No novo ranking do anuário Valor 1000, a Krona passou da classificação 844 (2018) para 801 (2019). A pesquisa é desenvolvida em parceria com a Serasa Experian e o Centro de Estudos em Finanças da EAESP/FGV-SP. No ano passado, as vendas da empresa cresceram 10%.

“O resultado é consequência de nosso investimento em pesquisa, inovação e no profissionalismo da gestão. Avançamos no mercado nacional a partir do fortalecimento do reconhecimento que conquistamos ao longo destes 26 anos, com alta qualidade dos produtos e o excelente relacionamento e transparência com lojistas, vendedores e o público final”, avaliou Valdicir Kortmann, vice-presidente Comercial e Marketing.

Em 2020, a crise gerada pela pandemia de Covid-19 teve como consequência um período atípico. Em abril, houve uma reação positiva após a liberação das lojas de materiais de construção como atividade essencial, somada à mudança no comportamento de compra do consumidor, que passou a ficar mais em casa e a fazer obras e reformas. O auxílio emergencial do governo foi outro fator importante.

“Acreditamos que a partir de janeiro haverá uma estabilização. Para 2021, a expectativa é de números ainda muito bons, em consequência dos investimentos do governo na recuperação do déficit habitacional e na atratividade dos imóveis como investimento”, analisou Valdicir Kortmann. A empresa atende 10 mil clientes ativos, com um portfólio que reúne cerca de 1.000 itens.

X

SEJA EXCLUSIVO

Receba em primeira mão dicas de reformas, vendas e soluções Krona.

DESEJA RECEBER NOVIDADES EM SEU E-MAIL



    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.