4 dicas para Encantar e Fidelizar os Consumidores




Estamos em clima de comemoração pelo Mês do Consumidor, e quem tem ou trabalha em uma empresa sabe que não há nada que tenha mais valor que um cliente fiel. Estima-se que um cliente fiel seja até cinco vezes mais barato para conquistar que um novo e ainda pode corresponder a até 65% de todas as vendas de uma empresa. Por isso, é tão importante encantar e investir na fidelização dos clientes.

Como clientes, sabemos que receber a oferta que queremos na hora em que precisamos pode ser surpreendente. Portanto, antes de fidelizar o cliente, é preciso conhecê-lo melhor.

Você pode começar respondendo algumas perguntas simples:

  • Quem é o meu cliente e como ele se comporta?
  • O que o meu público está buscando?
  • A minha empresa atende qual necessidade?
  • Como eu vou vender para este cliente?
  • Quando ele mais precisa do meu produto?

Com as respostas em mãos, você está pronto para mostrar ao seu cliente que o seu principal objetivo é resolver os problemas dele e ainda estar um passo à frente das suas necessidades.

Agora que você já conhece o seu cliente, é preciso saber o que ele realmente valoriza para ser fiel. Conheça as vantagens e benefícios que mais surpreendem os clientes:

  • atendimento impecável;
  • segurança nas transações;
  • promoções e benefícios;
  • economia e bons preços;
  • confiança na empresa.

Também é preciso levar em consideração alguns elementos que são fundamentais para a fidelização dos clientes.

  • Uma boa conversa: você pode utilizar diversos meios, prestando atenção ao tempo e aos interesses do cliente.
  • Honestidade: estar disposto a ouvir a verdade sobre seus produtos e serviços e sempre trabalhar com honestidade.
  • Muita empatia: entender os problemas e sentimentos dos clientes é fundamental para uma boa relação.

Levando isso em consideração, chegou a hora de dar os próximos passos em direção à fidelização dos seus clientes. Selecionamos 4 dicas que vão ajudar a sua empresa a se destacar da concorrência e encantar o público, confira.

Para além de um bom atendimento: conheça o seu cliente

O atendimento deve ser um dos principais diferenciais da sua empresa e é o primeiro passo para encantar o público: treine seus colaboradores para atender o cliente da mesma forma que eles gostariam de ser tratados e, principalmente, para que identifiquem como os clientes desejam ser atendidos.

Com uma abordagem apropriada, é possível entender as preferências e as reais necessidades de cada consumidor e oferecer as melhores soluções. Para isso, é preciso ter muita sensibilidade e saber se colocar no lugar do outro. Ainda, é importante manter-se atualizado sobre o mercado e avaliar o que pode ser utilizado para o seu negócio e seus clientes.

Foque no cliente certo

Direcione suas ações para as pessoas certas, considerando os seus clientes em potencial e o que eles esperam dos seus produtos e serviços. A partir daí, faça com que o cliente seja o principal motivo do seu trabalho, criando um relacionamento recíproco e de qualidade.

Lembre-se que clientes fiéis merecem um tratamento diferenciado. Por isso, invista em ações exclusivas como descontos, vantagens e ofertas personalizadas.

Monitore todos os resultados

Quanto mais você monitora, mais você conhece o seu público e mais informações você obtém para fidelizar e conquistar novos clientes. Portanto, acompanhe cada ação e o resultado que vem dela. Entenda qual a abordagem mais eficiente para cada tipo de consumidor, mapeie rapidamente as falhas, implante melhorias e saiba quais estratégias cativaram o público. Assim, fica mais fácil alinhar as metas e avaliar melhor o seu negócio.

Faça um bom acompanhamento pós-venda

Um erro muito comum nas empresas é pensar que o atendimento acaba junto com a venda. Não se engane: com um mercado cada vez mais competitivo, é fundamental elaborar uma estratégia de pós-venda para dar continuidade ao relacionamento com o consumidor e demonstrar para o cliente que você se preocupa com o sucesso dele. Mensagens, telefonemas e e-mails são estratégias simples e que fazem com que o cliente se sinta valorizado. A experiência que você oferece após as compras é fundamental para conquistar a fidelidade do público.

Use uma abordagem personalizada

Existem diversos tipos de pessoas, por isso o seu atendimento precisa ser personalizado, assim a sua comunicação e o seu poder de persuasão serão mais eficientes. Prepare-se para lidar com diversos estilos de pessoas, por exemplo: uma pessoa impaciente talvez se sinta desconfortável se você começar a disparar muitas perguntas; uma pessoa formal talvez se sinta desconfortável se você fizer muitas brincadeiras.

Busque solucionar os problemas e atender as expectativas dos seus clientes. É importante que você primeiro identifique exatamente o que ele está buscando. Cabe ao vendedor analisar qual a solução ideal para atender a necessidade do cliente para aconselhá-lo de forma assertiva.

Sorria! Solucione problemas prontamente! Surpreenda o seu cliente!

Encantar clientes tem muito a ver com adaptabilidade, esse jogo de cintura deixa a comunicação muito mais eficiente e a venda mais certeira.

Dica extra: Seja disciplinado com planejamentos e prazos, implemente melhorias contínuas, pense grande e aja rápido! Assim, você sempre terá um bom relacionamento com os clientes e garantirá o sucesso da sua empresa.


Categoria: Comportamento
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