5 motivos para utilizar CPVC na sua instalação de água quente

Uma instalação de água quente é formada por materiais que permitem que a água que sai de torneiras, chuveiros, duchas e banheiras, por exemplo, esteja aquecida. De acordo com a NBR 5626, norma brasileira que regula as instalações de água quente, essas tubulações devem operar em uma temperatura de até 70°C.

Não consegue ler agora? Ouça aqui:

Se você está planejando construir ou reformar e está em dúvida sobre qual o material ideal para utilizar na instalação de água quente do seu projeto, fique tranquilo. A partir de agora, você vai ver 5 motivos pelos quais utilizar tubos e conexões de CPVC é a melhor opção nesse caso. Vamos lá?

1 – O CPVC é resistente à corrosão

A corrosão é um problema comum nas tubulações metálicas , e os tubos e conexões de CPVC possuem uma resistência maior do que outros materiais à corrosão interna e externa. Isso faz com que os riscos de vazamento, de diminuição do fluxo de água e de falhas na instalação sejam reduzidos.

 2 – É fácil de instalar

A facilidade de instalação é o grande diferencial do CPVC, pois não é preciso usar nenhum equipamento ao instalar, ao contrário dos tubos e conexões de PPR que necessitam de uma termofusora. Para instalar o CPVC, a soldagem é feita com um adesivo plástico próprio para esse material, como o Adesivo Plástico CPVC Ultraterm Krona®,  que une de forma simples e prática os tubos e conexões.

Veja o passo a passo da instalação:

  • corte a tubulação no tamanho necessário e limpe as rebarbas e os diâmetros internos das conexões;
  • aplique o Adesivo Plástico CPVC Ultraterm Krona® na extremidade do tubo e na bolsa da conexão;
  • junte as duas peças, dando um quarto de volta e segure por 30 segundos;
  • faça a limpeza do excesso de adesivo e não mexa na junta nos primeiros 15 minutos, aguarde 8 horas para passar água e 24 horas para fazer o teste de estanqueidade.

3 – Exige pouca ou nenhuma manutenção

Assim como a instalação, a manutenção de tubulações de CPVC também é mais simples. Se for instalado corretamente, esse material exige pouco ou nenhum reparo. Porém, caso seja necessário, esse reparo também é realizado sem o uso da fusão térmica.

Veja o passo a passo da manutenção de uma tubulação de CPVC:

  • corte o pedaço danificado e faça o reparo utilizando duas luvas de correr, como a Luva de Correr Ultraterm Krona®, e a Pasta Lubrificante Krona;
  • uma luva deve ser colocada em uma das extremidades e a outra na outra extremidade, com um pedaço de tubo;
  • as luvas devem ser deslizadas para ficarem unidas, deixando as partes cortadas no centro das luvas.

4 – O CPVC possui resistência mecânica superior

Os tubos de CPVC também podem ser utilizados para sistemas de condução de água fria onde resistem a temperatura de 20ºC, e alta pressão 24 kgf/cm². Sua principal aplicação é nos sistemas de condução de água quente, podendo chegar a temperatura de 70ºC e pressão de 9 kgf/cm². Em algumas instalações, é necessário o uso de uma válvula de segurança para limitar a temperatura de acordo com a especificação normativa. Além disso, a tubulação de CPVC tem baixa condutividade térmica, ou seja, a perda de calor é reduzida, garantindo que a água se mantenha aquecida durante o percurso, e a temperatura da superfície do tubo se mantém baixa, reduzindo a chance de queimaduras na hora de realizar manutenções.

5 – É um material que possui longa vida útil

Justamente por ser resistente a efeitos corrosivos, altas temperaturas e altas pressões, o CPVC possui uma ótima durabilidade e longa vida útil aos produtos. Esse material já é utilizado no mundo todo há mais de 60 anos. Existem normas brasileiras para fabricação dos produtos NBR 15884 que garantem a  padronização e asseguram a qualidade e a segurança na aplicação.

Como você viu, não faltam motivos para utilizar CPVC na sua instalação de água quente. Além disso, é muito importante escolher produtos de qualidade para deixar sua obra mais segura por mais tempo.

A Linha CPVC Ultraterm Krona® possui tubos e conexões fabricados em CPVC, com a garantia de qualidade que só a Krona oferece. Utilizar os produtos dessa linha nas suas instalações hidráulicas de água quente vai garantir resistência, praticidade e durabilidade para o seu projeto. Clique aqui e conheça a linha completa. 

X

SEJA EXCLUSIVO

Receba em primeira mão dicas de reformas, vendas e soluções Krona.

DESEJA RECEBER NOVIDADES EM SEU E-MAIL



    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.