Como consertar uma torneira pingando?

Não aguenta mais ouvir aquele pinga-pinga na sua torneira? Além do barulho que incomoda, uma torneira pingando representa um desperdício de 48 litros de água por dia, segundo dados da CASAN.

É hora de acabar com esse problema na sua casa. Entenda os possíveis motivos do vazamento e saiba como consertar a sua torneira.

O que causa o pinga-pinga na torneira?

É comum pensar que o motivo dos pingos seja uma torneira mal fechada, mas nem sempre isso é verdade. O vazamento pode ser sinal de desgaste na borracha de vedação que fica dentro da torneira, o vedante, também conhecido como borrachinha. Essa peça é encontrada nas torneiras mais comuns; para consertar é só trocar a peça por uma nova.

Caso a sua torneira seja do modelo ¼, em vez da borrachinha, será preciso trocar uma peça chamada “reparo”.

Como fazer o conserto da torneira?

Para acabar com o pinga-pinga, você precisa seguir alguns passos.

1 – Feche o registro de água do local, aquele registro de manutenção geralmente encontrado em banheiros, cozinhas, áreas de serviço, ou na saída da caixa d’água.

2 – Para desmontar a torneira e retirá-la da pia, você vai precisar de uma chave de fenda para remover o parafuso, ou maçaneta, que a prende na mangueira, para ter acesso ao vedante. Alguns modelos de torneiras têm a maçaneta rosqueada, se for o caso da sua, basta girá-la para soltar. Se a maçaneta estiver presa, utilize um alicate para ajudar na remoção e cubra o local com um pano, para não arranhar a peça, nem se molhar.

3 – O vedante é um pequeno disco de borracha, se não encontrar, verifique se ele não ficou dentro da maçaneta. Ao identificar a peça, veja se está danificado ou se apenas saiu do lugar.

4 – Se o vedante estiver danificado, retire-o e substitua por um novo, que pode ser encontrado em lojas de materiais de construção.

5 – Se isso não resolver, ou se a sua torneira for de ¼ e não possuir vedante, o problema é no reparo. A dica é verificar, antes mesmo de substituir o vedante, no caso da torneira comum, se o reparo apresenta algum tipo de dano ou rachadura. Se houver, pule a etapa do vedante e retire o reparo. Em outras palavras, ele sai completamente da torneira e precisa ser levado até uma loja de materiais de construção para que você possa adquirir uma peça idêntica, que encaixe perfeitamente na sua torneira.

6 – Uma outra possibilidade é o vazamento ser causado apenas por sujeira. Se não houver nenhum dano no vedante ou no reparo, verifique se há poeira ou limo nas peças e faça a limpeza. Você ainda pode desmontar o reparo para limpá-lo, retirando uma pequena trava, que fica em sua extremidade, com uma chave de fenda. Após remover essa trava, empurre o pino do reparo para soltar as partes da peça. Lembre-se de observar a ordem das peças do reparo para conseguir montá-lo depois. Dentro do reparo, você vai ver que o pino de metal tem três pequenos anéis de borracha semelhantes ao vedante: se estiverem desgastados, devem ser substituídos.

Como montar a torneira depois do conserto?

Problema resolvido? Veja como deixar sua torneira pronta para uso novamente.

1- Rosqueie o reparo na torneira.
2 – Encaixe a tampa de proteção.
3 – Prenda as peças de acabamento.
4 – Fixe a peça com o parafuso (maçaneta).
5 – Faça a conexão da mangueira do engate na rosca da torneira.

Agora que você já sabe como consertar a sua torneira, que tal aprender sobre testes que podem ser feitos para identificar vazamentos e ver dicas sobre os materiais ideais para a sua instalação hidráulica. Continue acompanhando nossos artigos e saiba tudo sobre reformas e construções.

X

SEJA EXCLUSIVO

Receba em primeira mão dicas de reformas, vendas e soluções Krona.

DESEJA RECEBER NOVIDADES EM SEU E-MAIL



    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.