Aprenda a plantar e cultivar suculentas em casa

Plantas enchem a casa de vida! Uma boa opção para quem não tem muito tempo, é meio esquecido ou costuma viajar é cultivar suculentas: além de lindas, elas requerem poucos cuidados. Que tal montar um jardim diferente?

Um pouco sobre elas

São conhecidas como suculentas diferentes espécies de plantas capazes de armazenar água (nas folhas ou no caule, por exemplo) e têm aquela aparência “gordinha”. Elas são originárias de regiões quentes e áridas, por isso, conseguem passar vários dias sem receber água. Algumas variedades bem conhecidas são dedinho-de-moça, carpete-dourado, bálsamo e planta-jade.

Para montar seu jardim

Em um vaso furado no fundo, coloque uma camada de pedrisco para fazer a drenagem da água. Preencha com substrato (encontrado em floriculturas ou lojas do ramo). Para aumentar a capacidade de drenagem, você também pode misturar um pouco de areia e colocar mais uma camada de pedrisco no final, em volta das plantas. Combine as suculentas de sua preferência – para algumas espécies, basta uma folha para fazer uma muda! Nesse caso, não precisa enterrar: é só deixá-la sobre o substrato.

suculentas-2

Posicionamento

Deixe o vaso em um lugar arejado onde pegue sol. Algumas variedades podem sobreviver à meia sombra, mas, em geral, as suculentas precisam de bastante iluminação.

Cuidados

Como elas necessitam de pouca água, você pode regar em torno de uma vez por semana. Observe as folhas: se estiverem enrugadas, pode ser um sinal de sede. Evite colocar água sobre elas – molhe apenas o substrato. Porém, cuidado! Água demais apodrece as raízes – o equivalente a uma ou duas colheres de sopa geralmente dá conta do recado. Pelo menos uma vez por ano, renove o substrato para garantir a manutenção dos nutrientes. Se tiverem tudo de que precisam, as plantas ficam menos suscetíveis a doenças e ataques, como os de pulgões, fungos, lesmas e caracóis. Mas fique sempre de olho: o quanto antes um eventual problema for percebido e tratado, menor é o dano e mais simples e rápida é a recuperação!

X

SEJA EXCLUSIVO

Receba em primeira mão dicas de reformas, vendas e soluções Krona.

DESEJA RECEBER NOVIDADES EM SEU E-MAIL



    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.