Como deixar sua casa confortável para animais de estimação

Quem ama os animais de estimação sabe que é necessário fazer alguns investimentos para proporcionar bem-estar a eles, o que inclui deixar o lar mais confortável e adaptado. Além de água, comida e carinho, cães e gatos precisam de banho, tosa, passeio, brinquedinhos e cuidados veterinários.

Não consegue ler agora? Ouça aqui:

Tanto para quem já tem animais de estimação quanto para quem está planejando ter, separamos algumas dicas para deixar a casa preparada e confortável para acomodar os bichinhos.

1. Ofereça o espaço adequado para eles

Apenas animais de raças pequenas se adaptam bem aos apartamentos menores. Por isso, cachorros de raça média ou grande ou ainda aqueles muito ativos são indicados apenas para apartamentos mais espaçosos ou casas com quintal. Para ter gatos em ambientes pequenos, organize opções para eles escalarem, como prateleiras em sequência ou arranhadores com vários andares.

2. Cuide da higiene do pet e do ambiente

Cuidar da higiene do ambiente e dos animais é de extrema importância, especialmente se você tiver mais de um pet. Por isso, mantenha uma rotina regular de banho e tosa, principalmente se você tiver cachorro, e deixe em dia o calendário de vacinação do animal. Em relação ao ambiente, o ideal é ter um espaço do apartamento específico para o bichinho fazer suas necessidades, mas, às vezes, mesmo assim, o odor de urina e fezes pode se espalhar para outros cômodos. Para eliminar esse odor, use produtos específicos, que também evitam a proliferação de microorganismos.

3. Mantenha seus animais de estimação seguros

Além de conforto e higiene, também é importante proporcionar um local seguro para eles. Veja alguns detalhes simples que podem evitar acidentes:

  • instale uma rede de proteção para animais de estimação nas sacadas e janelas, principalmente se você tiver gatos, pois isso evita que eles fujam ou caiam, sem impedir que se movimentem pelo apartamento;
  • prenda fios elétricos no alto ou use materiais de proteção, como canaletas, pois os animais costumam morder tudo que veem pela frente e, no caso dos fios, eles podem se sufocar ou levar choques;
  • evite ter plantas que sejam tóxicas para animais, como espada-de-são jorge, comigo-ninguém-pode, azaleia e copo-de-leite. Se tiver, mantenha fora do alcance dos seus pets.

4. Tenha um espaço próprio para as necessidades do pet

Mesmo que seu pet esteja acostumado a fazer as necessidades fisiológicas em ambientes externos durante os passeios diários, é importante que ele tenha um local próprio para isso em casa, de preferência que tenha circulação de ar e fique longe dos potes de comida e água. No caso dos gatos, utilize uma caixa de areia. Para os cachorros, podem ser usados jornais ou recipientes para urina, que você encontra em pet shops.

5. Cuide da adaptação dos animais de estimação a novos ambientes

Se você mudou ou vai mudar de casa e já tem animais de estimação, também precisará cuidar da adaptação deles ao novo ambiente. Separamos algumas dicas para ajudar você nesse momento.

Adaptação de cachorros

  • Mantenha os horários de rotina do seu cachorro, como a hora de comer e de passear.
  • Mesmo que você queira comprar itens e brinquedos novos para ele, mantenha os antigos para facilitar a mudança de ambiente.
  • Fique um tempinho sem lavar a caminha ou as cobertas dele, pois sentir o cheiro da antiga casa ajuda na adaptação.

Adaptação de gatos

  • Mantenha objetos da sua antiga casa, como a caminha, o arranhador e até mesmo alguns itens da decoração pelos quais ele costumava “passear”.
  • Instale telas de proteção nas janelas e varandas, caso esteja mudando para um apartamento, e verifique se não há espaços no muro pelos quais ele possa passar, caso mude para uma casa.
  • Considere o uso de feromônios artificiais, que imitam o odor que o seu gato deixa no ambiente quando está confortável.

Bônus: faça um bebedouro de PVC para seus pets

Sobraram tubos e conexões de PVC depois da reforma da sua casa? Então, eles podem virar bebedouros para os seus animais de estimação. Outra ótima opção é deixar esse bebedouro na frente da sua casa, para cuidar, também, dos animais de rua. Veja, abaixo, como é fácil de fazer.

Como fazer um bebedouro de PVC

Materiais:

Como montar:

  • Para começar, você deve unir o joelho 45º esgoto DN 100 ao cap esgoto DN 100. Essas peças ficarão no topo do bebedouro.
  • Coloque o outro lado do joelho 45º esgoto DN 100 encaixado na ponta do segmento de 70 cm de tubo esgoto DN 100. É nessa parte que a água ficará armazenada.
  • Pegue um joelho 90° esgoto DN 100 e corte a parte inferior. Insira um anel de vedação na bolsa da conexão.
  • Encaixe o joelho 90° esgoto DN 100, já com o anel de vedação, no segundo joelho 90° esgoto DN 100.
  • Insira um anel de vedação na bolsa do joelho 90° esgoto DN 100.
  • Encaixe a bolsa com anel de vedação do joelho 90° esgoto DN 100 na ponta de baixo do segmento de 70 cm de tubo esgoto DN 100.
  • Com as 2 abraçadeiras tipo U para tubo DN 100, os 4 parafusos de 6 mm e as 4 buchas de 6 mm, fixe o bebedouro na parede.

Clique aqui e assista ao vídeo de montagem do bebedouro de PVC.

Gostou das nossas dicas? Aqui no nosso blog, você sempre encontra dicas como essas. Além disso, você também pode acompanhar nossos conteúdos nas redes sociais clicando aqui.

Aproveite também para conhecer os produtos Krona no nosso site. É só clicar aqui.

X

SEJA EXCLUSIVO

Receba em primeira mão dicas de reformas, vendas e soluções Krona.

DESEJA RECEBER NOVIDADES EM SEU E-MAIL



    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.