Como envernizar móveis de madeira

Quer dar uma cara nova para aquele seu móvel de madeira? Ou então reaproveitar um móvel antigo que está sem uso e que pode ficar lindo na sua decoração? O verniz é uma ótima solução nesses casos.
A madeira envernizada renova o móvel, deixa a casa mais bonita e o ambiente mais agradável. Além disso, o verniz também protege e evita que o móvel fique arranhado e manchado. Neste conteúdo, separamos algumas dicas e o passo a passo para você envernizar móveis de madeira corretamente.

Não consegue ler agora? Ouça aqui:

Dicas para preparar o processo
O verniz é uma película de acabamento que pode ser utilizada para revestir diversos tipos de madeira. Ele ajuda a aumentar a durabilidade do material, criando uma camada que protege de água, graxa, pó e outros agentes que podem danificá-lo. Veja alguns pontos que você deve considerar antes de começar o processo de envernizar móveis de madeira.

Escolha um lugar bem iluminado e ventilado: como o cheiro do verniz é forte, pode acabar causando tontura ou enjoo, portanto, considere um espaço com janelas ou até mesmo fora de casa. Também é importante que haja uma boa iluminação, pois ela ajuda a identificar as imperfeições que podem acontecer durante o processo, como bolhas de ar, marcas de pincel e partes sem acabamento.

Deixe o local limpo: antes de começar a envernizar, limpe bem o local onde vai fazer o processo, pois, se houver poeira e sujeira em volta, quando bater um ventinho elas podem grudar no verniz e arruinar o acabamento do seu móvel.

Fique atento à temperatura: no dia em que você for envernizar móveis, o ideal é que a temperatura esteja entre 21 e 26 graus. Se estiver mais quente, pode formar bolhas no verniz; se estiver muito frio, vai demorar para secar e pode haver acúmulo de sujeira sobre a peça.

Proteja-se: o verniz é um produto químico que faz mal à saúde, então é muito importante usar máscara e óculos de proteção. Além disso, ele pode manchar tecidos, então o melhor é usar um avental ou uma roupa mais velha.

Escolha o produto certo: existem vários tipos de vernizes, você só precisa achar o melhor para o móvel que deseja envernizar. Por mais que eles tenham o mesmo objetivo, cada um apresenta características diferentes. É bom conversar com alguém que entenda do assunto antes de comprar.

Passo a passo para envernizar móveis de madeira
1 – Comece preparando o ambiente que, como falamos, deve ser limpo, iluminado e ventilado. Use jornal ou papelão para proteger as paredes e o chão próximos ao móvel que você vai envernizar.

2 – Com tudo pronto, é hora de começar: primeiro, tire o acabamento anterior do móvel lixando a madeira para tirar todas as imperfeições e possíveis farpas. O ideal é utilizar uma lixa nº 80 (grossa) e depois uma nº 120 (fina). Lembre-se de lixar seguindo o sentido da própria madeira para não fazer arranhões.

3 – Depois de lixar, limpe o móvel com um pano úmido para tirar o pó e a sujeira e espere secar bem.

4 – Se o seu verniz for à base de óleo, dilua com tíner. Caso ele seja à base de acrílico, dilua com água, seguindo as instruções da embalagem.

5 – Passe a primeira camada de verniz no móvel e deixe secar por 24 horas. Depois, lixe novamente usando uma lixa superfina de forma suave e limpe bem com um pano úmido.

6 – Aplique outra camada (essa não precisa ser diluída) e deixe secar por mais 24 horas. Lixe a segunda camada e passe um pano úmido para sair toda a poeira.

7 – Repita o processo acima mais três vezes, sempre respeitando o tempo de secagem e intercalando com uma lixada. Depois de aplicar a última camada de verniz, não lixe mais.

8 – Por último, siga as instruções da embalagem para verificar o tempo de cura do móvel e deixe secar para sair o cheiro do verniz e não estragar o acabamento.

O que não fazer ao envernizar madeira
Além das dicas que já citamos, fique atento a alguns detalhes que podem acabar estragando o acabamento do seu móvel ou prejudicando a sua segurança no processo.

Não faça nada sem antes ler as instruções do fabricante de verniz: essas informações são importantes para você conseguir um bom resultado.
Nunca misture tipos diferentes de verniz.
Não use pincéis velhos ou sujos para aplicar o verniz.
Não aplique o verniz no sentido contrário do veio da madeira: isso vai prejudicar o acabamento.
Nunca substitua a lixa pela palha de aço: as fibras desse material podem danificar o acabamento.
Não faça o processo em locais próximos ao fogo, pois o verniz é um produto inflamável.
Envernizar madeiras é um processo simples, mas é preciso ter atenção e cuidado na escolha dos produtos e na execução dos procedimentos. Assim, você garante um lindo acabamento e dá uma cara nova para os seus móveis de madeira.

E se você é daqueles que ama reaproveitar móveis e objetos na decoração, temos mais uma dica: clique aqui e veja como usar tubos e conexões na decoração. Aproveite também para conhecer o catálogo de produtos da Krona para realizar suas reformas com produtos de qualidade.

X

SEJA EXCLUSIVO

Receba em primeira mão dicas de reformas, vendas e soluções Krona.

DESEJA RECEBER NOVIDADES EM SEU E-MAIL



    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.