Como evitar infiltração em casa?

A infiltração é uma das piores vilãs de uma construção, e a sua maior aliada é a umidade, por isso é comum ela aparecer, principalmente, em banheiros, cozinhas e áreas de serviço. Os danos causados pela infiltração vão desde manchas nas paredes até rachaduras e descolamento de rebocos, ou seja, além de não ter uma aparência agradável, ela pode causar problemas estruturais mais graves e prejudicar a saúde dos moradores, graças ao mofo e aos fungos. Veja agora algumas dicas para evitar e vencer essa vilã.

Quais são as causas e como evitar a infiltração?

As estruturas de alvenaria absorvem facilmente a umidade, por causa de suas superfícies porosas, e esse é o principal motivo das infiltrações. Para evitar esse problema, o ideal é impermeabilizar corretamente lajes, paredes e pisos, utilizando a solução indicada para cada um desses materiais.

Porém, a umidade não é a única aliada da infiltração: ela também pode ser provocada por instalações incorretas de tubos e conexões. Nesse caso, as falhas nas tubulações geram vazamentos, que também dão origem à infiltração. No fim das contas, as chances de evitar infiltrações serão bem maiores se a estrutura da construção for impermeabilizada e a instalação hidráulica for realizada corretamente.

Tarde demais para evitar? Saiba como resolver o problema de infiltração

É muito comum que a impermeabilização seja deixada de lado durante a obra, por isso, se já é tarde demais e a infiltração já está dando as caras nos ambientes da sua casa, procure solucionar o problema o quanto antes. O ideal é contar com a ajuda de um profissional, para analisar a situação e identificar qual a real causa do problema e a origem dele, para encontrar o reparo ideal.

Se o problema for causado pela umidade, por exemplo, será preciso descascar todo o revestimento da parede ou retirar o piso, dependendo de onde estiverem as manchas. Somente assim será possível aplicar o impermeabilizante.

Afinal, como fazer a impermeabilização correta?

Como já falamos, a impermeabilização deveria ser feita no período de construção, adicionando impermeabilizantes ou mantas isolantes na argamassa de reboco das paredes. Caso esse processo não tenha sido feito durante a obra e as manchas de infiltração já estiverem aparecendo, você terá que fazer a remoção do revestimento da parede ou do piso e refazer o acabamento do zero, desta vez com a utilização dos impermeabilizantes.

Se quiser mais detalhes sobre isso, nós já falamos aqui no blog sobre como fazer uma impermeabilização perfeita.

Agora que você já viu como evitar, como combater e quais são as armas para evitar uma infiltração, é importante lembrar: por mais que o problema seja resolvido, os imóveis nunca estarão imunes a ele. Por isso, realize manutenções periódicas e faça o reparo das infiltrações assim que forem identificadas, para não causar nenhum dano grave à estrutura.

Quer ver mais conteúdos como esse? Continue acompanhando a Krona aqui no blog e nas redes sociais.

X

SEJA EXCLUSIVO

Receba em primeira mão dicas de reformas, vendas e soluções Krona.

DESEJA RECEBER NOVIDADES EM SEU E-MAIL



    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.