Como instalar a Linha CPVC Ultraterm Krona®

Linha CPVC Ultraterm Krona® possui produtos fabricados em CPVC (Cloreto de Polivinila Clorada), matéria-prima já utilizada no mundo há 60 anos, com normas brasileiras específicas que garantem a sua padronização e a qualidade na fabricação e na aplicação.

Não consegue ler agora? Ouça aqui:

O CPVC é similar ao PVC, porém, com propriedades superiores, que permitem a sua aplicação em temperaturas de até 80ºC. Confira abaixo as vantagens e as dicas de instalação dos produtos dessa linha.

Vantagens da Linha CPVC Ultraterm Krona®

Os tubos e conexões da Linha CPVC Ultraterm Krona® são a melhor opção para sua obra, pois oferecem diversos benefícios para instalações hidráulicas de água quente. Confira as vantagens dessa linha.

Durabilidade

O CPVC, copolímero com ótimas propriedades, garante uma longa durabilidade aos produtos, já sendo utilizado no mundo todo há mais de 60 anos.

Custo-benefício e praticidade na instalação

Os produtos dessa linha são leves, de fácil manuseio e são unidos por juntas soldadas a frio com o adesivo para CPVC. Dispensa equipamentos específicos e equipes especializadas para realizar a soldagem das peças. Com isso, a instalação se torna mais fácil, rápida e com custos reduzidos.

Alta resistência química

O CPVC é um material não corrosivo e imune à degradação por água clorada.

Resistência a altas temperaturas

O CPVC pode ser aplicado em temperaturas de até 70ºC, podendo sofrer picos de até 95ºC. Mas lembre-se: temperatura acima de 95°C é considerada temperatura de mau funcionamento do sistema de aquecimento, por isso é importante fazer as manutenções dos sistemas de aquecimento conforme orientação do fabricante.

Isolamento elétrico

Os produtos dessa linha resistem a ataques galvânicos ou eletrolíticos e podem ser utilizados enterrados ou conectados a metais.

Isolamento térmico

Sua baixa condutividade oferece maior isolamento térmico, mantendo a água quente por mais tempo o uso de material isolante nas instalações deve seguir a seguinte premissa.

Recomenda-se que a tubulação de água quente em sistemas que não possuem recirculação utilize isolamentos térmicos sempre que tiver um comprimento superior a 1,5 m a jusante do aquecedor ou reservatório de água quente.

Resistência ao fogo

Se os tubos e conexões da Linha CPVC forem atingidos por fogo, a chama não se propaga.

Rigidez

Quando comparado com outros materiais termoplásticos, o CPVC se mostra mais rígido. Isso significa que, nas instalações aparentes, o CPVC requer menos suportes e abraçadeiras.

Instalando os produtos da Linha CPVC Ultraterm Krona®

A instalação dos produtos da Linha CPVC Ultraterm Krona® é feita por meio de soldagem com Adesivo Plástico para CPVC Ultraterm Krona®, específico para esse material. Esse processo é seguro e prático, como você pode ver no passo a passo abaixo.

1. Para realizar a soldagem, acople as extremidades sem o adesivo, de tal forma que a ponta do tubo seja introduzida na bolsa da conexão. Deve haver interferência entre as partes.

2. Com uma trena, retire a medida da profundidade da bolsa da conexão.

3. Posteriormente marque com lápis na ponta do tubo.

4. Com o Adesivo Plástico para CPVC Ultraterm Krona®, faça aplicação uniforme na extremidade da ponta do tubo e na bolsa da conexão.

5. Repita o processo na bolsa da conexão.

6. Encaixa de uma só vez as extremidades que serão soldadas, tendo como referência a marcação feita no tubo.

7. Em seguida, gire ¼ de volta e mantenha pressionada por 30 segundos. O giro de ¼ é indicado para bitolas de até 54mm.

8. Retire o excesso do adesivo com uma estopa limpa. Após finalizada a soldagem, não movimente as peças soldadas por 15 minutos e aguarde 24 horas para pressurização da tubulação.

Para realizar uma instalação segura, consulte a NBR 15.884-3, norma específica de instalações de CPCV. Você também pode assistir ao vídeo com esse passo a passo no nosso canal do Youtube clicando aqui.

Viu como é fácil instalar a Linha CPVC Ultraterm Krona®? Com esses produtos, você garante mais segurança para sua instalação hidráulica de água quente. Clique aqui, encontre o revendedor Krona mais próximo de você e conte com a qualidade da Linha CPVC Ultraterm Krona® na sua obra.

X

SEJA EXCLUSIVO

Receba em primeira mão dicas de reformas, vendas e soluções Krona.

DESEJA RECEBER NOVIDADES EM SEU E-MAIL



    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.