Como pintar azulejos: renove sua casa gastando pouco

Estar sempre em constante mudança é ótimo para dar um novo ‘’ar’’ à sua casa. Modernizar o azulejo da cozinha ou do banheiro tende a ser a melhor coisa para modificar bastante o ambiente sem ter aquele quebra-quebra de obra. A solução mais rápida, simples e muito econômica é a pintura dos azulejos.

Mudar seu estilo sem precisar tirá-los é uma excelente alternativa para deixar de lado o aspecto antiquado dos espaços e disfarçar manchas, dando a impressão de que uma grande reforma foi feita. Com algumas dicas, um pouco de paciência e materiais adequados, você mesmo poderá fazer esse trabalho e obter um resultado espetacular.

Confira o passo a passo para transformar seus azulejos:

1 – Limpe bem a superfície: primeiramente, é preciso limpar bem os azulejos, retirando toda a sujeira, gordura, mofo ou umidade que eles possam conter. Para que essa limpeza seja perfeita, utilize um pano com água, sabão neutro e algum outro desengordurante. Nas juntas, é recomendado que seja usada uma escova de dente, tornando a limpeza bem mais profunda. Depois de perceber que não há mais nenhum resíduo, é preciso secar bem os azulejos para o próximo passo (lembrando que, se houver alguma falha ou rachadura, podem ser cobertas com massa acrílica).

2 – Escolha dos materiais:  materiais de alta qualidade são fundamentais para a garantia do processo, por isso você precisa ter cuidado na hora de escolhê-los. Existem duas opções de produtos: a tinta específica para a pintura de azulejos e a tinta epóxi. As duas são resistentes em ambientes úmidos e podem ser aplicadas diretamente sobre a superfície, além de serem facilmente encontradas. É importante, antes de começar a pintar, cobrir os móveis e o piso, para que não se sujem.

3 – Mãos à obra: pegue um rolo de lã de pele de carneiro e aplique a primeira demão nos azulejos. Verifique se a tinta alcançou todos os rejuntes e, se for necessário, faça o acabamento com um pincel pequeno. Espere secar a primeira camada (siga o tempo indicado na embalagem) e aplique uma segunda demão. Se achar que ficou meio encoberto, pode aplicar uma terceira demão.

Harmonize com seu ambiente

Única cor: se você achar que pode ficar aconchegante, tanto os azulejos como o rejunte podem ter a mesma cor, pois isso mantém o padrão visual. Normalmente, esse recurso é usado para banheiros, local em que pode equilibrar-se com a cor da banheira ou até mesmo do vaso sanitário.

Não mude o que já tem em casa: para obter um visual moderno e agradável, a cor que você escolher para os azulejos fica melhor se combinar com os elementos que você já tem em casa. Por exemplo: a cor dos armários, da parede ou dos móveis.

Aprenda a harmonizar seu ambiente e divirta-se!

X

SEJA EXCLUSIVO

Receba em primeira mão dicas de reformas, vendas e soluções Krona.

DESEJA RECEBER NOVIDADES EM SEU E-MAIL



    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.