Quais os cuidados na hora de fazer as instalações elétricas?

O cuidado com as instalações elétricas é de essencial importância para qualquer tipo de empreendimento. Para isso, é necessário contar com a ajuda de um profissional. Segundo informações do Departamento de Qualidade da Krona, para a elaboração de um projeto elétrico de uma edificação deve-se contratar um profissional qualificado. A instalação deve ser realizada por um eletricista.

instalacoes-eletricas-02

Alertas

Entre os riscos de uma instalação elétrica mal-executada, seja residencial ou industrial, a maior preocupação é com o choque elétrico, visto que esse é o tipo de acidente que ocorre com maior frequência (incêndios e explosões causados pela eletricidade ocorrem com menor frequência). A Krona alerta que os riscos do choque elétrico e de seus efeitos estão diretamente ligados aos valores das tensões (voltagens) da instalação, e é bom lembrar que apenas altas tensões provocam grandes lesões. Por outro lado, existem mais pessoas expostas à baixa tensão do que às altas tensões. Dessa forma, proporcionalmente pode-se considerar que as baixas tensões oferecem mais riscos.

Redução de consumo

Outra questão a ser avaliada nas instalações elétricas é o tipo de lâmpada e eletrodoméstico utilizado. Atualmente, existe uma infinidade de opções de produtos para reduzir o consumo de energia – dentre elas, as lâmpadas com a tecnologia de led, que consomem apenas 9 watts (contra os valores de até 75 watts apresentados pelos outros tipos). Outra dica é adquirir eletrodomésticos com classificação de energia mais eficiente.

instalacoes-eletricas-03

Evite problemas

Uma instalação elétrica incorreta pode ocasionar problemas como fuga de corrente, sobrecarga e curto-circuito. Para evitar essas falhas, toda instalação elétrica deve passar por uma avaliação criteriosa, feita por um profissional qualificado e habilitado, com base em normas técnicas (NBR5410) que estabelecem os parâmetros e as condições mínimas de qualidade e desempenho que as instalações devem apresentar, garantindo, assim, o seu correto e seguro funcionamento.

Ficou com dúvidas? Acesse o nosso FAQ clicando aqui!

X

SEJA EXCLUSIVO

Receba em primeira mão dicas de reformas, vendas e soluções Krona.

DESEJA RECEBER NOVIDADES EM SEU E-MAIL



    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.