Dicas para armazenar materiais durante a obra

Organizar a armazenagem dos materiais é um ponto crucial da obra, já que com isso é possível evitar desperdícios, otimizar o tempo da equipe e reduzir custos. Essa questão deve ser pensada já no projeto, com a previsão dos locais de estoque de cada tipo de material, tendo em conta o que será usado em cada etapa da obra e em que quantidade, e como os itens serão recebidos, movimentados e preparados pelos operários. Alguns materiais podem ser armazenados ao ar livre, por exemplo, enquanto outros têm que ser protegidos do sol e da umidade. Alguns podem ser guardados por mais tempo e outros, por menos. Assim, as condições de armazenagem são um parâmetro para planejar compras e entregas, além da própria organização do canteiro.

Confira algumas recomendações básicas:

  • Materiais ensacados, como cal, cimento e gesso, devem ser guardados em local coberto, a uma distância em torno de 30 centímetros das paredes e do chão (use pallets para suspender os sacos), para não pegarem umidade. Verifique a quantidade máxima de sacos que podem ser empilhados para cada produto. As pilhas devem ser montadas de modo que os sacos mais antigos sejam usados primeiro, em um espaço próximo ao local reservado para mistura e preparação.
  • Da mesma forma, aço, chapas metálicas, madeiras e compensados precisam ficar cobertos e próximos à sua área de corte e modelagem. Observe a forma correta de empilhar cada material: chapas de madeira e compensado, por exemplo, devem ficar na vertical, para não empenar.
  • Para areia e pedra brita, a dica é reservar um espaço de fácil acesso ao caminhão que vai trazer os materiais, se possível com um piso de concreto, para que não fiquem diretamente no chão. É bom também fazer uma divisória para cada um desses materiais, evitando que escorram ou se misturem. No caso da areia, vale ainda cobrir com lona.
  • Blocos, telhas e tijolos são mais resistentes ao tempo e podem ficar descobertos. Atente também para a forma correta e os limites de quantidade para empilhar cada um.
  • Tubos e conexões precisam ficar abrigados. Arrume por tipos e tamanhos, mas atenção: não vale colocar um tubo dentro do outro para economizar espaço.
  • Programe a chegada de materiais de acabamento para próximo de quando for usá-los. Vidros, por exemplo, devem ser instalados na hora. Já portas, janelas, materiais elétricos, cerâmicas e revestimentos podem ser guardados em local coberto – observando, mais uma vez, as especificações de cada um.

É sempre bom lembrar, ainda, de não deixar água parada em nenhum local da obra, para evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti. Faça sua parte!

Ficou com dúvidas? Acesse o FAQ da Krona.

X

SEJA EXCLUSIVO

Receba em primeira mão dicas de reformas, vendas e soluções Krona.

DESEJA RECEBER NOVIDADES EM SEU E-MAIL



    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.