Qual a diferença entre esgoto primário e esgoto secundário?

esgoto primário

As instalações de esgoto têm a função de recolher a água que vem de pias, lavatórios, tanques, vasos sanitários, bidês e ralos, direcionando-a para a rede pública ou privada de tratamento ou, dependendo do caso, para algum outro destino, como as fossas sépticas. Essas instalações são compostas por diferentes tubos e conexões e se dividem em dois segmentos: esgoto primário e esgoto secundário. 

Cada um desses segmentos tem características diferentes e exigem materiais distintos na sua instalação. Saiba, agora, quais são as principais diferenças entre esgoto primário e secundário para planejar corretamente a instalação e as manutenções do seu sistema de esgoto.

 

Esgoto primário

O esgoto primário é a tubulação que tem contato direto com os gases da rede coletora pública ou privada. Um fecho hídrico protege as instalações desse segmento, ou seja, há uma camada de água que funciona como bloqueio e evita que qualquer odor retorne pela tubulação. 

Todas as peças instaladas a partir da caixa de inspeção, passando pelo vaso sanitário até a caixa sifonada fazem parte desse segmento do sistema de esgoto. Listamos, a seguir, três produtos Krona que não podem faltar na instalação do esgoto primário.

1 – Caixa de Gordura Krona

esgoto primário

Caixa de Gordura Krona é responsável por reter partículas de gordura do escoamento de pias por meio do cesto interno e do sifão. Nesses locais, se formam camadas que devem ser removidas periodicamente, evitando que os componentes escoem livremente pela rede, poluindo o meio ambiente e causando obstrução da passagem dos líquidos. 

Esse produto pode ser instalado em cozinhas de obras residenciais, industriais e comerciais. Neste link, você pode conferir o passo a passo da instalação.

2 – Tubos de Esgoto Série Normal Krona

Os Tubos de Esgoto Série Normal Krona são ideais para sistemas de esgoto primário. Eles fazem o transporte dos líquidos provenientes dos pontos de coleta das edificações residenciais, comerciais ou industriais. 

A temperatura máxima recomendada para esses tubos, em regime de uso não contínuo nas instalações de esgoto, é de 45 ºC. Além disso, o uso de proteção é muito importante sempre que a tubulação for exposta aos raios solares.

3 – Conexões de Esgoto Série Normal Krona

esgoto primário

As Conexões de Esgoto Série Normal Krona fazem a ligação entre os tubos e são responsáveis pelas mudanças de direção, para que o transporte dos líquidos provenientes dos pontos de coleta das edificações seja realizado de forma correta. Elas podem ser acopladas aos tubos por meio de juntas elásticas ou soldagem a frio com adesivo plástico.

Esgoto secundário

Ao contrário do esgoto primário, o esgoto secundário não tem contato direto com os gases da rede coletora, ou seja, são os tubos e conexões instalados a partir das caixas sifonadas, no sentido do escoamento. 

Esse segmento é composto por todas as peças necessárias para instalações de pias, tanques e ralos, como: ramais de descarga (tubulação que recebe diretamente os efluentes dos vasos sanitários), ramais de esgoto, tubo de queda e subcoletor. Veja, a seguir, três produtos Krona que não podem faltar na instalação do esgoto secundário.

1 – Ralo Sifonado Krona

esgoto primário

Ralo Sifonado Krona, assim como a Caixa Sifonada Krona, recolhe e dá o destino correto aos líquidos vindos dos pontos de coleta das edificações. Além disso, possui um sifão interno, no qual se forma o fecho hídrico que impede que o mau cheiro do esgoto retorne pela tubulação.

O ideal é que esse tipo de ralo seja utilizado em pisos de garagens, sacadas ou chuveiros. Neste link você pode assistir ao vídeo com a nossa Expert Krona, Natcha Hames, falando sobre as características do Ralo Sifonado Krona.

2 – Tubos de Esgoto Secundário Krona

esgoto primário

Os Tubos de Esgoto Secundário Krona são ideais para o segmento de esgoto secundário. Eles fazem o transporte dos líquidos vindos dos pontos de coleta das edificações, como pisos de garagens e sacadas. 

A temperatura máxima recomendada para esses tubos, em regime de uso não contínuo nas instalações de esgoto, é de 45 ºC. Além disso, como no caso dos tubos do esgoto primário, o uso de proteção é muito importante sempre que forem expostos aos raios solares.

3 – Conexões de Esgoto Série Reforçada Krona

Imagem: conexão série reforçada (colocar palavra-chave do conteúdo no texto alternativo da imagem)

As Conexões de Esgoto Série Reforçada Krona conectam os tubos e realizam as mudanças de direção, colaborando com o transporte correto dos líquidos originários dos pontos de coleta das edificações. Elas podem ser acopladas aos tubos por meio de junta elástica ou soldagem a frio.

Você sabia? Os tubos e conexões da série normal e reforçada da Krona são intercambiáveis.

Diferente dos tubos de série normal, essa linha de produtos tem maior resistência ao calor 75°C e ao impacto. Essas características são garantidas por sua maior espessura de parede. 

Por que é importante utilizar os produtos corretos no esgoto primário e no secundário?

A estruturação correta de cada um desses sistemas é importante para evitar problemas nas obras, como:

  • entupimento e transbordamento do sistema;
  • falta de fluxo por gravidade;
  • escoamento não compatível com a necessidade do sistema;
  • mau cheiro. 

Todos esses problemas podem causar sérios danos ao sistema de esgoto. Por isso, a ajuda de profissionais especializados é essencial na hora de construir, reformar ou fazer reparos em uma rede de esgoto. 

Também é importante se atentar à norma NBR 8160: Sistemas prediais de esgoto sanitário – Projeto e execução e, claro, usar produtos de qualidade na sua instalação, como os produtos da Krona. Todos os nossos tubos e conexões de esgoto passam por testes rigorosos de qualidade e estão de acordo com as normas técnicas brasileiras.  

Então, se você tem uma construtora e quer fazer um orçamento de materiais da Krona para os seus empreendimentos, é só clicar aqui. Se você é instalador ou cliente final, clique aqui para encontrar a loja revendedora da Krona mais próxima de você.

X

SEJA EXCLUSIVO

Receba em primeira mão dicas de reformas, vendas e soluções Krona.

DESEJA RECEBER NOVIDADES EM SEU E-MAIL



    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.