Dicas para instalação de chuveiros e torneiras para ter uma boa pressão de água

Tomar um banho sem pressão de água ou até mesmo utilizar torneiras no mesmo estado são situações muito incômodas, não é mesmo? É importante lembrar que, por medida de segurança e para garantir uma boa pressão da água, a instalação de chuveiros e torneiras deve ser sempre feita por profissionais habilitados.

Sem tempo para ler? Ouça o post:

São diversos os motivos que podem estar ocasionando a sensação de baixa pressão de água em torneiras e chuveiros. Vamos ver algumas?

O que pode ocasionar a baixa pressão de água?

Em uma análise técnica, o problema não tem a ver com a pressão propriamente dita. O que determina a pressão nos pontos de utilização é a altura do reservatório (caixa d’água). Sendo assim, tubos com diferentes bitolas possuem a mesma pressão. Engana-se quem pensa que, ao aumentar a bitola do tubo, haverá mais pressão.

O que determina a vazão de água é o tamanho da bitola (diâmetro) dos tubos.  Quanto maior a bitola, maior a vazão. Um bom profissional poderá dimensionar corretamente as tubulações das instalações para que não ocorra problema de baixa vazão e pressão. De maneira geral, essa parte do projeto hidráulico segue os padrões normativos de tamanho de bitola. NBR 5626/2020 – Sistemas prediais de água fria e água quente – Projeto, execução, operação e manutenção.

O baixo fluxo de água também pode acontecer pelos seguintes motivos:

–       registros que não estão abertos o suficiente para dar vazão às torneiras e aos chuveiros;

–       a torneira pode estar entupida por sedimentos e partículas que estão bloqueando a passagem de água. Para saber se é isso mesmo, soltar o arejador da torneira e fazer uma limpeza no cartucho (peça cilíndrica). É importante verificar se a torneira instalada é de baixo ou alto fluxo;

–       Falta de água dentro das tubulações e consequentemente bolhas de ar que vieram da caixa d’água. As bolhas de ar funcionam como uma barreira na passagem de água até as torneiras, descargas e chuveiros. Esse problema é muito comum em áreas em que a falta d’água é frequente. Também é comum acontecer depois das limpezas periódicas da caixa d’água.

Como tirar as bolhas de ar da tubulação?

Você pode tentar, de algumas formas simples, realizar a remoção da bolha de ar da tubulação. Uma dica é acionar primeiro a descarga, depois abrir todas as torneiras da casa e por último os chuveiros. Lembre-se sempre de desligar os chuveiros, pois, se o ar sair por um deles, poderá queimá-lo.

Também é importante verificar se não há algum vazamento nas instalações. Se o problema persistir, é recomendada a contratação de um profissional que terá todos os aparatos necessários para solucionar esse impedimento ou qualquer outro apontado.

Dicas de instalação

Tubo de ventilação

Um tubo de ventilação (ventilação de coluna) é muito recomendado nas instalações e serve para evitar a formação das bolhas de ar na tubulação. Uma tubulação vertical conectada no ramal principal de saída da caixa d’água permite a saída do ar automaticamente e equaliza as pressões internas e melhora o desempenho final das peças.

Leia também: Saiba como resolver as bolhas na parede

Pressurizador

Ideais para casas térreas, sobrados e apartamentos de cobertura, alguns modelos possuem pressurizador que aumentam a pressão e proporcionam maior volume de água, tanto na torneira como no chuveiro. Os modelos mais comuns são as pressurizadoras com fluxostato e pressostato.

Fluxostato – este modelo funciona pelo fluxo de água na rede hidráulica. Quando algum ponto de consumo é aberto e a água passa por dentro da bomba pressurizadora, o fluxostato detecta seu fluxo e dá um comando para a bomba pressurizadora começar a trabalhar.

Pressostato – é responsável por detectar a pressão da água na rede hidráulica. Sendo assim, toda vez que ele detecta que a pressão da água diminuiu, ele aciona a bomba. Quando a pressão estabiliza, ele desliga a bomba pressurizadora.

Redutor de pressão

Para ligações direto da rede, sem caixa d’água, é recomendada a utilização de um redutor devido às variações de pressão, que podem causar danos na instalação. Algumas marcas comerciais de chuveiros e torneiras elétricas já possuem um redutor de pressão interno, que deve ser utilizado apenas quando a altura da caixa d’água até a entrada do chuveiro for superior a 8 metros (8mca).

Mas atenção: o redutor não deve ser utilizado caso a altura seja inferior a 8 metros, já que isso poderia implicar no funcionamento insatisfatório do aparelho.

Esse conteúdo foi útil pra você? Para continuar aprendendo sobre esse tipo de conteúdo, continue acompanhando nossos conteúdos aqui no blog e aproveite para conhecer mais detalhes sobre os nossos produtos aqui.

X

SEJA EXCLUSIVO

Receba em primeira mão dicas de reformas, vendas e soluções Krona.

DESEJA RECEBER NOVIDADES EM SEU E-MAIL



    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.