Ventilador de teto: dicas para instalação

Manter o ambiente fresco e ventilado é uma preocupação que deve ser levada a sério, principalmente quando se trata de lugares pequenos. O que muitos não sabem é que é possível instalar um ventilador de teto por conta e, assim, garantir o bem-estar das pessoas e o aproveitamento do espaço. Para isso, separamos algumas dicas essenciais para a hora de colocar a ideia em prática.

A escolha do modelo adequado ao ambiente e com o comprimento de fios suficientes para passar do ponto da parede até o ponto do teto são os primeiros passos na hora de instalar o ventilador. Além disso, é importante separar lâmpadas, ferramentas, trena, furadeira, chave Philips, chave de fenda, chave teste, alicate descascador de fios, alicate universal, passa-fios, fita isolante, parafusos, buchas e uma escada.

Atenção!

Por mais simples que seja, é preciso tomar muitos cuidados antes de começar a instalação. Por isso, desligue a chave-geral de energia da casa. Após isso, com o alicate descascador de fios, desencape as pontas dos fios e certifique-se de que o teto aguenta uma carga de cerca de 25 kg. É preciso assegurar que as pás do ventilador de teto fiquem a uma altura igual ou superior a 2,30 metros acima do piso e a uma distância mínima de 0,5 metros das paredes.

intalação de ventilador de teto

Materiais

Para a ligação da chave com o ventilador, são necessários cinco fios: dois para o motor, dois para a lâmpada e um fio terra. Depois, monte o ventilador conforme o manual. Lembre-se de que as lâmpadas serão encaixadas só no final da instalação.
Com essa parte feita, passe os fios do ventilador e do lustre por dentro do niple, deixando-os sair na base. Depois, é hora de fixar a haste no motor, deixando a abertura maior para o lado dos fios, e colocar o pino de fixação. Passe o fio do motor e do soquete por dentro da haste e coloque o pino de segurança.

Agora, com buchas e parafusos apropriados, faça furos e fixe o suporte no teto. Após isso, conecte o fio do lustre e o fio da fase do motor ao fio de fase da rede. Também conecte o retorno da lâmpada ao retorno da chave. Depois, conecte o fio de exaustão e o fio de ventilação do motor (brancos) ao capacitor. Arremate com fita isolante ou conectores.
É preciso, também, substituir o interruptor simples pela chave de controle. O fio da chave de controle deve ser conectado com o retorno da lâmpada e os dois fios da chave, aos fios do motor. Conecte o fio de alimentação à rede elétrica. Isole o outro fio. Para finalizar, basta colocar as lâmpadas e medir a distância da pá ao teto. A cada 18 meses, é preciso conferir e apertar todos os parafusos do ventilador de teto.

X

SEJA EXCLUSIVO

Receba em primeira mão dicas de reformas, vendas e soluções Krona.

DESEJA RECEBER NOVIDADES EM SEU E-MAIL



    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.